A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy CMP 135 Arquiteturas Especiais de Computadores Fauzi Shubeita - UFRGS 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy CMP 135 Arquiteturas Especiais de Computadores Fauzi Shubeita - UFRGS 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy CMP 135 Arquiteturas Especiais de Computadores Fauzi Shubeita - UFRGS 2004

2 Taxonomia da Computação Evolutiva

3 Computação Evolutiva - Conceito Computação Evolutiva consiste numa máquina “aprendente” otimizada, baseada nos moldes dos mecanismos de evolução biológica e seleção natural.

4 A característica que é comum as áreas da Computação Evolutiva é uma Base de Conhecimento (Knowledge). Essa base é alimentada e a quantidade de dados e/ou regras define a maior ou menor “inteligência” do sistema.

5 A base de conhecimento é explorada através de algoritmos que pesquisam a população-alvo através de seleção, cruzamento e mutação. Além de algoritmos, também são utilizadas regras baseadas em condições If-Then-Else e de operadores relacionais And, Or, Not,... Base de conhecimento

6 O software AIDA n Utilizado para diagnóstico e tratamento de pacientes com diabetes. n Programado em Turbo Pascal 5.5 e QuickBasic. n Baseado em programação evolutiva e estratégias de evolução.

7 Demonstração

8 Software ExSinta n Baseado em sistemas de classificação n Desenvolvido em Prolog n Utiliza o padrão de regras If-then-else n Explora o conceito de variáveis, regras e objetivos.

9 Demonstração

10 Lógica Fuzzy (Difusa)

11 Microcontroladores Fuzzy VANTAGENS n Baixo custo do processo de fabricação n Rápido desenvolvimento do protótipo n Facilidade de automatização do processo n Arquitetura Flexivel

12 Microcontroladores Fuzzy DESVANTAGENS n Geram circuitos VLSI complicados e grandes n Em função da interface com o mundo real de um sistema Fuzzy ser analógico torna-se necessário a utilização de conversores A/D D/A n A velocidade de processamento é limitada.

13 Arquitetura Fuzzy Fuzificador InferênciaDesfuzificador Problema a ser controlado

14 Fuzzy Fan n Software para controle de um sistema de refrigeração. n Desenvolvido em linguagem C.

15 Controle de Temperatura Velocidade do Ventilador Sensor de Temperatura Sensor de Umidade Ambiente Fluxo de ar

16 Demonstração

17 Pêndulo Invertido n Controle de equilíbrio n Desenvolvido em C n Dispositivo de uso geral

18 Pêndulo Invertido Ângulo Inclinação Velocidade Aceleração

19 Demonstração

20 Conclusão n Todos os problemas baseados na lógica humana podem ser resolvidos por sistemas computacionais, com uma maior ou menor complexidade. A computação evolutiva apesar de não ser recente, demostra com suas sub-áreas que as técnicas para otimizar o processamento de dados é essencial. Já a lógica Fuzzy quebra os paradigmas da lógica tradicional com a sua “incerteza” inerente a qualquer processo. Portanto, as duas isoladas ou em conjunto são poderosas ferramentas da computação natural.

21 Referências Wan, Eric A.; Control Systems: Classical, Neural, and Fuzzy; Oregon Graduate Institute; Lecture Notes - 1998 Arabshahi, Payman; Marks II, Robert J.; Oh, Seho; Caudell, T.P.; Pointer Adaptation and Pruning of Min-Max Fuzzy Inference and Estimation, 1998 Whithley, Darrell; A Genetic Algorithm Tutorial; Technical Report; 1993. Full´er, Robert; Neural Fuzzy Systems;Abo Akademi; 1995.


Carregar ppt "Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy CMP 135 Arquiteturas Especiais de Computadores Fauzi Shubeita - UFRGS 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google