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ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?

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Apresentação em tema: "ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?"— Transcrição da apresentação:

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2 ACOLHIMENTO

3 O que é acolhimento?

4 O que é acolhimento? Acolher significa apreender, compreender e atender as demandas do usuário,dispensando-lhes a devida atenção,com o encaminhamento de ações direcionadas para sua resolutividade.Assim,acolher é um processo de inclusão do usuário do serviço de saúde na rede integrada de atendimento médico e psicossocial,conforme as expectativas e necessidades- percebidas ou não- do paciente.

5 Comportamentos que propiciam a comunicação do paciente:

6 Comportamentos que propiciam a comunicação do paciente:
- Comportamento receptivo e calor humano;  - Escuta ativa; - Linguagem clara e acessível, compatível com o nível educacional do paciente; - Disponibilizar informações de modo geral;

7 Atitudes dos Profissionais de Saúde que favorecem o processo de comunicação e a relação com o paciente

8 Atitudes dos Profissionais de Saúde que favorecem o processo de comunicação e a relação com o paciente -Postura isenta e ética; -Confidencialidade e sigilo; -Respeito e valorização das diferenças; Valorização da participação do paciente em seu processo de cuidado; -Direito de tratamento.  

9 Reflexões

10 Reflexões Profissionais de Saúde: donos da verdade/certo
Vaidade: o que fazemos é o melhor/excepcional Visão a respeito das doenças: variáveis culturais, religiosas, etc. Negar os conhecimentos e valores dos clientes: aprender com eles Diretos e deveres dos clientes do serviço de saúde: faze-los pensar que é favor !! Aceitação positiva incondicional.

11 Adesão ao Tratamento

12 Adesão ao Tratamento È fundamental iniciar o processo de resgate do individuo a partir de fatores positivos de sua existência e no atendimento de suas necessidades biopsicossociais, econômicas e espirituais. Ambiente agradável, recepção acolhedora e métodos que tenham no individual seu ponto forte. Entendemos que o cliente é um sujeito de direitos, deve ser respeitado. Abordagem não verdadeira (mentiras). Terapia do terror Resolver problemas no 1º encontro Cumprimento de horários Parecer que estão fazendo favor (profissionais).

13 Rotinas Administrativas (impessoal/desumanizada)

14 Rotinas Administrativas (impessoal/deshumanizada)
Responsabilidade é dos profissionais de saúde por: Despreparo Não saber lidar com conflitos Proteção (integridade física) Preconceito ( ex. drogas,HIV,etc.) Especificidade e especialidade Profissionais responsabilizando outros profissionais

15 Estrutura Funcional e Física

16 Estrutura Funcional e Física
Instalações físicas e fluxo não são pensados a partir do paciente: Acomodações inadequadas para sala de espera; Corredor estreito e pouco espaço para circulação; Melhores espaços destinados aos técnicos e serviço administrativo; Entrada s/ acesso para cadeirantes.

17 Estrutura Funcional e Física
Funcional: excesso de rotinas administrativas Informações retidas com as pessoas; Desconhecimento e pouca clareza com rotinas e serviços oferecidos; Visão da especialidade “ Isto não é comigo”

18 Cartazes

19 Cartazes Código Penal : Decreto Lei nº 2848 de 07/12/1940
Cada um “deve” estar pronto para ouvir, mas, lento para falar e lento para se irritar ... Código Penal :   Decreto Lei nº 2848 de 07/12/1940   Art Desacatar funcionário público no exercício da sua função ou em razão dela: Pena: Detenção de 06 meses a 02 anos ou multa. 3. Dia ... estaremos fechados das 07x12 hs para reunião de funcionários.


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