A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FEMACT – RR. DIRETORIA DE MONITORAMENTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIVISÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FEMACT – RR. DIRETORIA DE MONITORAMENTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIVISÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FEMACT – RR. DIRETORIA DE MONITORAMENTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIVISÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL MONITORAMENTO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS FLORESTAIS EM RORAIMA Jonistaine Barbosa do Nascimento Chefe da Divisão de Monitoramento Ambiental Biólogo

2 RORAIMA Área do Estado Km 2 73% Floresta 17% Savana 10% Outros ( áreas alagadas e rios)

3 ÁREAS AFETADAS PELO O DESMATAMENTO E INCÊNDIOS: Área atingida pelo incêndio florestal de 1998: 11 a Km 2 7 a 9% da Área Florestal Área desmatada de 2001 à 2003: 345 km² em km² em km² em 2003 Área desmatada de 1977 à 2003: km² ou 2.19% total do Estado OBS: São as menores taxas de desmatamentos dos Estados da Amazônia ( Fonte:INPE/INPA/IBAMA)

4 FATORES QUE LEVAM AO DESMATAMENTO FLORESTAL Formação de Pastagens ; Exploração de madeira para exportação; Falta de fiscalização efetiva dos diversos órgãos envolvidos; Falta de barreiras fixas para fiscalização; Falta de técnicos concursados no órgão.

5 Ações executadas atual: Vistorias constantemente com imagens de satélites nos assentamentos rurais e propriedades particulares, Rigidez na aprovação de projetos de desmatamento, Barreiras em diversos pontos nas estradas federais,

6 SALA DE SITUAÇÃO Acompanhamento diário de focos de calor detectados no Estado (época seca), Acompanhamento das condições meteorológicas, Confecções de imagem de satélites georeferenciadas, Aquisição de novas imagens de satélites.

7 ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE FOCOS DE CALOR Utilização de ferramentas de geoprocessamento para analisar os dados das áreas desmatadas. Satélites utilizados: Land Sat5 e GOES;

8 FOCOS DE CALOR IDENTIFICADOS POR COORDENADAS

9 ROTA ELABORADA NO LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO

10 AÇÕES INTEGRADAS ENTIDADES ENVOLVIDAS Fund. Est. do Meio Ambiente Ciência e Tecnologia – FEMACT/RR IBAMA/RR Polícia Militar INPA Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento - SEAAB Prefeituras

11 A Femact Agradece a todos. Obrigado.


Carregar ppt "FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FEMACT – RR. DIRETORIA DE MONITORAMENTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIVISÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google