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Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.

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1 Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE

2 Programa Amazônia PRODES – Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal  Resultados 2005 DETER – Detecção em Tempo Real do Desmatamento na Amazônia Legal  Atividades  Comparação 2005 - 2006

3 PRODES – Objetivos Estimar a taxa anual do desmatamento  Por estado e por cena LANDSAT, referente a uma data base Mapear a extensão do desmatamento  Valor acumulado Produzir e divulgar na Web a base de dados digital  Imagens e mapas temáticos http://www.obt.inpe.br/prodes

4 Programa Amazônia – PRODES Estimativa preliminar divulgada em Nov-2005: 18.900 km 2  Baseada em 77 imagens (87% do desmatamento total)  Medido – 16.600 km 2 Estimativa consolidada (Set-06) - 18.790 km 2  Baseada em 211 imagens Landsat, 78 imagens CBERS e 23 imagens DMC

5 Taxa de Desmatamento (km 2 /ano) Estados\Ano000102030405 (c) Acre547419730885769541 Amazonas61263488116321221752 Amapá 70254633 Maranhão10659581014993755922 Mato Grosso63697703789210405118147145 Pará667152377324699685215763 Rondônia246526733067362038343233 Roraima25334584439311133 Tocantins244189212156158271 Amazônia Legal182261816521205251512742918793

6 Variação Relativa da Taxa(%) Estados\Ano00-0101-0202-0303-0404-05 Acre-237421-13-30 Amapá---84-28 Amazonas43985-25-38 Maranhão-106-2-2422 Mato Grosso2123214-40 Pará-2140-422-32 Rondônia815186-16 Roraima36-76420-29-57 Tocantins-2312-26172 Amazônia Legal017199-31

7 Programa Amazônia – PRODES

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9 Diferença 2004-2005 (%)

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14 Impacto de cobertura de nuvens To reduce the impact of cloud cover, INPE combines images from different dates

15 166-112 116-113 116-112 Combination CBERS-LANDSAT

16 Combination CBERS-LANDSAT (zoom)

17 Reducing cloud effect (date 1)

18 Reducing cloud effect (date 2)

19 Impacto de multiplos satélites Área original sob nuvens (km 2 ) Área final sob nuvens (km 2 ) Reduçã o (%). Cobertura de nuvens179.94734.22681% Projeção de desmatamento sob nuvens2.7531.07961%

20 DETER – Detecção de Desmatamento em Tempo Real: Resultados 2006

21 Programa Amazônia – DETER Período Outubro 2005 – Abril 2006  1 levantamento mensal Período Maio 2006 – Setembro 2006  2 levantamentos mensais Inclusão de novas classes  Queimada  Indício de degradação

22 DETER – Comparação 2004-05 e 2005-06 Estado/Ano2004_052005_06 AC390407 AP - - AM525801 MA10216 MT76115040 PA18112708 TO1935 RO19481704 RR432 Total12316,210941,6

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28 Desafio: Como evitar o apagão de dados?

29 20042005200620072008200920102011 LANDSAT-51984 LANDSAT-82012? MODIS2001 Satélites Internacionais usados no PRODES/DETER

30 Satélites previstos no PNAE Lanc200420052006200720082009201020112012 CBERS-22003 CBERS-2B2006 CBERS-32008 CBERS-42011 SSR-12009? SSR-22012?

31 Desafio: como suprir as necessidades do Brasil? 1 10 100 1101001000 Resolução Revisita WFI CB2 CCD CB2 AWFI CB3 SSR-1 PAN CB3 Tecnologia 2008 Tecnologia 2015 Tecnologia 2000 50 5 CBERS 3 + SSR-1 INPE 2015 Mapeamento Desmatamento Detecção Desmatamento Desmate Seletivo 5

32 SIMULAÇÕES CLUE Análises preliminares dos efeitos espaciais de áreas protegidas na ALAP da BR 319 Rede Temática GEOMA Setembro, 2006

33 Área de estudo – ALAP BR 319 e entorno ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais Portos

34 Área de estudo – ALAP BR 319 e entorno ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais Portos

35 CENÁRIO BASE – Áreas protegidas em 2004 Áreas protegidas em 2004 Novas áreas de proteção integral (2007) Novas áreas de uso sustentável (2007) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais Portos

36 SIMULAÇÃO 1 – Adicionando áreas de proteção integral na ALAP (em 2007) Áreas protegidas em 2004 Novas áreas de proteção integral (2007) Novas áreas de uso sustentável (2007) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais Portos

37 SIMULAÇÃO 2 – Adicionando áreas de proteção integral e uso sustentável (2007) Áreas protegidas em 2004 Novas áreas de proteção integral (2007) Novas áreas de uso sustentável (2007) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais Portos

38 Cenário Base: premissas e variáveis

39 Modelagem CLUE: principais variáveis e premissas Demanda: Anual constante: 25.000 km2 (toda a Amazônia). Proxy da pressão do mercado por terra e produtos agropecuários. Variáveis escala fina (25 x 25 km 2 ) Porcentagem de áreas protegidas Conexão a mercados nacionais Distância a estradas pavimentadas Distância a estradas não pavimentadas Variáveis escala grosseira (100 x 100 km 2 ) Distância a estradas Umidade nos meses mais secos Porcentagem de solos férteis Outras premissas: Sem ações de comando e controle, e baixo respeito às reservas legais. BR 319 e 364 pavimentadas em 2010 Áreas protegidas criadas em 2004, em especial na Terra do Meio

40 ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020) Maior intensidade de mudança nas novas fronteiras mais conectadas ao Sudeste e Nordeste

41 ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020)

42 Simulação 1: Proposta incluindo áreas de proteção integral

43 CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020:

44 CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: Novas áreas de proteção integral (2007)

45 SIMULAÇÃO 1 – Hot spots de mudança (1997 a 2020) com áreas de proteção integral ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: Novas áreas de proteção integral (2007)

46 SIMULAÇÃO 1 – – Diferenças em relação ao Cenário Base ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0-0.38 Diminuição: 0.00.06 Aumento: Diferenças no desflorestamento: Novas áreas de proteção integral

47 Simulação 2: Proposta incluindo áreas de proteção integral e de uso sustentável

48 CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020:

49 CENÁRIO BASE – Hot spots de mudança (1997 a 2020) ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: Novas áreas de proteção integral (2007) Novas áreas de uso sustentável (2007)

50 SIMULAÇÃO 2 – Hot spots de mudança (1997 a 2020) com todas as áreas ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0 – 0.1 0.1 – 0.2 0.2 – 0.3 0.3 – 0.4 0.4 – 0.5 0.5 – 0.6 0.6 – 0.7 0.7 – 0.8 0.8 – 0.9 0.9 – 1.0 % mudança 1997 a 2020: Novas áreas de proteção integral (2007) Novas áreas de uso sustentável (2007)

51 SIMULAÇÃO 2 – Diferenças em relação ao Cenário Base ALAP BR 319 Estradas pavimentadas em 2010 Estradas não pavimentadas Rios principais 0.0-0.50 Diminuição : 0.00.10 Aumento : Diferenças no desflorestamento: Novas áreas de proteção integral Novas áreas de uso sustentável


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