A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo

2 1. Introdução Segundo o W3C: "um sistema de software projetado para suportar a interoperabilidade entre máquinas sobre rede."; É uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes; São componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML; Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.

3 2. Padronização A W3C e a OASIS são as instituições responsáveis pela padronização dos Serviços Web. Empresas como IBM e Microsoft, duas das maiores do setor de tecnologia, apóiam o desenvolvimento deste padrão.

4 3. Tecnologia As bases para a construção de um Serviço Web são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP. Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.

5 4. Problemas com Web Service A segurança dos Web Services é um dos pontos fracos desta tecnologia. O problema não é a falta de mecanismos de segurança mas sim a falta de consenso em qual deve ser o mecanismo a ser adaptado pela tecnologia Web Service.

6 4.1 Segurança As questões mais relevantes na segurança são as seguintes: o Autenticidade (ter a certeza que uma transacção do Web Service ocorreu entre o servidor e seu cliente o Privacidade (todas as mensagens trocadas entre o servidor e o cliente não são interceptadas por uma pessoa não autorizada); o Integridade (as mensagens enviadas tanto pelo servidor ao cliente, como o contrário, devem permanecer inalteradas). Principais mecanismos: Ssl, xml signature, xml encrypton, Ws-security, Saml.

7 4.2 Limitações do protocolo SOAP Apesar da sua grande popularidade e relativa simplicidade, o SOAP tem várias limitações, que por sua vez afetam os Web Services diretamente, por dependerem de tais recursos. Exemplos: o Segurança e privacidade - nenhuma das versões do SOAP define qualquer tipo de segurança o Qualidade de serviço - para garantir tempos de resposta e detectar exceções

8 5. O Futuro Acredita-se que no futuro, as empresas irão listar seus Serviços Web em diretórios públicos, os chamados UDDI. Daí, eles poderiam ser vendidos como serviços para outras empresas, instituições ou usuários comuns.

9 5. O Futuro As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo SOAP. Os serviços são descritos usando a linguagem WSDL. O processo de publicação, pesquisa e descoberta de Serviços Web utiliza o protocolo UDDI.


Carregar ppt "Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google