A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global"— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Cidadania e Profissionalidade Globalização – Reconhecer Factores e dinâmicas de globalização O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global

2 Agenda Curiosidade O termo “Agenda” deve-se ao facto de se ter estabelecido uma listagem de compromissos, de intenções e de desejos de mudanças para com a sociedade. “21” porque estes compromissos de mudança estão a ser tratados e planeados no século actual.

3 Tema que se vai explorar: Agenda Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência ECO-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a reflectir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os sectores da sociedade poderiam cooperarem no estudo de soluções para os problemas sócio ambientais.

4 AGENDA 21 Programa estratégico, universal, para o desenvolvimento sustentável no século XXl. Manter os processos ecológicos essenciais e os sistemas naturais vitais necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento do ser humano. Preservar a diversidade genética. Assegurar o aproveitamento sustentável das espécies e dos ecossistemas que constituem a base da vida humana.

5 A Agenda 21 Efectivamente a agenda 21 serve de guia para as acções do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente.

6 HISTÓRIA 1972- Criação da Comissão Mundial sobre o Ambiente e Desenvolvimento. 1987- Publicação do relatório “Nosso futuro Comum “ também conhecido como o relatório Brundtland. 23 de Dezembro de 1989 ( assembleia extraordinária das Nações Unidas), Conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. 3 e 14 de Junho de 1992 – (Rio de Janeiro) segunda conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Estiveram presentes 179 governos que aceitaram aderirem ao programa.

7 Agenda 21 Ajustes e Revisões
Primeiro com a conferência Rio + 5, entre os dias 23 e 27 de Junho de 1997 na sede da ONU, em Nova Iorque. Posteriormente com a adopção de uma agenda complementar denominada por Metas do Milénio, com ênfase particular nas políticas de globalização e na erradicação da pobreza e da fome, adoptadas por 199 países na 55ª Assembleia da ONU, que ocorreu em Nova Iorque, dia 6 a 8 de Setembro de 2000. E a mais recente, a cúpula de Joanesburgo, na cidade Sul Africana entre 26 de Agosto a 4 de Setembro de 2002.

8 Temas fundamentais da Agenda 21
Secção l. Dimensões sociais e económicas. Secção ll. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. Secção lll. Fortalecimento do papel dos grupos principais. Secção lV. Meios de implementação.

9 Conclusão Uma das conclusões que podemos tirar com os princípios da Agenda 21, é a preocupação dos Países em planear o futuro e consequentemente levar a uma maior inserção social, pois vemos os governos a definir prioridades para as políticas públicas. No entanto, resta-nos observar o que virá no futuro e sermos constantemente sensíveis em relação ao meio ambiente.

10 Trabalho elaborado por:
ANA RIBEIRO MANUEL .


Carregar ppt "O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google