Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelle Cid Alterado mais de 9 anos atrás
1
Prof. Marcos LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO 06
2
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array Um array é um conjunto de variáveis do mesmo tipo a qual atribuímos um nome único. Cada variável no array é chamada de elemento do Array.
3
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array DEFININDO UM ARRAY 182817544612 primos[0]... primos[2]..... primos[5] Nome do array (todos com o mesmo nome) Indice posição dentro do array
4
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array int [ ] primos; A variável primos corresponde a uma referência a um array de inteiros que ainda não foi declarado. Portanto, neste ponto ainda não foi alocada memória para o array.
5
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array primos = new int[6]; O statement acima cria um array que irá armazenar 6 valores inteiros e grava uma referência ao array na variável primos. A referência é simplesmente aonde o array está na memória.
6
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array Podemos inicializar um array explicitando os valores em tempo de declaração. Com este procedimento o tamanho do array e a alocação de memória, é definido. int [ ] primos = {2,3,5,7,11,13,17}; O array acima tem 7 elementos inteiros.
7
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array ATRIBUIÇÃO DE VALORES int [ ] primos = new int[100]; primos[0] = 2; primos[1] = 3; Obs. Os demais itens do array são inicializados em zero (valor default)
8
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array UTILIZAÇÃO DE ARRAYS double [ ] ale = new double[50]; for (int i; i < 50; i++) ale[i] = 100.0 *Math.random(); Utilizamos elementos de array da mesma forma que usamos variáveis do mesmo tipo de dados.
9
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array TAMANHO DO ARRAY double [ ] ale = new double[50]; for (int i; i < ale.length; i++) ale[i] = 100.0 *Math.random(); Podemos nos referir ao tamanho de um array usando um membro de dados do objeto array chamado length
10
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Array EXEMPLOCOM CLASSIFICAÇÃO DE ARRAY: Exemplo14.java
11
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Exercício - 11 Desenvolva uma classe com os métodos: Leitura : Leia 10 Nomes de pessoas e guarde-os em um array. Pesquisa : Receba como parâmetro um determinado nome e verifica se o mesmo está no array, dizendo se é um nome cadastrado ou não main : Mande cadastrar os 10 nomes e depois, veja se os nomes digitados estão cadastrados (usar while para verificar mais de um nome).
12
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Exercício - 12 Desenvolva uma classe com as variáveis: Nome (um array de 10 elementos String) e Idade (um array de 10 elementos inteiros) e os métodos: Leitura : Leia 10 Nomes de pessoas e 10 Idades, guardando-os nos 2 arrays (String e int). Pesquisa : Verifique qual é a menor idade, retornando o índice do array. Exibir : Receba como parâmetro um valor e mostre o Nome e a Idade segundo esse valor (índice).
13
Construir outra classe que que instancie ou herde a classe anterior e tenha o método: main : Tenha a variável String Continua Exeecute, de maneira repetitiva, os métodos Leitura, Pesquisa e Exibir e no final pergunte se quer continuar ou não. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Exercício - 12
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.