A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services
Bruna, Carolina e Paolla

2 Introdução OLAP (Processamento Analítico Online) - permite a manipulação  de dados multidimensional originadas de informações de diversas fontes que ficam armazenadas em um data warehouse. Inteligência comercial é o processo de extrair dados de um banco de dados OLAP e, em seguida, analisar esses dados quanto a informações que você possa usar para tomar decisões de negócios estando bem informado O software permite a criação de múltiplas visões ou representações de dados, além de acesso rápido, consistente e interativa de dados multidimensional [2]. Ou ainda segundo [4] o OLAP é uma tecnologia usada para organizar grande bancos de dados comerciais e oferecer suporte à inteligência comercial.   Exemplos de questões que podem ser respondidas com a combinação de OLAP e inteligência comercial são: “ Como as vendas totais de todos os produtos de 2011 se comparam às vendas totais de 2010?” ou ainda “Quanto dinheiro os clientes de mais de 35 anos gastaram ano passado, e como esse comportamento mudou ao longo do tempo?”.

3 Conceito Desenvolvida pela Microstrategy combina os métodos MOLAP e ROLAP, fazendo uma junção das vantagens destes dois métodos. Os Serviços OLAP da MicroStrategy são uma extensão do Intelligence Server da MicroStrategy que oferece in-memory BI para o MicroStrategy Desktop, Office e utilizadores Web unindo a velocidade e a interatividade da análise multidimensional com a capacidade de analisar um grande volume de dados através do banco de dados relacional [3]. O In-Memory BI aumenta dramaticamente o tempo de resposta do retorno dos resultados de BI. Adicionalmente, realça as capacidades analíticas de forma a que os utilizadores empresariais possam criar a sua própria comparação imediata de grupos de dados para padronizar o desempenho do negócio de cada um [1].

4 História A MicroStrategy foi fundada em 1989 por Michael J. Saylor e é líder mundial na tecnologia de business intelligence. Prêmios "Editor's Choice“ (PC Magazine – 2001) Melhor fornecedora de soluções para BI(E-Manager – 2001) Empresa destaque de software de Business Intelligence (Computerworld – 2002 e 2003) Editor's Choice", da PC Magazine, como melhor ferramenta de BI do ano de 2001. Uma das principais preocupações da empresa é saber a opinião dos seus clientes por isso, pesquisas são constantemente feitas para conhecer sugestões.

5 Características Biblioteca de Funções Analíticas World-Class
O MicroStrategy OLAP Services possui mais de 250 funções aritméticas e estatísticas, organizadas em diferentes categorias, que estão disponíveis para definição de sofisticadas métricas. Intelligent Cube Aprimorado; É um dinâmico cubo ROLAP onde os usuários do MicroStrategy Desktop, Web e Office desfrutam de mais velocidade sem ter que re-executar a SQL no data warehouse. Biblioteca de Funções Analíticas World-Class O MicroStrategy OLAP Services. Possui mais de 250 funções aritméticas e estatísticas, organizadas em diferentes categorias, que estão disponíveis para definição de sofisticadas métricas. Intelligent Cube Aprimorado *É um dinâmico cubo em In-memory ROLAP *onde os usuários do MicroStrategy Desktop, Web e Office desfrutam de mais velocidade sem ter que re-executar a SQL no data warehouse. *Eles (os cubos inteligentes) podem fazer uso de Filtros de Segurança, Listas de Controle de Acesso e Dispositivos de Personalização, de modo que, um único Cubo Inteligente possa atender muito mais requisições de usuários.

6 Características Fácil Implantação na Web ou Windows®;
O OLAP MicroStrategy Services permite rápida análise multi-dimensional que pode facilmente ser enviada para: um usuário Windows, utilizando o MicroStrategy Office ou o MicroStrategy Desktop, um usuário da MicroStrategy Web através de uma interface Web. Total Capacidade de Drilling; Permite que os usuários executem o drilling, livremente, além dos seus relatórios predefinidos, em outros Cubos Inteligentes de dados, ou em todo o data warehouse. Fácil Implantação na Web ou Windows® O OLAP MicroStrategy Services permite rápida análise multi-dimensional que pode facilmente ser enviada para um usuário Windows, utilizando o MicroStrategy Office ou o MicroStrategy Desktop, ou ainda para um usuário da MicroStrategy Web através de uma interface Web, zero-footprint. Total Capacidade de Drilling) *permite que os usuários executem o drilling, livremente, além dos seus relatórios predefinidos, em outros Cubos Inteligentes de dados, ou em todo o data warehouse. ROLAP levando permite aos usuários “terra” um lugar no banco de dados  drill ROLAP permite aos usuários em qualquer lugar "surf" para combinações totalmente novas de dados  salvar designs novo relatório permite que todos os usuários compartilhar novas informações definição de relatório único salvar designs novo relatório  relatorios compartilhados meus relatorios

7 Características Análise de Atributos de Negócios;
Rapidamente, os usuários finais podem criar novas métricas a partir de outras já existentes, chamadas Métricas Derivadas. Os usuários podem, também, filtrar os dados de um relatório, dinamicamente, para focar em sua análise, usando Filtros de Visão. Finalmente, os usuários podem combinar elementos de um atributo de negócio para criar Filtros, Listas, e Cálculos de consolidação chamados Elementos Derivados. Tudo isso, melhora e acelera, significativamente, a análise crítica para a tomada de decisões.   Análise de Atributos de Negócios Rapidamente, os usuários finais podem criar novas métricas a partir de outras já existentes, chamadas Métricas Derivadas. Os usuários podem, também, filtrar os dados de um relatório, dinamicamente, para focar em sua análise, usando Filtros de Visão. Finalmente, os usuários podem combinar elementos de um atributo de negócio para criar Filtros, Listas, e Cálculos de consolidação chamados Elementos Derivados. Tudo isso, melhora e acelera, significativamente, a análise crítica para a tomada de decisões. Figura 1: análise de atributos de negócios antes de acrescentar métricas derivadas (relatorio apenas mensal) Fig 2: análise de atributos de negócios após a adição de métricas derivadas (primeiro semestre...)

8 Características Análise de Atributos de Negócios;
Rapidamente, os usuários finais podem criar novas métricas a partir de outras já existentes, chamadas Métricas Derivadas. Os usuários podem, também, filtrar os dados de um relatório, dinamicamente, para focar em sua análise, usando Filtros de Visão. Finalmente, os usuários podem combinar elementos de um atributo de negócio para criar Filtros, Listas, e Cálculos de consolidação chamados Elementos Derivados. Tudo isso, melhora e acelera, significativamente, a análise crítica para a tomada de decisões. Figura 1: análise de atributos de negócios antes de acrescentar métricas derivadas (relatorio apenas mensal) Fig 2: análise de atributos de negócios após a adição de métricas derivadas (primeiro semestre...)

9 Características Busca Dinâmica de Dados a Partir de Intelligent Cubes;
MicroStrategy Dynamic's Sourcing verifica, automaticamente a solicitação de dados de um relatório e automaticamente fornece os dados de um Intelligent Cube da MicroStrategy, sempre que possível. Busca Dinâmica de Dados a Partir de Intelligent Cubes MicroStrategy Dynamic's Sourcing verifica, automaticamente a solicitação de dados de um relatório e automaticamente fornece os dados de um Intelligent Cube da MicroStrategy, sempre que possível. Ele também permite que o relatório busque, automaticamente, dados de um data warehouse, se os requisitos de dados para o relatório forem alterados, ou não forem atendidos, satisfatoriamente, por um Intelligent Cube. Insights Únicos do Intelligent Cube com a Nova Ferramenta Cube Advisor Cube Advisor escaneia os metadados do MicroStrategy Intelligence Server, e sugere o melhor conjunto de Cubos Inteligentes para atender os relatórios e as mais valiosas requisições dos usuários. Sempre que um pedido gerar dados do MicroStrategy Enterprise Manager, o Cube Advisor usará isso também, e irá sugerir Cubos Inteligentes otimizados, para a redução do Tempo Total do Database, Carga, Satisfação do Usuário e Rows exigidos. Fig. A ferramenta Advisor New Cube

10 Características Nova Ferramenta Cube Advisor .
Cube Advisor escaneia os metadados do MicroStrategy Intelligence Server, e sugere o melhor conjunto de Cubos Inteligentes para atender os relatórios e as mais valiosas requisições dos usuários. Insights Únicos do Intelligent Cube com a Nova Ferramenta Cube Advisor Cube Advisor escaneia os metadados do MicroStrategy Intelligence Server, e sugere o melhor conjunto de Cubos Inteligentes para atender os relatórios e as mais valiosas requisições dos usuários. Sempre que um pedido gerar dados do MicroStrategy Enterprise Manager, o Cube Advisor usará isso também, e irá sugerir Cubos Inteligentes otimizados, para a redução do Tempo Total do Database, Carga, Satisfação do Usuário e Rows exigidos. Fig. A ferramenta Advisor New Cube

11 Vantagens Reduz Custo;
Oferece mais funcionalidades e desempenho a um número maior de usuários, com um menor custo. Testes indicam que o sistema pode ser executado a um custo do servidor 20% menor do que antes. Uso Otimizado dos Recursos; Embora memória RAM e espaço no disco rígido sejam relativamente baratos, eles não são ilimitados. A tecnologia dos Intelligent Cubes da MicroStrategy funciona com o novo recurso Cube Advisor para determinar o melhor conjunto de cubos inteligentes que deve ser feito, para alcançar uma redução nas metas de custos. Reduz Custo Os Intelligent Cubes do MicroStrategy OLAP Services alavancam as atuais infra-estruturas de TI das organizações para prover mais funcionalidades e desempenho a um número maior de usuários, com um menor custo. Testes indicam que o sistema pode ser executado a um custo do servidor 20% menor do que antes. Uso Otimizado dos Recursos Quais cubos inteligentes devem ser construídos? Embora memória RAM e espaço no disco rígido sejam relativamente baratos, eles não são ilimitados. Como dito anteriormente, A tecnologia dos Intelligent Cubes da MicroStrategy funciona com o novo recurso Cube Advisor para determinar o melhor conjunto de cubos inteligentes que deve ser feito, para alcançar uma redução nas metas de custos. Compartilhamento Seguro de Dados Ao acessar os cubos inteligentes, o OLAP Services da MicroStrategy alavanca, automaticamente, a segurança do usuário e do objeto, na plataforma MicroStrategy. Os objetos de relatórios individuais, em um cubo inteligente, mantêm todas as disposições de segurança dos objetos de relatórios subjacentes. Estas disposições de segurança são aplicadas, dinamicamente, a cada perfil de segurança do usuário, quando um cubo inteligente é acessado. Por exemplo, se um usuário tem privilégios para visualizar apenas quatro dos cinco parâmetros contidos em um Intelligent Cube, esse usuário só terá acesso aos dados do Intelligent Cube para aquelas quatro métricas. Melhores Cenários de Negócios com MicroStrategy OLAP Services Tipicamente, toda segunda-feira pela manhã observa-se um grande tráfego de relatórios sendo enviados para milhares de funcionários, clientes e fornecedores. Esta atividade insere um custo muito elevado aos recursos limitados. O novo Intelligent Cube da MicroStrategy foi projetado para absorver e reduzir esta pressão sobre tais recursos. Ao armazenar dados em um Intelligent Cube, o data warehouse não precisa ser acessado, resultando em um melhor desempenho. perfil de desempenho operação ROLAP típico na memória operação ROLAP consultas db número de relatórios tempo de resposta do usuário

12 Vantagens Compartilhamento Seguro de Dados;
Se um usuário tem privilégios para visualizar apenas quatro dos cinco parâmetros contidos em um Intelligent Cube, esse usuário só terá acesso aos dados do Intelligent Cube para aquelas quatro métricas. Compartilhamento Seguro de Dados Ao acessar os cubos inteligentes, o OLAP Services da MicroStrategy alavanca, automaticamente, a segurança do usuário e do objeto, na plataforma MicroStrategy. Os objetos de relatórios individuais, em um cubo inteligente, mantêm todas as disposições de segurança dos objetos de relatórios subjacentes. Estas disposições de segurança são aplicadas, dinamicamente, a cada perfil de segurança do usuário, quando um cubo inteligente é acessado. Por exemplo, se um usuário tem privilégios para visualizar apenas quatro dos cinco parâmetros contidos em um Intelligent Cube, esse usuário só terá acesso aos dados do Intelligent Cube para aquelas quatro métricas. Melhores Cenários de Negócios com MicroStrategy OLAP Services Tipicamente, toda segunda-feira pela manhã observa-se um grande tráfego de relatórios sendo enviados para milhares de funcionários, clientes e fornecedores. Esta atividade insere um custo muito elevado aos recursos limitados. O novo Intelligent Cube da MicroStrategy foi projetado para absorver e reduzir esta pressão sobre tais recursos. Ao armazenar dados em um Intelligent Cube, o data warehouse não precisa ser acessado, resultando em um melhor desempenho. perfil de desempenho operação ROLAP típico na memória operação ROLAP consultas db número de relatórios tempo de resposta do usuário

13 Vantagens Melhores Cenários de Negócios com MicroStrategy OLAP Services; O novo Intelligent Cube da MicroStrategy foi projetado para absorver e reduzir a pressão sobre tais recursos. Melhores Cenários de Negócios com MicroStrategy OLAP Services Tipicamente, toda segunda-feira pela manhã observa-se um grande tráfego de relatórios sendo enviados para milhares de funcionários, clientes e fornecedores. Esta atividade insere um custo muito elevado aos recursos limitados. O novo Intelligent Cube da MicroStrategy foi projetado para absorver e reduzir esta pressão sobre tais recursos. Ao armazenar dados em um Intelligent Cube, o data warehouse não precisa ser acessado, resultando em um melhor desempenho. perfil de desempenho operação ROLAP típico na memória operação ROLAP consultas db número de relatórios tempo de resposta do usuário

14 Vantagens Aumenta o Auto-Desempenho e a Produtividade do Usuário;
Com MicroStrategy OLAP Services, os usuários empresariais têm mais flexibilidade analítica, que lhes permite criar e modificar seus próprios relatórios, criar novos cálculos a partir de métricas existentes, aplicar condições de filtro ao relatório e, espontaneamente, combinar elementos de um atributo para criar novas listas, agrupamentos de filtros de atributos e cálculos. Informação Rápida para Melhores Decisões; O MicroStrategy Cube Advisor permite a priorização de relatórios, para garantir que os relatórios mais importantes alcancem os mais importantes usuários, em tempo hábil. Aumenta o Auto-Desempenho e a Produtividade do Usuário Com MicroStrategy OLAP Services, os usuários empresariais têm mais flexibilidade analítica, que lhes permite criar e modificar seus próprios relatórios, criar novos cálculos a partir de métricas existentes, aplicar condições de filtro ao relatório e, espontaneamente, combinar elementos de um atributo para criar novas listas, agrupamentos de filtros de atributos e cálculos. Com MicroStrategy OLAP Services, acessar Cubos Inteligentes para análises OLAP rápidas não requer processamento no data warehouse, ou assistência de TI. Os usuários ainda podem, completa e consistentemente, penetrar no data warehouse, com o dispositivo otimizado de geração de SQL relacional (SQL Generation Engine)da MicroStrategy. Informação Rápida para Melhores Decisões CXOs necessitam de informações importantes, tais como, o desempenho das receitas, vendas de produtos e compras de clientes para tomar importantes decisões estratégicas. No entanto, se essas informações chegam atrasadas, podem criar obstáculos desnecessários ao funcionamento eficaz de uma organização. O MicroStrategy Cube Advisor permite a priorização de relatórios, para garantir que os relatórios mais importantes alcancem os mais importantes usuários, em tempo hábil. Tirando o Processamento dos Bancos de Dados Aumentar a capacidade de dados é muito caro, o que torna imperativo para os administradores de departamentos de TI usar, sabiamente estes limitados recursos. Os administradores podem re-alocar queries caras, transferindo esse processamento para um In-memory Intelligent Cube e, assim, reduzindo a carga total. O MicroStrategy Cube Advisor é uma boa opção para efetivamente determinar quais queries seriam boas candidatas aos cubos in-memory. Fig. Mudança de Processamento Longe do banco de dados tempo médio de espera do usuário o tempo de espera carga de trabalho de banco de dados janela etl oferece desempenho mais rápido e libera a capacidade do banco de dados

15 Vantagens Tirando o Processamento dos Bancos de Dados.
Oferece desempenho mais rápido e libera a capacidade do banco de dados Tirando o Processamento dos Bancos de Dados Aumentar a capacidade de dados é muito caro, o que torna imperativo para os administradores de departamentos de TI usar, sabiamente estes limitados recursos. Os administradores podem re-alocar queries caras, transferindo esse processamento para um In-memory Intelligent Cube e, assim, reduzindo a carga total. O MicroStrategy Cube Advisor é uma boa opção para efetivamente determinar quais queries seriam boas candidatas aos cubos in-memory. Fig. Mudança de Processamento Longe do banco de dados tempo médio de espera do usuário o tempo de espera carga de trabalho de banco de dados janela etl oferece desempenho mais rápido e libera a capacidade do banco de dados

16 Clientes Banco Itaú (Serviços Financeiros);
Telefónica S.A. (Telecomunicações); C&A, Carrefour (Varejo); McDonald’s Central Europe (Setor Alimentício); FIAT (Setor Industrial); CNN (Mídia). Veja alguns clientes da MicroStrategy OLAP Service:

17 Conclusão Todos os produtos e serviços oferecidos pela MicroStrategy são bem conceituados pois ela é um líder mundial em tecnologia de Business Intelligence, e fornece software de reporting, análise e monitorização integrados que permite às organizações agilizar o processo de tomada de decisões e transformar diariamente os seus dados em informação valiosa. Como pode concluir, os serviços OLAP da MicroStrategy possui grandes vantagens como exigir instalação e manutenção mínimas no sistema de BI para administradores, possuir uso inteligente dos recursos limitados do servidor de BI e deter de um desempenho superior mesmo à escala mais elevada.


Carregar ppt "Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google