A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 Programação Visual Em Java é possível se criar telas onde o usuário possa interagir diretamente com o programa através do mouse e teclado. Essas interfaces que mudaram todo o conceito da programação são mais conhecidas como GUI (Graphical User Interface)

3 Bibliotecas Gráficas AWT(Abstract Window Toolkit) Swing Além do SWT (que não é padrão do Sun/Oracle)

4 Construção de uma Interface Gráfica no Eclipse É possível criar toda interface gráfica através do código. No Eclipse existem plugins que ajudam nesta tarefa como: VE Jigloo Window Builder

5 Interface Gráfica no NetBeans O Netbeans já vem integrado a própria base para se trabalhar com interface gráfica em Java, com exceção do SWT.

6 Como começar No NetBeans faça um novo projeto (aulaIU) Novo Formulário Jframe (Tela)

7

8 JFrame Consiste em uma classe responsável pela construção de janelas para aplicações gráficas, que disponibiliza uma barra de titulo, bordas e ícones de maximizar e fechar. É um container que agrega componentes.

9 Alguns Componentes JLabel JButton JTextField JTextArea JList JComboBox JRadioButton

10 Uma Aplicação Simples

11 Eventos Clique com o botão contrário do mouse sobre o botão - > Eventos -> Action-> ActionPerformed

12 Digite

13 Na classe AulaIU Digite:

14 Adicione mais um Jlabel como mostrado e mude os nomes dos componentes jTextField1 para txtNome e jLabel2 para lblResultado e apague a propriedade text.

15 Mudando os nomes dos componentes No Inspetor -> Clique com o botão contrário do mouse sobre o componente -> Alterar Nome da Variável

16 Clique novamente no botão em ActionPerformed. Apague o que foi digitado e digite:

17 Agora é com você Faça um programa utilizando o ambiente gráfico que some dois números digitados pelo usuário e mostre o resultado em um jLabel. Faça um programa que peça que o usuário digite o nome e sua data de nascimento. O Programa deve comprimentar o usuário e dizer quantos anos ele tem. (Use o substring para pegar a posição da data)


Carregar ppt "Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google