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TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 1 Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio.

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Apresentação em tema: "TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 1 Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio."— Transcrição da apresentação:

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2 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 1 Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ PARTE II EIXO ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS

3 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 2 Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ. 2011

4 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 3 ESTE TEXTO FOI PRODUZIDO POR GILSON CARVALHO MÉDICO PEDIATRA E DE SAÚDE PÚBLICA QUE ADOTA A POLÍTICA DO COPYLEFT PODENDO SER USADO, REPRODUZIDO, MULTIPLICADO, POR QUALQUER MEIO, INDEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. TODO CONTATO,SUGESTÃO, OPINIÃO, CRÍTICA SERÁ SEMPRE BENVINDA GILSON CARVALHO - RUA SAUL VIEIRA 84 JARDIM DAS COLINAS - CEP São José dos Campos - SP TEL. 0 –XX MEUS ESCRITOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA BAIXAR NO SITE

5 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 4 EIXO Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS SUB-EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; SUB-EIXO II - Participação da comunidade e controle social; SUB-EIXO III - Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

6 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. 5 Municipal 1 /4 a 15/7 de 2011; Estadual 16/7 a 31/10 de 2011; Nacional 30/11 a 4/12 de 2011

7 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 6 "Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. "Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. A esse compromisso eu não renunciarei." Dilma Presidente do Brasil

8 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE. gilson carvalho 7 Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS

9 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 8 QUALIDADEEMSAÚDE

10 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 9

11 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 10 SAÚDE SAÚDE TEM DETERMINAÇÃO ALÉM DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE

12 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 11 VIVER MAIS E MELHOR É RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS, SOCIEDADE, GOVERNOS INCLUI AÇÕES ESPECÍFICAS DE SAÚDE E AÇÕES GENÉRICAS DE TODOS OS SETORES DO SABER E DA AÇÃO HUMANA

13 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 12 QUALIDADE A BUSCA DA QUALIDADE COMO VALOR POSITIVO A BUSCA DA QUALIDADE COMO VALOR POSITIVO QUALIDADE É A RELAÇÃO PREFERIDA E APROVADA ENTRE MEIOS E FINS DONABEDIAN

14 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 13 QUALIDADE OS SETE PILARES DE DONABEDIAN EFICÁCIA (objetivos) EFETIVIDADE (resultados) EFICIÊNCIA (custo-benefício) OTIMIZAÇÃO (o melhor sem perda) ACEITABILIDADE (indivíduo-família) LEGITIMIDADE (sociedade) EQUIDADE (mais ao que mais necessita)

15 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE GILSON CARVALHO 14 OS SETE PILARES DA QUALIDADE DE DONABEDIAN ENCADEADOS UNS AOS OUTROS QUALIDADE É ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS (EFICÁCIA) COM BONS RESULTADOS (EFETIVIDADE), SOCIALMENTE ACEITOS (LEGITIMIDADE) QUE ATENDAM AOS DESEJOS E ANSEIOS DAS PESSOAS (ACEITABILIDADE), DISTRIBUIDOS COM JUSTIÇA (EQUIDADE) COM A MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO (EFICIÊNCIA) SEM PREJUIZO DA QUALIDADE (OTIMIZAÇÃO).

16 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 15 TRÊS COMPONENTES ESSENCIAIS DA QUALIDADE EM SAÚDE: BASE CIENTÍFICA (BEM E PROTOCOLOS) BASE ÉTICA (ÉTICA DA CIDADANIA) BASE HUMANA (VISÃO NECESSITADO)

17 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 16 ACESSODEQUALIDADE EM SAÚDE

18 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 17 CF Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

19 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 18 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO ACESSO = ENTRADA UNIVERSAL = PARA TODOS IGUALITÁRIO = DA MESMA FORMA

20 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 19 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO A ENTRADA NA SAÚDE EM SUA CIDADE: É PARA TODOS? É IGUAL?

21 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 20 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO PROBLEMAS DE INSUFICIÊNCIA E INEFICIÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL

22 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 21 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO EXISTEM TAMBÉM CAUSAS ÉTICAS LIGADAS À CORRUPÇÃO DAS PROPINAS, DA CPF, DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL

23 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 22 A PROVA MAIS EVIDENTE DA NEGAÇÃO OU DISTÚRBIOS DO ACESSO É A FILA

24 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 23 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA É DETESTADA. FILA É UMA SITUAÇÃO DETESTADA POR TODOS E TOLERADA COM MAIOR OU MENOR IMPACIÊNCIA

25 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 24 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA: QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA NO PÚBLICO E NO PRIVADO A FILA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SETORES - NO PÚBLICO E NO PRIVADO: BANCO – IGREJA COMÉRCIO-INDÚSTRIA – LAZER (CINEMA, CIRCO, FUTEBOL)… PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO... ESTRADAS – PEDÁGIOS – RUAS...

26 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 25 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? INACEITÁVEL NA SAÚDE. COMPREENDIDA E ACEITA EM VÁRIOS SETORES... INACEITÁVEL NA SAÚDE PELO RISCO REAL E PELO EMOCIONAL... MAS PRESENTE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

27 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 26 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. OFERTA PEQUENA POR INEXISTÊNCIA DE SERVIÇOS SUFICIENTES: FALTA DINHEIRO OU MELHOR USO DO DINHEIRO INEXISTÊNCIA DE SERVIÇOS SUFICIENTES: FALTA DINHEIRO OU MELHOR USO DO DINHEIRO MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO INEXISTÊNCIA DE PROFISSIONAIS POR BAIXO ATRATIVO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO INEXISTÊNCIA DE PROFISSIONAIS POR BAIXO ATRATIVO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO

28 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 27 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. DEMANDA EXCESSIVA: CARGA DE DOENÇAS NÃO PREVENIDAS OU MAL CONTROLADAS CARGA DE DOENÇAS NÃO PREVENIDAS OU MAL CONTROLADAS PROCESSO DE TRABALHO INADEQUADO (REPRISE DE DEMANDA) PROCESSO DE TRABALHO INADEQUADO (REPRISE DE DEMANDA) BUSCA INDEVIDA POR DESORIENTAÇÃO DAS PESSOAS BUSCA INDEVIDA POR DESORIENTAÇÃO DAS PESSOAS

29 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 28 PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA SAÍDAS EXISTEM? MAIS DINHEIRO E MAIS GESTÃO CONSCIÊNCIA DE NECESSIDADE DE MUDANÇA PELOS GESTORES E USUÁRIOS; CONSCIÊNCIA DE NECESSIDADE DE MUDANÇA PELOS GESTORES E USUÁRIOS; REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO: MAIS QUALIDADE DIMINUINDO DEMANDA REPRISADA; REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO: MAIS QUALIDADE DIMINUINDO DEMANDA REPRISADA; MAIS PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE MELHORA MAIS PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE MELHORA

30 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 29 ACOLHIMENTODEQUALIDADE EM SAÚDE

31 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 30 DUAS ABORDAGENS DE ACOLHIMENTO: UMA ORGANIZATIVA, MATERIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS E ROTINAS OUTRA: O ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS

32 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHIMENTO COMO CONCEITO EXPANDIDO: ACOLHIMENTO COMO CONCEITO EXPANDIDO: DO HUMANO DA RELAÇÃO INTERPESSOAL AO HUMANO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DAS PESSOAS

33 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 32 ACOLHIMENTO DE BASE ORGANIZATIVA DOS SERVIÇOS: ORGANIZAÇÃO DA RECEPÇÃO: FILA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ETC ORGANIZAÇÃO DA RECEPÇÃO: FILA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ETC ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE: LIMPEZA, BELEZA, FUNCIONALIDADE ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE: LIMPEZA, BELEZA, FUNCIONALIDADE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO: PROTOCOLOS, ROTINAS, INFORMÁTICA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO: PROTOCOLOS, ROTINAS, INFORMÁTICA RESPOSTA UNIVERSAL ÀS DEMANDAS RESPOSTA UNIVERSAL ÀS DEMANDAS

34 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO DESUMANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS DA FALTA DE REMÉDIOS, EQUIPAMENTOS, EXAMES, LEITOS GERAIS E DE UTI DA FALTA DE REMÉDIOS, EQUIPAMENTOS, EXAMES, LEITOS GERAIS E DE UTI DAS FILAS E DAS CONDIÇÕES DE ESPERA PARA OS PACIENTES DAS FILAS E DAS CONDIÇÕES DE ESPERA PARA OS PACIENTES DA SUJEIRA DAS INSTALAÇÕES, DOS BANHEIROS IMUNDOS, DA FALTA DE P.H. DA SUJEIRA DAS INSTALAÇÕES, DOS BANHEIROS IMUNDOS, DA FALTA DE P.H.

35 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO DESUMANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA MULTIPLICIDADE DE BUROCRACIAS: PAPÉIS, ROTINAS, CÓDIGOS E AGORA, O COMPUTADOR!!!... DA MULTIPLICIDADE DE BUROCRACIAS: PAPÉIS, ROTINAS, CÓDIGOS E AGORA, O COMPUTADOR!!!... DAS CONDIÇÕES DESUMANAS DE TRABALHO DAS CONDIÇÕES DESUMANAS DE TRABALHO DOS SEMPRE E ETERNAMENTE BAIXOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SEMPRE E ETERNAMENTE BAIXOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO CONTINUADA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E NÃO APENAS DE GRUPOS DA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO CONTINUADA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E NÃO APENAS DE GRUPOS

36 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS AINDA QUE HUMANIZAR ESTEJA MAIS AFETO À RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, EXISTE UM ENTENDIMENTO MAIS ABRANGENTE AO TRATARMOS DE INSTITUIÇÕES DESUMANAS AS PESSOAS QUE ESTÃO POR TRÁS DE UMA INSTITUIÇÃO (NÃO HÁ INSTITUIÇÃO QUE SE SUSTENTE SEM ELAS) TENDEM A TRANSFORMAR A APARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE DETERMINADAS INSTITUIÇÕES DESUMANOS É A MARCA DA DESUMANIZAÇÃO TRANSCENDENDO A RELAÇÃO INTERPESSOAL E IMPREGNANDO AS INSTITUIÇÕES… EXISTEM MARCAS MUTÁVEIS PELOS QUE NELA LABUTAM E OUTRAS QUE TRANSCENDEM SEU PODER DE CONTROLE… TRABALHAR NAS POSSÍVEIS PARA AMENIZAR AS IMPOSSÍVEIS

37 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR:SAÍDAS INSTITUCIONAIS MELHORAR A QUANTIDADE : FILAS SÃO TODAS DESUMANAS – BUSCAR A SUFICIÊNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA ROTINA; TER MAIS SERVIÇOS E AÇÕES; RACIONALIZAR O USO SUPERANDO DEMANDAS DESNECESSÁRIAS e INDUZINDO AS NECESSÁRIAS FILAS SÃO TODAS DESUMANAS – BUSCAR A SUFICIÊNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA ROTINA; TER MAIS SERVIÇOS E AÇÕES; RACIONALIZAR O USO SUPERANDO DEMANDAS DESNECESSÁRIAS e INDUZINDO AS NECESSÁRIAS MELHORAR A QUALIDADE: MAIOR RESOLUTIVIDADE COM MENOR PERDA DE TEMPO MAIOR RESOLUTIVIDADE COM MENOR PERDA DE TEMPO

38 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS INSTALAÇÕES: APARÊNCIA (LIMPEZA, ASPECTO AGRADÁVEL, QUADRO DE AVISOS), ACOMODAÇÃO DE ESPERA SUFICIENTE E BOA, SANITÁRIOS LIMPOS E COM PH… BOM ADEQUAÇÃO DA PLANTA FÍSICA AO OBJETO DA AÇÃO COMUNICAÇÃO: COM PESSOAL PRÓPRIO E COM A CLIENTELA e INTRA E EXTRA INSTITUCIONAL; INFORMAÇÕES CLARAS (LOCAL, ESPERA, HORÁRIOS, SERVIÇOS, PRÉ- REQUISITOS, ACOMPANHANTES, VISITAS) FLUXO: EFICIENTIZAR OS FLUXOS INTER E INTRAINSTITUCIONAL (DESBUROCRATIZAR OS FLUXOS) EX. COLHEITA DE MATERIAL E ENTREGA DE RESULTADOS À NOITE, NOS FINS DE SEMANA, EXAMES PERTO DE CASA, RESULTADOS NAS PAPELETAS OU IMPRESSOS NAS UNIDADES?

39 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS GESTÃO DE PESSOAS: COMPROMISSO DO EMPREGADOR: CONDIÇÕES DE TRABALHO CONDIÇÕES DE SALÁRIOS, EDUCAÇÃO CONTINUADA; CONDIÇÕES DE SALÁRIOS, EDUCAÇÃO CONTINUADA; COMPROMISSO DOS TRABALHADORES: TÉCNICO, HUMANO E SOCIAL DAR APOIO AO EMOCIONAL DOS TRABALHADORES DE SAÚDE CONTROLE DO CIDADÃO: DIREITOS DO PACIENTE USUÁRIO E DOS FAMILIARES CONSELHO GESTOR DE UNIDADE SISTEMA DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO INTRA E INTERINSTITUCIONAL INTEGRALIDADERESOLUTIVIDADE

40 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS EXISTE UM PUNHADO DE COISAS SIMPLES QUE NÃO DEPENDEM DE MAIS RECURSOS, MAS DE SEU MELHOR USO EXISTE UM PUNHADO DE COISAS SIMPLES QUE NÃO DEPENDEM DE MAIS RECURSOS, MAS DE SEU MELHOR USO TRABALHAR COM O EMOCIONAL DE SEUS TRABALHADORES: SUPERVISÃO PROFISSIONAL DISPONÍVEL PERMANENTEMENTE, OFICINAS, TEXTOS PARA REFLEXÃO TRABALHAR COM O EMOCIONAL DE SEUS TRABALHADORES: SUPERVISÃO PROFISSIONAL DISPONÍVEL PERMANENTEMENTE, OFICINAS, TEXTOS PARA REFLEXÃO TRABALHAR COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO E SOBRE O USO CORRETO DOS RECURSOS DE SAÚDE TRABALHAR COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO E SOBRE O USO CORRETO DOS RECURSOS DE SAÚDE

41 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 40 ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS ACOLHIMENTO NO CAMPO DAS RELAÇÕES CUJA BASE É A ÉTICA

42 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADEÉTICA HOUAISS: CONJUNTO DE REGRAS E PRECEITOS DE ORDEM VALORATIVA. MELHORAMENTOS: VALORES MORAIS E PRINCÍPIOS IDEAIS DA CONDUTA HUMANA AURÉLIO: JUÍZOS DE APRECIAÇÃO QUE SE REFEREM À CONDUTA HUMANA SUSCETÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO BEM E DO MAL. gilson carvalho

43 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE SEGUNDO LEONARDO BOFF: ÉTICA = CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE REGEM, TRANSCULTURALMENTE, O COMPORTAMENTO HUMANO NO SENTIDO DE SER CONSCIENTE, LIVRE E RESPONSÁVEL. CONSTRÓI PESSOAL E SOCIALMENTE O HABITAT HUMANO. MORAL = FORMAS CONCRETAS PELAS QUAIS A ÉTICA SE HISTORIZA. AS MORAIS SÃO DIFERENTES POR CAUSA DAS CULTURAS E DOS TEMPOS HISTÓRICOS DIFERENTES. TODAS AS MORAIS REMETEM À ÉTICA DO HUMANO FUNDAMENTAL QUE É UMA SÓ. gilson carvalho

44 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE VALORES-BENS: MORAIS, CIENTÍFICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS VALORES-BENS UNIVERSAIS (SOBERANOS): LIBERDADE – JUSTIÇA – BONDADE – VERDADE - BELEZA gilson carvalho

45 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE SE A VIDA É NA CONVIVÊNCIA… SE CADA UM TEM SEU PAPEL… SE TODOS TÊM QUE ESTAR COMPROMETIDOS COM TODOS ATRAVÉS DE SUA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE… COMO DEVE SE DAR A RELAÇÃO DAS PESSOAS? DOS SERES HUMANOS? gilson carvalho

46 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A RELAÇÃO SE FAZ ATRAVÉS DA A RELAÇÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL LINGUAGENS:VESTIMENTA POSTURA DO CORPO GESTOS GESTOS EXPRESSÃO FACIAL PALAVRA gilson carvalho

47 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ESTA COMUNICAÇÃO PODE SE DAR COM: NEGAÇÃO DA RELAÇÃO ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO OU

48 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS MAL RECEBIDOS? NEGAÇÃO DA RELAÇÃO: AGRESSIVIDADE AGRESSIVIDADE GOZAÇÃO GOZAÇÃO IRONIA IRONIA DEBOCHE DEBOCHE DESDÉM DESDÉM IMPACIÊNCIA IMPACIÊNCIA DESLEIXO DESLEIXO INDIFERENÇA INDIFERENÇA DISCRIMINAÇÃO… DISCRIMINAÇÃO… gilson carvalho

49 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS BEM RECEBIDOS? ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO ENCONTRO DE ACOLHIMENTO ENCONTRO DE ACOLHIMENTO OLHAR NOS OLHOS OLHAR NOS OLHOS OLHAR DE INCLUSÃO OLHAR DE INCLUSÃO CORDIALIDADE - SINCERIDADE CORDIALIDADE - SINCERIDADE ESCUTA – ENTENDIMENTO ESCUTA – ENTENDIMENTO RESPOSTA (EXPLICAÇÃO) RESPOSTA (EXPLICAÇÃO) PACIÊNCIA PACIÊNCIA DIVISÃO DO RISCO DO IMPONDERÁVEL DIVISÃO DO RISCO DO IMPONDERÁVEL ABERTURA PARA NOVOS ENCONTROS ABERTURA PARA NOVOS ENCONTROS

50 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A FALTA DE QUALIDADE: A DESUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DO ACOLHIMENTO gilson carvalho

51 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE DE QUE SE QUEIXAM AS PESSOAS EM RELAÇÃO AO DESUMANO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? NÃO OLHOU PARA MIM NÃO OLHOU PARA MIM NÃO ME CUMPRIMENTOU NÃO ME CUMPRIMENTOU NÃO ME EXAMINOU NÃO ME EXAMINOU NÃO DISSE O QUE TENHO NÃO DISSE O QUE TENHO NÃO ME EXPLICOU NADA NÃO ME EXPLICOU NADA ENTREGOU A RECEITA E PRONTO ENTREGOU A RECEITA E PRONTO RESPONDEU BRUTO PARA MIM RESPONDEU BRUTO PARA MIM gilson carvalho

52 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ADMINISTRATIVOS, AUXILIARES E TÉCNICOS, EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS E EM ESPECIAL AOS MÉDICOS: TRATAM A GENTE MAL TRATAM A GENTE MAL NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS VIVEM MANDANDO A GENTE FAZER AS COISAS MAS QUANDO ACONTECE PROBLEMA SÃO OS PRIMEIROS A DIZER: COM ORDEM DE QUEM FEZ ISTO? VIVEM MANDANDO A GENTE FAZER AS COISAS MAS QUANDO ACONTECE PROBLEMA SÃO OS PRIMEIROS A DIZER: COM ORDEM DE QUEM FEZ ISTO? USAM A GENTE PARA ENCOBRIR SEUS ERROS, SUAS FALTAS, SUAS AUSÊNCIAS ETC. USAM A GENTE PARA ENCOBRIR SEUS ERROS, SUAS FALTAS, SUAS AUSÊNCIAS ETC. gilson carvalho

53 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, UNS DOS OUTROS, ESPECIALMENTE MÉDICO DE MÉDICO: OS COLEGAS NÃO TÊM ÉTICA: FALAM MAL UNS DOS OUTROS… NUNCA NA FRENTE… OS COLEGAS NÃO TÊM ÉTICA: FALAM MAL UNS DOS OUTROS… NUNCA NA FRENTE… QUANDO NÃO FALAM … INSINUAM QUANDO NÃO FALAM … INSINUAM NOS TRATAM MAL OU COM INDIFERENÇA NA REFERÊNCIA PÚBLICA (NÃO POR PRODUÇÃO) E OS MESMOS NOS BAJULAM SE A REFERÊNCIA É PRIVADA OU POR PRODUÇÃO NOS TRATAM MAL OU COM INDIFERENÇA NA REFERÊNCIA PÚBLICA (NÃO POR PRODUÇÃO) E OS MESMOS NOS BAJULAM SE A REFERÊNCIA É PRIVADA OU POR PRODUÇÃO MUDAM PRESCRIÇÃO DA GENTE… SEM CRITÉRIO… SEM SUPORTE TÉCNICO… MUDAM PRESCRIÇÃO DA GENTE… SEM CRITÉRIO… SEM SUPORTE TÉCNICO… gilson carvalho

54 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE VÃO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: MUITOS CHEGAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE JÁ AGREDINDO A GENTE MUITOS CHEGAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE JÁ AGREDINDO A GENTE NÃO NOS ESCUTAM QUANDO EXPLICAMOS AS COISAS NÃO NOS ESCUTAM QUANDO EXPLICAMOS AS COISAS ALGUNS NOS AGRIDEM COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO ALGUNS NOS AGRIDEM COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO QUANDO ALGUMA COISA ACONTECE QUE NÃO GOSTAM OU NÃO ESPERAVAM, JÁ DIZEM QUE VÃO RECLAMAR NA RÁDIO, NO JORNAL, NA TELEVISÃO? QUANDO ALGUMA COISA ACONTECE QUE NÃO GOSTAM OU NÃO ESPERAVAM, JÁ DIZEM QUE VÃO RECLAMAR NA RÁDIO, NO JORNAL, NA TELEVISÃO? MUITOS NÃO TÊM PACIÊNCIA DE ESPERAR, FICAM BRAVOS QUANDO DOENTES MAIS GRAVES TÊM QUE PASSAR NA FRENTE MUITOS NÃO TÊM PACIÊNCIA DE ESPERAR, FICAM BRAVOS QUANDO DOENTES MAIS GRAVES TÊM QUE PASSAR NA FRENTE MUITOS ACHAM SEMPRE QUE SÓ A SUA DOENÇA É IMPORTANTE E SEMPRE MAIS IMPORTANTE QUE A DOS OUTROS MUITOS ACHAM SEMPRE QUE SÓ A SUA DOENÇA É IMPORTANTE E SEMPRE MAIS IMPORTANTE QUE A DOS OUTROS MUITOS NOS AGRIDEM E NÃO QUEREM ENTENDER QUE NÓS QUE ESTAMOS ATENDENDO, MUITAS VEZES, SOMOS VÍTIMAS COMO ELES … SE A FILA NÃO ANDA NÃO É POR NOSSA CAUSA QUE ESTAMOS ATENDENDO… MAS PELOS QUE FALTARAM, PELOS QUE NÃO TÊM… ETC. MUITOS NOS AGRIDEM E NÃO QUEREM ENTENDER QUE NÓS QUE ESTAMOS ATENDENDO, MUITAS VEZES, SOMOS VÍTIMAS COMO ELES … SE A FILA NÃO ANDA NÃO É POR NOSSA CAUSA QUE ESTAMOS ATENDENDO… MAS PELOS QUE FALTARAM, PELOS QUE NÃO TÊM… ETC. gilson carvalho

55 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE COMO HUMANIZAR AS RELAÇÕES E AÇÃO PRÁTICA NA SAÚDE gilson carvalho

56 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE O NOVO (A VOLTA AO VELHO) MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE QUE ENCARE SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE VIDA COM QUALIDADE E FELICIDADE TEM QUE SE ALICERÇAR EM DOIS EIXOS ESSENCIAIS: O NOVO (A VOLTA AO VELHO) MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE QUE ENCARE SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE VIDA COM QUALIDADE E FELICIDADE TEM QUE SE ALICERÇAR EM DOIS EIXOS ESSENCIAIS: MUDANÇA DA RELAÇÃO = RE-HUMANIZAR MUDANÇA DO CONTEÚDO = MUDANÇA DO CONTEÚDO =RE-INTEGRALIZAR gilson carvalho

57 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE É POSSÍVEL FINANCIAR HOJE A EQUIDADE COM POUCO DINHEIRO? UM DOS CAMINHOS É PELOS DOIS EIXOS: O EIXO DA RELAÇÃO: RE-HUMANIZAR O EIXO DO MODELO: RE-INTEGRALIZAR O EIXO DO MODELO: RE-INTEGRALIZAR O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?… O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?… ISTO DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DO PREPARO E COMPROMETIMENTO DO PESSOAL DA SAÚDE gilson carvalho

58 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: A TERNURA DO ENCONTRO ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: A TERNURA DO ENCONTRORECEBERACEITARESCUTAROBSERVAREXAMINARANALISAREXPLICAR EM TUDO E SOBRETUDO: RECONHECER O NÃO SABER gilson carvalho

59 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: O OLHAR:A EXPRESSÃO MAIOR DA RELAÇÃO OLHAR DE INCLUSÃOACONCHEGORESPEITODIGNIDADE OLHAR DE GENTE… AMANDO GENTE. gilson carvalho

60 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE ACOLHER RE-HUMANIZAR: ACOLHER RE-HUMANIZAR: AMORTECER, ALIVIAR O CHOQUE ENTRE A IMPONDERÁVEL FRAGILIDADE DE DOIS SERES HUMANOS QUE SE ENCONTRAM DO PACIENTE O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA DO PROFISSIONAL O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA gilson carvalho

61 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE EXISTEM SAÍDAS PARA RE-HUMANIZAR EXISTEM SAÍDAS PARA RE-HUMANIZAR A PARTIR: DOS PROFISSIONAIS DOS PROFISSIONAIS DOS CIDADÃOS E DAS INTITUIÇÕES DE SAÚDE gilson carvalho

62 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE O PAPEL DOS CIDADÃOS TRABALHADORES DE SAÚDE… LUTAR POR MAIS RECURSOS - U.E.M LUTAR PARA PLANEJAR JUNTOS CIDADÃOS, TRABALHADORES DE SAÚDE, PRESTADORES E GOVERNO AJUDANDO A ADEQUAR NECESSIDADES E DISPONIBILIDADES FISCALIZAR E CONTROLAR PARA QUE RECURSOS FINANCEIROS, MATERIAIS E HUMANOS MESMO SE POUCOS … SEJAM BEM UTILIZADOS AVALIAR OS RESULTADOS PARA QUE ELES ESTEJAM FACILITANDO A CONQUISTA DE MAIS SAÚDE E FELICIDADE. gilson carvalho

63 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A BUSCA DE MAIS RECURSOS E DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS E COMPETÊNCIAS NÃO PODE AMORTECER EM NÓS: A BUSCA DE MAIS RECURSOS E DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS E COMPETÊNCIAS NÃO PODE AMORTECER EM NÓS: A VONTADE DE FAZER BEM FEITO, COM O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, TUDO QUE DEVEMOS FAZER... O USO CORRETO DE NOSSOS POUCOS RECURSOS: GASTAR BEM E FAZER O CERTO DA MELHOR MANEIRA gilson carvalho

64 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A CHAVE DA EFICIÊNCIA DO SUS RESIDE NA GARRA DE SEU PESSOAL (PROBLEMA E SAÍDA) A CHAVE DA EFICIÊNCIA DO SUS RESIDE NA GARRA DE SEU PESSOAL (PROBLEMA E SAÍDA) INVESTIR EM RH: SALÁRIOS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E APRIMORAMENTO PERMANENTE DO PESSOAL; DISCUTIR E COBRAR DOS TRABALHADORES DE SAÚDE O COMPROMISSO DO SABER TÉCNICO, DO SABER SER GENTE (HUMANISMO) E DO COMPROMISSO SOCIAL; RESOLVER OS IMPASSES DOS RH: REPOSIÇÃO DOS FEDERAIS E ESTADUAIS, DA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PSF, ACS, TERCEIRIZAÇÃO, PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIO gilson carvalho

65 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 64 E AGORA? QUAL É A LIÇÃO DE CASA? O SUS ESTÁ AÍ AINDA COM TODAS AS SUAS DEFICIÊNCIAS. SAÚDE É DEVER DO ESTADO MAS DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, DA SOCIEDADE… L.8080 DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, DA SOCIEDADE… L.8080

66 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 65 O QUE NÓS CIDADÃOS TEMOS QUE FAZER? 1. EXIGIR QUE OS GOVERNOS CUMPRAM A LEI E FAÇAM A SUA PARTE 2. FAZER A NOSSA PARTE ATRAVÉS DA NOSSA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE, INDIVIDUALMENTE OU ATRAVÉS DOS CONSELHOS E CONFERÊNCIAS

67 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 66 FAZER A NOSSA PARTE COMO PESSOAS, FAMÍLIA E SOCIEDADE: 1. CONHECER O NOSSO CORPO, AS DOENÇAS, AS MANEIRAS DE PROTEGER E PRESERVAR A SAÚDE: INVESTIR EM EDUCAÇÃO PARA A VIDA E A SAÚDE… 2. USAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL 3. EVITAR O USO DE MEDICAMENTOS, EXAMES, CONSULTAS E INTERNAÇÕES DESNECESSÁRIAS (O QUE ESTÁ FALTANDO PARA UNS TEM VÁRIOS QUE ESTÃO USANDO ERRADO)

68 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A QUALIDADE DE VIDA... A FELICIDADE gilson carvalho

69 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE O OBJETIVO DE TODO O APARATO DE SAÚDE - PESSOAL, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS - É CONSEGUIR A FELICIDADE HUMANA REPRESENTADA MAIS ESPECIFICAMENTE PELA QUALIDADE DE VIDA gilson carvalho

70 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE A BOA QUALIDADE EM SAÚDE, COM MUITO OU POUCO RECURSO, RESIDE NO CORAÇÃO E NA ALMA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A BOA QUALIDADE EM SAÚDE, COM MUITO OU POUCO RECURSO, RESIDE NO CORAÇÃO E NA ALMA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDEDONABEDIAN(adaptado) gilson carvalho

71 TODOS USAMOS O SUS!!! ACESSO & ACOLHIMENTO COM QUALIDADE gilson carvalho 70 "As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir. AD


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