A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores: - Operadores Aritméticos - Operadores Relacionais - Operadores Lógicos

2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Aritméticos São os utilizados para obter resultados numéricos. Adição+ Subtração- Multiplicação* Divisão/ Exponenciação** ou ^ Radiciação//

3 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Hierarquia das Operações Aritméticas 1º ( ) Parênteses 2º Exponenciação 3º Multiplicação, divisão (o que aparecer primeiro) 4 º Adição, subtração (o que aparecer primeiro) Exemplo TOTAL = PRECO * QUANTIDADE 1 + 7 * 2 ** 2 – 1 = 28 3 * (1-2) + 4 * 2 = 5

4 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Relacionais São utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. DescriçãoSímbolo Igual a= Diferente de Maior que> Menor que< Maior ou igual a>= Menor ou igual a<=

5 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Relacionais Os operadores relacionais podem aparecer misturados com os aritméticos, sendo que esse último tem prioridade de execução sobre o primeiro. Exemplo: SE R + 10 = 50 ENTÃO... No exemplo acima, a operação R + 10 será executado em primeiro lugar e o seu resultado é que será comparado com 50.

6 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Lógicos Servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso. Os operadores lógicos são: EAND OUOR NÃONOT

7 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Lógicos E / AND - Uma expressão E é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras. OU / OR – Um expressão OU é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira. NÃO / NOT – Um expressão NÃO inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverte pela falsa e vice-versa.

8 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Lógicos Exemplo: Suponha que temos e variáveis: A = 5, B = 8, C = 1, O resultado das expressões seriam: Expressões Resultado A = BEB > CFalso A <> BOUB < CVerdadeiro A > BNÃOVerdadeiro A < BEB > CVerdadeiro A >= BOUB = CFalso A <= BNÃOFalso

9 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores Lógicos 1º ValorOperador2º ValorResultado VEVV VEFF FEVF FEFF VOUVV V FV F VV F FF VNÃOF F V

10 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Prioridade entre todos os operadores PRIORIDADEOPERADOR 1ªAritmético 2ªRelacional 3ªNão 4ªE 5ªOu a)A = 1 e (B + C 0 ou K <= 2) b)não (TOTAL >= 2 e A B) ou TESTE

11 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Exercícios 1) Tendo as variáveis SALARIO, IR e SALLIQ, e considerando os valores abaixo. Informe se as expressões são verdadeiras ou falsas. SALARIO IR SALLIQ EXPRESSÃO V ou F 100,00 0,00 100 (SALLIQ >= 100,00) ? 200,00 10,00 190,00 (SALLIQ < 190,00) ? 300,00 15,00 285,00 SALLIQ = SALARIO – IR ? 2) Sabendo que A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A+C) > B ( ) b) B >= (A + 2) ( ) c) C = (B –A) ( ) d) (B + A) <= C ( ) e) (C+A) > B ( )

12 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Exercícios 3) Sabendo que A=5, B=4 e C=3 e D=6, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A > C) E (C <= D) ( ) b) (A+B) > 10 OU (A+B) = (C+D) ( ) c) (A>=C) E (D >= C) ( )

13 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Estrutura condicional Permite a escolha do grupo de ações e estruturas a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas, são ou não satisfeitas.

14 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Estrutura condicional SIMPLES Neste caso, a seqüência de comandos só será executada se a condição for verdadeira. Caso seja falsa não entra no bloco, vamos direto para a linha abaixo do fim se. se condição então comando 1 comando 2. fim se

15 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Programa exemplo Var a,b,c: real Início a <- 0 b <- 0 c <- 0 mostre (“Leia o um numero para a:”) leia (a) mostre (“Leia o um numero para b:”) leia (b) mostre (“Leia o um numero para c:”) leia (c) Se a + b < c então mostre (“A soma de a e b são menores que c”) fim se Fim

16 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Estrutura condicional COMPOSTA Neste caso, quando a condição for verdadeira entramos na primeira parte do bloco. Caso falsa, entramos na segunda parte do bloco. se condição então comando 1 comando 2 senão comando 3 comando 4 fim se

17 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. mostre (“Leia o um numero para a:”) leia (a) mostre (“Leia o um numero para b:”) leia (b) mostre (“Leia o um numero para c:”) leia (c) se a + b >= c então mostre (“A soma de a e b e maior ou igual a c”) senão mostre (“A soma de a + b e menor que c”) fim se Fim

18 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Exercícios 1)Faça um algoritmo que receba via teclado o nome, idade e telefone de uma pessoa. Caso a idade seja maior ou igual a 18 escreva a mensagem “Maior de idade” e caso a idade seja menor que 18 escreva a mensagem “Menor de idade”. 2)Receber 2 valores numéricos, verificar se formam os lados de um retângulo, caso verdadeiro calcular a área e mostrar no vídeo, senão, mostrar uma mensagem “Estes valores não formam os lados de um retângulo. obs: Para formar os lados de um retângulo os lados não podem ser iguais, e cada lado tem que ser maior que 0.

19 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  “Se” Múltiplos Sintaxe: Se condição 1 então c1 c2 senão se condição 2 então c3 c4 senão c5 c6 fim se

20 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Exercício 1)Fazer um algoritmo que receba uma sigla de estado brasileiro, verificar se é igual “MG”, “SP”,”RJ”,”ES”. Senão de uma mensagem “Sigla informada não pertence a região sudeste”. 2)Receber quatro notas de um aluno (desprezar verificação caso a nota seja menor que zero e maior que 10), calcular a média, e logo a seguir verificar se a média é maior que 6,0. Caso verdadeiro mostrar “APROVADO “, senão mostrar “RECUPERAÇÃO”.


Carregar ppt "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google