A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGÊNCIA e DOCÊNCIA na IPB 30 de abril de 2011 SUMÁRIO 1.DEFINIÇÕES 2.TEORIA GRAMSCIANA 3.PRESBÍTERO NO VT 4.PRESBÍTERO NO NT 5.CONCLUSÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGÊNCIA e DOCÊNCIA na IPB 30 de abril de 2011 SUMÁRIO 1.DEFINIÇÕES 2.TEORIA GRAMSCIANA 3.PRESBÍTERO NO VT 4.PRESBÍTERO NO NT 5.CONCLUSÕES."— Transcrição da apresentação:

1

2 REGÊNCIA e DOCÊNCIA na IPB 30 de abril de 2011

3 SUMÁRIO 1.DEFINIÇÕES 2.TEORIA GRAMSCIANA 3.PRESBÍTERO NO VT 4.PRESBÍTERO NO NT 5.CONCLUSÕES

4 1. Teoria Gramsciana

5 Antonio Gramsci ( ), pensador e político foi um dos fundadores do Partido Comunista Italiano em 1921, e o primeiro teórico marxista a defender que a revolução na Europa Ocidental teria que se desviar muito do rumo seguido pelos bolcheviques russos, capitaneados por Lenin ( ) e seguido por Stalin ( ).

6 Gramsci professava que a implantação do comunismo não deve se dar pela forma, como aconteceu na Rússia, mas de forma pacífica e sorrateira, infiltrando, lenta e gradualmente, a idéia revolucionária. A estratégia é utilizar-se de diplomas legais e de ações políticas que sejam docilmente aceitas pelo povo, e

7 e segundo ele, os principais objetivos de luta pela mudança são conquistar, um após outro, todos os instrumentos de difusão ideológica (escolas, universidades, editoras, meios de comunicação social, artistas, sindicatos etc.), uma vez que, os principais confrontos ocorrem na esfera cultural e não nas fábricas, nas ruas ou nos quartéis.

8 entorpecendo consciências e massificando a sociedade com uma propaganda subliminar, imperceptível aos mais incautos que, a priori, representam a grande maioria da população, de modo que, entorpecidos pelo melífluo discurso gramsciano, as consciências já não possam mais perceber o engodo em que estão sendo envolvidas.

9 Segundo a doutora Marli Nogueira: Uma vez superada a opinião que essa mesma sociedade tinha a respeito de várias questões, atinge-se o que Gramsci denominava superação do senso- comum, que outra coisa não é senão a hegemonia de pensamento. Cada um de nós passa, assim, a ser um ventríloquo a repetir, impensadamente, as opiniões que já vem prontas do forno ideológico.

10 Exemplos: Teoria do desarmamento no Brasil Referendo em ,94% NÃO 36,06 % SIM As mortes são causadas pelas armas na mão da população

11 Teorias Criacionismo Evolução x Transformismo

12 Provar que Deus não existe Provar que Deus existe Questão de fé

13 Os deuses do absurdo Teoria do Big Bang Deus racional Relato de Gênesis (exnihilo)

14 Jeremias Não aprendais os caminhos dos gentios 1º, 2º e 3º foram dias de criação preparatória. 4º, 5º e 6º foram dias de criação para preenchimento. Controle de qualidade (viu que era bom)

15 Os deuses impessoais e o Deus pessoal Não existe a necessidade de um Criador pessoal, apenas de um processo criador natural e espontâneo.

16 DNA exabytes. Isso equivale a cerca de 295 bilhões de gigabytes é o tamanho do arquivo do conhecimento gerado pelo homem - há cerca de cem vezes mais informação codificada no DNA humano do que em todos os livros Folha de São Paulo Caderno Ciência 11 Fev 2011

17 Vontade Emoção Intelecto Até quando cocheareis entre dois pensamentos? 1 Reis razão da esperança que há em nós 1 Pedro 3.15

18 2. O presbítero no Velho Testamento Ancião Conselho de anciões Ex 3 e Ex 18 Dt 6

19 REGÊNCIA Ato ou efeito de reger governar; administrar; dirigir Rulers Ex 18: 20 ss

20 O OFÍCIO DE PRESBÍTERO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA Administrar é gerir, reger, velar, governar, aplicar, conferir, ministrar, funcionar no sentido ativo e, não, meramente, como um rei num trono. O Ofício do Presbítero F. Martins Casa Editora Presbiteriana

21 Gerindo, o presbítero assume a responsabilidade de quem tem contas a prestar. Regendo, o presbítero governa, guia, pilota, como se estivesse sozinho com um barco em pleno mar.

22 Velando (oração), ele cerca o cargo da proteção que merece, exerce a função com perseverança Ministrando, em nome de Deus, o presbítero está concretizando o ideal cristão de servir.

23 Ex ss Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.

24 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza ; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo.

25 DOCÊNCIA Qualidade de docente; exercício do magistério Que ensina

26 Dt 6.4 ss Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força..

27 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

28 3. O presbítero no Novo Testamento Bispo-Presbsbítero Diácono

29 Ef 2.1ss Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

30 1 Tm 3: 1 ss Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;

31 Presbíteros são Pastores Pastores são Presbíteros cuidar do rebanho O Coração de Pastor John Sittema 2ª edição Casa Editora Presbiteriana

32 CONCLUSÃO cuidar do rebanho Escola Dominical Classe de crianças

33 CONCLUSÃO Escola Dominical Classe de pequenos Oração PERGUNTAS?

34 Presb Josedes Castelo Branco Maia Igreja Presbiteriana da Muda – Usina


Carregar ppt "REGÊNCIA e DOCÊNCIA na IPB 30 de abril de 2011 SUMÁRIO 1.DEFINIÇÕES 2.TEORIA GRAMSCIANA 3.PRESBÍTERO NO VT 4.PRESBÍTERO NO NT 5.CONCLUSÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google