A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP"— Transcrição da apresentação:

1 Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de Computadores Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP

2 Aula de Hoje Camada de Redes Endereço IPv4 Máscara de Sub-Rede
Protocolo DHCP

3 Camada de Redes Camada de Rede Anteriormente vimos que a camada de redes é responsável pelo endereçamento dos módulos processadores presentes nas redes (hosts), assim como os possíveis caminhos entre eles na rede. No modelo TCP/IP, Esta é a camada responsável pela Internet, sem ela a internet não existiria. O elemento que mantém a Internet unida é o protocolo da cama de de rede, o IP (Internet Protocol).

4 Camada de Redes Vimos também que na Internet, cada host e cada roteador tem um endereço IP que codifica seu numero de rede e seu numero de host. Esta combinação é exclusiva (a princípio, cada máquina na internet tem seu próprio endereço IP, não havendo duplicatas).

5 Endereços IP Os endereços IP (versão 4) são compostos por 32 bits, divididos em 4 partes de 8 bits, e são utilizados nos pacotes IP no endereço da fonte (Source Address) e no endereço de destino (destination Addres). O endereço de IP Mais baixo é e o mais alto é Os endereços IPs que tem 0 como o numero de rede se referem à rede atual. E o endereço IP de rede que consistem apenas em dígitos 1 (255) são os endereços que permitem a difusão na rede local (Broadcast), em geral uma LAN.

6 Endereços IP Exemplo de um endereço IP:

7 Endereços IP O protocolo IP utiliza três classes de endereços. Estas classes são definidas pelo tamanho físico da rede (LAN) que estão inseridas. São as classes: Classe A - Com o bit mais significativo sendo 0 e os outros 7 bits do primeiro Byte sendo o endereço de rede, o restante dos bits (24) são o endereço dos hosts, abrangendo aproximadamente, em cada sub-rede, 16 milhões de hosts. Classe B - Com o bit mais significativo sendo 1 e em seguida um bit 0, utiliza 2 Bytes para endereço de redes e 2 Bytes para endereçamento de hosts. Os números 127 do primeiro Byte e 255 do último Byte são reservados para funções especiais. Esta classe abrange aproximadamente 65 mil hosts.

8 Endereços IP Classe C - Utilizam 3 Bytes para identificar a rede e apenas 1 Byte para os hosts. Os endereços acima de 223 no primeiro octeto não são utilizados e são reservados a tecnologias futuras. Cada sub-rede pode possuir 254 hosts. Classe D e E - São para sistemas não comerciais, sendo utilizada em alguns sistemas multicast, ou seja, só se pode enviar dados para uma máquina configurada para tal propósito e em testes de novas implementações TCP/IP.

9 Endereços IP

10 Gateway Padrão Gateway Padrão Para acessar as redes externas, uma rede deve possuir um servidor pelo qual o sinal irá trafegar até o backbone principal da internet. Sendo este servidor um portão para a internet. Este portão é chamado de Gateway. Assim como um host, o gateway também possui um endereço IP, porém ele tem a função de repassar os pacotes para as redes externas e de receber os pacotes externos e enviar para os endereços internos determinados

11 Máscara de Sub-Rede Máscara de Sub-Rede A máscara de sub-rede informa aos dispositivos qual parte de um endereço é o campo da rede e qual parte é o endereço dos hosts. Normalmente é configurada de maneira que onde há 1 é endereço de rede e 0, endereço de hosts. Como ela atua em cima do endereço IP, o seu tamanho será também de 32 bits. Para se identificar a sub-rede, utilizamos a notação CIDR (Classless Inter-Domain Routing), onde informamos depois do endereço IP um número que indica a quantidade de bits 1 existente na máscara. Exemplo: /16, onde é o endereço da rede e a máscara de sub-rede ( )

12 Máscara de Sub-Rede Aqui vemos um exemplo de máscaras de sub-rede nas classes de IP. Estas classes de endereços IP dentro de uma empresa está intimamente ligado ao uso dos protocolos DHCP.

13 Dynamic Host Configuration Protocol
DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo que provê um meio para alocar endereços IP dinamicamente. Ou seja, ele permite que os hosts recebam suas configurações na rede automaticamente a partir de um servidor central, sem a necessidade de qualquer configuração manual.

14 Dynamic Host Configuration Protocol
Ao se conectar um novo host em uma rede, o DHCP envia um pacote de broadcast (IP ) que é transmitido para todos os hosts da rede. O servidor DHCP recebe a mensagem e responde ao endereço IP (endereço da rede) encaminhando o pacote ao MAC de origem da solicitação. Este pacote possui as configurações de rede geradas pelo servidor DHCP (normalmente em um roteador) que são o endereço IP deste host, máscara da sub-rede onde ele se encontra, gateway e endereço dos servidores DNS. O servidor configura o endereço do novo host retirando um não utilizado em uma faixa de endereço disponíveis.

15 Dynamic Host Configuration Protocol

16 Dynamic Host Configuration Protocol
O DHCP oferece 3 formas de funcionamento: Automática - Define-se uma faixa de endereços IP que são disponibilizados aos hosts que o solicitam ao servidor DHCP. Dinâmica - Neste modo, se procede da mesma forma que a automática, porém a conexão com o computador e o endereço IP disponibilizado permanece apenas por determinado período de tempo pré-configurado. Manual - Neste modo o endereço IP e a máscara de sub-rede são definidas de maneira manual, sendo o endereço IP fixo para cada placa de rede. O DHCP é importante para facilitar a utilização da rede de maneira a poupar o tempo de configuração de cada estação conectada.

17 Fim


Carregar ppt "Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google