A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestra USE – SETEMBRO/08 LE – Parte III Leis Morais - LE – Parte III Lei Divina ou Natural, de Adoração, de Trabalho, de Reprodução, de Conservação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestra USE – SETEMBRO/08 LE – Parte III Leis Morais - LE – Parte III Lei Divina ou Natural, de Adoração, de Trabalho, de Reprodução, de Conservação,"— Transcrição da apresentação:

1 Palestra USE – SETEMBRO/08 LE – Parte III Leis Morais - LE – Parte III Lei Divina ou Natural, de Adoração, de Trabalho, de Reprodução, de Conservação, de Destruição, de Sociedade; 26 Questões; 776 a 802

2 Bibliografia; - Livro dos Espíritos - Outras obras Básicas - Roteiro – Emmanuel - As Leis Morais – Rodolfo Calligaris - A Constituição Divina – Richard Simonetti anos de Kardec – Eurípedes Kühl - ESDE – Tomo II - Artigos da Internet

3 3 Movimento ou marcha para frente e para cima. Avanço natural da humanidade para maior conhecimento e FELICIDADE. Definição; PROGRESSO

4

5 Reflexão s/ o Estado Natural; Lenda mitológica de Adão e Eva; -perderam o Paraíso por cometerem o pecado original Qual foi mesmo o pecado original? (_) Sabemos o que fizeram ; -...desobedeceram a Deus e foram condenados a deixarem o Paraíso castigo ganhar o pão de cada dia com o suor do próprio rosto e mais; com o castigo de ganhar o pão de cada dia com o suor do próprio rosto

6

7

8 MARCHA DO PROGRESSO

9 A Evolução é uma imposição psíquica, progresso é inexorável é uma Lei Natural. O progresso do Espírito humano e por conseqüência o da Humanidade é inexorável. O progresso é Individual, porém, ninguém progride sozinho.

10 780. O progresso moral é sempre acompanhado do intelectual? – É sua conseqüência, mas nem sempre o segue imediatamente. (O desenvolvimento intelectual aumenta a responsabilidade dos nossos atos. Quem sabe, não tem mais o atenuante da ignorância)

11 O progresso Intelectual e o Moral, raramente andam juntos, há muitos homens cultos e atrasados moralmente. A inteligência e a cultura não garantem estatura Moral. O desenvolvimento intelectual e moral são duas forças que se equilibram com o tempo.

12 Emmanuel em Roteiro: Da sensação à irritabilidade, da irritabilidade ao instinto, do instinto à inteligência e da inteligência ao discernimento, séculos e séculos correram incessantes. A Evolução é fruto do tempo infinito (O progresso intelectual necessariamente, não tem relação direta com a essência do ser humano. O progresso Intelectual e Moral é sempre Cumulativo – o estoque aumenta)

13 Em O Céu e o Inferno, Kardec diz; Todo Espírito que se atrasa não pode queixar-se senão de si mesmo, assim como aquele que avança tem todo o mérito do seu progresso (Idade Média, Por ex.)

14

15 Rosa Parks; Na cidade de Montgomery, estado do Alabama, em 1955, costureira negra Rosa Parks entrou num ônibus de volta para casa após um dia de trabalho e, cansada, sentou-se nos bancos da frente do ônibus, local proibido aos negros pelas leis do estado.MontgomeryAlabama 1955Rosa Parks recusou-se, foi presa, julgada e condenada. Intimada a dar seu lugar a um passageiro branco, recusou-se, foi presa, julgada e condenada. manifestações de apoio e revolta boicote igualdade Seu ato e sua prisão deflagraram uma onda de manifestações de apoio e revolta, além do boicote da população aos transportes urbanos, dando início, de forma prática, à luta da sociedade negra por igualdade.

16 382 falência lei extinta. // O boicote durou 382 dias, quase levando à falência o sistema urbano de transportes (a maioria dos passageiros era de negros pobres) e acabando somente quando a lei que separava brancos e negros nos ônibus de Montgomery foi extinta. // As leis humanas mudam com o progresso e mudarão até que sejam colocadas em harmonia com as Leis Divinas. (À medida que progredimos vamos mudando nossos hábitos, costumes, e as leis civis vão se modificando sempre para melhor)

17 - Nas transformações sociais, o homem geralmente só é sensível à desordem, a confusão e insegurança momentâneas que o atingem nos seus interesses materiais e imediatos.

18

19

20

21

22 ESE – Cap. 17, item 8; Pelo orgulho é que as Humanidades se perderam sucessivamente; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir

23 POVOS DEGENERADOS;

24 Onde estão as conquistas violentas de Alexandre Magno, de Julio Cesar, de Napoleão, de Hitler, e outros adeptos da força bruta ? (vide situação atual no Iraque, etc.) Precisamos da globalização da fraternidade.

25

26

27 CIVILIZAÇÃO;

28 Uma Civilização exprime o estágio moral da maioria dos homens que nela vivem.

29 PROGRESSO DA LEGISLAÇÃO HUMANA 794. A sociedade poderia ser regida só pelas leis naturais sem a colaboração das leis humanas? – Poderia se as compreendesse bem, se o homem tivesse vontade suficiente para praticá-las (...) Gandhi; Sermão da Montanha Se se perdessem todos os livros sagrados da humanidade e todos os c ó digos de leis e s ó se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido

30 INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO

31 marcha postulados Espíritasmais rápida Cristianismo Kardec previu que a marcha da aceitação dos postulados Espíritas, será mais rápida que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre os caminhos e está nele apoiado.

32 Armadilhas do Orgulho e da Vaidade. humildade Tenhamos, humildade para avaliar nossas atitudes e corrigir os rumos sempre que necessário. A Doutrina Espírita será o que dela fizermos A Doutrina Espírita será o que dela fizermos ensinamentos Progresso Os ensinamentos do Espiritismo, se colocados em prática contribuem para o Progresso do ser humano.

33 23/01/2003 CONCLUSÃO; CONCLUSÃO;

34 Se formos negligentes, estaremos jogando fora a oportunidade preciosa de acrescentar valores morais ao nosso patrimônio espiritual - nosso tesouro. (a fila é grande)

35 VER TEMPO OUTRAS REFLEXÕES slides 36 e 37; (SE NÃO

36 Planeta(similar à Terra) – do Sistema de Capela – Regeneração – Cerca de 10 mil anos, encarnaram na Terra – entre selvagens – Egito, Índia, Israel e Europa – proporcionaram um grande salto evolutivo; (cultivar a terra, concentração em cidades, aprimorou a escrita, inventou os utensílios de metal, domesticou os animais...). A grande maioria já retornou ao seu planeta de origem, mas restam alguns entre nós, requintados intelectualmente, mas ainda presos ao mal.

37 Em 1999, Simonetti diz que estamos às vésperas de dois novos surtos migratórios em nosso planeta. 1º - Encarnação de Espíritos altamente evoluídos, em todos os campos do conhecimento. 2º - Milhões de Espíritos ACOMODADOS, ligados ao Mal, semelhantes aos de Capela, que também aprenderão à custa de muitas lágrimas, a respeitar os valores da vida. Daí surgirá a Civilização do 3º Milênio, baseada nos princípios Cristãos. //


Carregar ppt "Palestra USE – SETEMBRO/08 LE – Parte III Leis Morais - LE – Parte III Lei Divina ou Natural, de Adoração, de Trabalho, de Reprodução, de Conservação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google