A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana."— Transcrição da apresentação:

1 Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana.
Nasceu em Massachusetts, 27 de Outubro de 1932 e faleceu em Londres, 11 de fevereiro de 1963. Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana.

2 Sylvia publicou seu primeiro poema na sessão infantil de Boston Herald, aos oito anos de idade.

3 Durante o verão após seu terceiro ano na faculdade, recebeu a posição de editora convidada na revista "Mademoiselle", morando por um mês na cidade de Nova York.

4 No final de fevereiro de 1955, na festa de lançamento da "St
No final de fevereiro de 1955, na festa de lançamento da "St. Botolph's Review", em Cambridge, conhece o jovem poeta britânico Ted Hughes. Casaram-se no dia 16 de junho de 1955. O jovem casal de poetas passou o período de julho de 1957 a outubro de 1959 vivendo e trabalhando nos Estados Unidos, onde Plath lecionava inglês em Smith.

5 Mudaram-se para Boston, onde Plath assistia a seminários do poeta Robert Lowell. Além de Sylvia, a poeta Anne Sexton também frequentou esses seminários. Nessa época, Plath e Hughes conhecem também, W. S. Merwin, que admirou o trabalho do casal, firmando amizade com Sylvia e Ted por toda a sua vida. Robert Lowell William Stanley Merwin Anne Sexton

6 Assim como Anne Sexton, Sylvia Plath é creditada por dar continuidade ao gênero de poesia confessional, iniciado por Robert Lowell e W.D. Snodgrass. William De Witt Snodgrass

7 Com a descoberta da gravidez de Plath, o casal muda-se para a Inglaterra, na pequena cidade de North Tawton, em Devon. Nessa época, é publicada a primeira coletânea de poemas chamada "The Colossus". Em fevereiro de 1961, Plath sofre um aborto, que seria um dos seus temas principais, presente em grande número de poemas.

8 O casamento de Plath com Ted Hughes começa a enfrentar muitos obstáculos. Hughes mantém uma relação extra-conjugal com Assia Wevill. O casal separa-se no final de 1962. Plath retorna a Londres com seus dois filhos, Frieda e Nicholas, de três anos e um ano.

9 Reconhecida principalmente por sua obra poética
Reconhecida principalmente por sua obra poética. Escreveu também um romance semi-autobiográfico, "A Redoma de Vidro" ("The Bell Jar"), sob o pseudônimo Victoria Lucas, escrito em 1961, com detalhamentos do histórico de sua luta contra a depressão.

10 Obras The Colossus (1960), coletânea de poemas; The Bell Jar (1963), único romance da autora; Ariel (1965), poemas; Crossing the Water (1971), coletânea de poemas; Johnny Pannic and the Bible of Dreams (1977), livro de contos e prosa; The Collected Poems (1981), poemas inéditos

11 O eu lírico Sylvia Plath
A identificação da poeta e do eu lírico Suas obras em versos: The Colossus, de 1960; Ariel, de 1965; Crossing the water, de 1971; e Collected poems, de 1981. Ariel

12 Obras em prosa The Bell Jar foi publicado em (1963)
No Brasil publicado como “ A Redoma de Vidro”. Foi o único romance da autora. O Livro é uma espécie de relato ficcionalizado, pois retrata o tratamento de choque e a tentativa de suicídio da própria autora. Um mês após ser publicado The Bell Jar, Sylvia Plath suicida-se.

13 Johnny Panic and Bible of dreams

14 Johnny Panic and Bible of dreams
Publicado em 1977 Com treze contos incluindo o título Ted Hughes ex-marido da autora foi o responsável pela publicação. Que além desta publicação foi responsável pela distribuição e publicação de suas poesias, contos, memórias e literatura. “fala do estranho conflito entre o que se esperava dela e o que ela finalmente produziu”.

15 Diários de Sylvia Começou a escrever aos 11 anos.
Os diários publicados retratam a luta diária da poetisa, com suas identidades e conflitos. Foram publicados primeiramente em 1980, pela edição de Frances McCullough. Ted Hughes selou os diários por muitos anos. E os liberou para serem editados por Karen V. Kukil pela editora Anchor Books, com o título The Unabridged Journals of Sylvia Plath.

16 Os diários de Sylvia

17 Biografias

18 Biografias Ted Hughes escreveu alguns artigos sobre sua ex-esposa Sylvia Plath, mas nunca tocou no assunto da vida pessoal dos dois. Além de Ted, há algumas publicações de biografias da poetisa norte-americana, entre os autores estão: Janet Malcolm ( A mulher calada) reunião de biografias. Anne Stevenson ( Bitter Fame), publicado em 1989, sofreu ataques brutais e a própria Anne Stevenson acabou condenada ao pelourinho; o livro ficou com fama de ruim e é assim que continua a ser a vida no mundo de Sylvia Plath.

19 Cartas As cartas que Sylvia Plath escreveu eram todas destinadas a sua mãe, nelas a autora retratava a vida que vivia com Ted Hughes.

20 Filme: Sylvia Plath Ficha Técnica Dirigido por: Christine Jeffs.
Produzido por: Alison Owen Gênero: Biografia, Drama e Romance. Tempo: 110 min. Lançamento: 2003.

21 Personagens Principais
Sylvia Plath - Gwyneth Paltrow (Esposa de Ted); Ted Hughes - Daniel Craig Assia Wevill - Amira Casar (Amante e futura esposa de Ted) Nicholas Hughes – Filho de Silvia e Ted Frieda Hughes – Filha de Silvia e Ted

22 Obra cinematográfica As vezes o sonho é como uma árvore;
E a árvore é minha vida; Um ramo é um homem com quem vou me casar; E as folhas meus filhos; O outro ramo é o meu futuro como escritora; E cada folha é um poema; E o outro ramo é uma brilhante carreira acadêmica; Mas enquanto fico tentando escolher... As folhas começam a ficar marrons e cair até a árvore ficar completamente nua .

23 Cenas escolhidas (05)Relacionamento amoroso (1) Aspirações

24 Cenas escolhidas (06) Lecionando ()Lançamento livro

25 (16) Última tentativa

26 Cor Vermelha O vermelho representa o poder, está relacionado com a vitalidade e a ambição. Lado positivo da cor: significa a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. Lado negativo: expressa raiva, irritação, impaciência e luto (em algumas culturas). No filme, Sylvia Plath, a cor vermelha está presente na vida de dela.

27 Cor Vermelha na vida de Sylvia Plath
Primeiro encontro Morte Casamento

28 Hipótese do significado do manto vermelho
A definição de manto é “capa de grande cauda e roda, presa aos ombros, usado por soberanos, príncipes, cavaleiros de ordens militares etc”, junto com a definição citada antes, sobre a cor vermelha, podemos considerar que o manto vermelho que cobre o corpo de Sylvia Plath no filme, é para simbolizar o luto ou para homenageá-la, como sendo uma grande poeta e romancista.

29 Cor cinza (cenas 9,11,12) Representa a tristeza e temas fúnebres, em várias culturas. No filme essa cor é utilizada para mostrar a tristeza e a solidão de Sylvia.

30 Música de fundo A música de fundo apresentada no filme é para dar mais destaque nos momentos em que Sylvia está triste, confusa e pensante.

31 Modos de se vestir de Sylvia
Quando ela está alegre: arruma o cabelo, veste roupas coloridas, principalmente a cor vermelha, usa batom vermelho e brinco de pérolas. Quando ela está triste: Veste roupas (cor cinza), não arruma o cabelo e não usa maquiagem.

32 Resumo do Filme Sylvia Plath é uma estudante norte-americana, que vai para a Inglaterra estudar. Ela escreve para uma revista e é criticada por Ted Hughes. Então ela vai a uma festa e o conhece. Os dois começam a namorar, se casam e tem dois filhos. Ted trai Sylvia com várias mulheres. E a última amante, Assia Wevill faz com que Sylvia e Ted se separem, pois os dois tem um filho. Sylvia, quando está com Ted sofre por não conseguir escrever e pelas traições do esposo. E ao se separar dele, mesmo sofrendo consegue escrever. No final do filme, ela comete suicídio, com gás de cozinha, deixando os dois filhos dormindo em um quarto, trancados.

33 Agradecimentos: Gostaríamos de agradecer ao colega Davi Pereira que gentilmente nos emprestou duas obras sobre Sylvia Plath, nas quais nos auxiliou na elaboração deste trabalho.

34 Alunas: Audrey Ludmilla do Nascimento Miasso Gislaine Camilo
Lidiane Luciana Chagas Cérgoli Paula Carolina Baptista Tabuada Rosana Tamaki Otani Dayo Professora: Romilda Del Antonio Taveira

35 REFERÊNCIAS: (09/11/09 04h15) (01/11/09 13h25) (08/11/09 9h) (08/11/09 9h010) (08/11/09 9h20) (08/11/09 9h30) (08/11/09 9h40) (08/11/09 9h50) (08/11/09 10h) 5h) (08/11/09 13h)


Carregar ppt "Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google