A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Planejamento Planejar envolve: –Estabelecer prioridades; –Fixar resultados esperados; –Determinar as intervenções de Enfermagem; –Assegurar que o plano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Planejamento Planejar envolve: –Estabelecer prioridades; –Fixar resultados esperados; –Determinar as intervenções de Enfermagem; –Assegurar que o plano."— Transcrição da apresentação:

1 1 Planejamento Planejar envolve: –Estabelecer prioridades; –Fixar resultados esperados; –Determinar as intervenções de Enfermagem; –Assegurar que o plano seja registrado adequadamente. Principais componentes do plano de cuidados: oProblemas Reais ou Potenciais (Diag); oIntervenções específicas (NIC) oResultados Esperados (NOC) oAvaliação registros de evolução Organizando as Idéias.... Como trabalharemos.....? Diagnóstico de Enfermagem NICNOC ++ NIC Diagnóstico de Enfermagem NOC +

2 2 N.O.C. – Classificação de Resultados de Enfermagem Os resultados atendem a três propósitos: 1.São elementos de medida do plano de cuidados; 2.Podem direcionar as intervenções; 3.São fatores motivadores (prazo). Princípios dos Resultados Centralizados no Cliente I.Enuncia os benefícios que você espera encontrar no cliente. a)Resultados a curto prazo (Ex. conseguirá andar até o banheiro sem auxílio, amanhã) b)Resultados a longo prazo. (Ex. conseguirá andar de forma independente até o final do corredor, três vezes por dia em 10 dias após cirurgia). II.O sujeito do enunciado deve ser o cliente ou responsável. (demonstra conhecer a técnica de adm. de medicamentos SC por volta de 5/10 dias. III.Os resultados esperados costumam ser elaborados para os problemas. IV.A determinação dos resultados esperados exigem que você simplesmente inverta o problema. (problema) Integridade da pele prejudicada. (resultado) pele intacta, sem sinais de irritação fatores de risco controlados.

3 3 N.O.C. – Classificação de Resultados de Enfermagem V.Certifique-se de que os resultados esperados e os indicadores sejam mensuráveis. Verbos recomendados Para a Construção de resultados: Verbos Passíveis de Mensuração Identificar Descrever Desempenhar Relacionar Enunciar Listar verbalizar Segurar demonstrar repartir Expressar Perderá Irá obter Apresenta ausência de Exercitar Comunicar Tossir Andar Levantar Sentar discutir Verbos não passíveis de mensuração (não os utilize) Saber Compreender valorizar Pensar Aceitar sentir Exemplo de Verbos que Representam Três Domínios CognitivoAfetivoPsicomotor Ensinar Discutir Identificar Descrever Listar Explorar Expressar Repartir Escutar Comunicar Relacionar Demonstrar Praticar Desempenhar Andar Administrar Dar

4 4 N.I.C. – Classificação de Intervenções de Enfermagem São ações feitas pela enfermeira com o fins de: –Monitorizar o Estado de Saúde; –Reduzir os riscos; –Resolver, prevenir ou controlar um problema. –Facilitar a independência ou auxiliar nas atividades da vida diária (banho, e assim por diante); –Promover uma otimização do sentimento de bem estar físico, psicológico e espiritual. Intervenções são classificadas em duas categorias: Intervenções de Cuidados Diretos: interações diretas com o cliente; Intervenções de Cuidados Indiretos: realizadas longe do cliente, mas em nome do cliente ou de um grupo de clientes. (transferências, encaminhamentos, pareceres). Determinação de Intervenções Específicas –Exige sua resposta a quatro indagações: 1.O que pode ser feito para evitar ou minimizar os riscos ou causas deste problema? 2.O que pode ser feito para minimizar o problema? 3.Como posso adaptar as intervenções voltadas aos resultados esperados para esta pessoa?

5 5 Determinação de Intervenções Específicas 4.Qual a nossa probabilidade de obter respostas versus respostas adversas as intervenções, e o que podemos fazer para reduzir os riscos e aumentar a possibilidade de respostas benéficas. Volume de líquidos Deficiente Relacionado a ingestão oral insatisfatória 1- O que pode ser feito para prevenir ou minimizar as causas deste problema? 2- Se nada puder ser feito quanto à(s) causa (s), o que pode ser feito quanto ao problema? 3- Como posso adaptar as intervenções ao(s) resultado(s) esperado para este cliente. Monitorizar a ingestão, oferecer líquidos preferidos, garantir a ingestão de um mínimo de ml /dia (exatamente quais líquidos, em que horários e quantidades que atinjam ml a serem especificados nas ordens de enfermagem.)

6 6 Registro de Enfermagem SOAP (S) Não consigo sentir nada do lado direito. (O) Reflexos ausentes no lado direito. Deitado de forma relaxada na cama, virado para a direita. Apresenta área avermelhada de cerca de 5 cm no quadril direito. (A) Risco para integridade da pele prejudicada relacionado à perda da sensação do lado direito e à imobilidade. (P) Evitar fissuras na pele. Monitorizar as costas e os quadris na busca de sinais de redução da circulação decorrente de ponto de pressão, a cada 2h. Reposicionar de lado, de costas, delado, a cada 2 horas. Colocar colchão de ar e pele de carneiro na cama

7 7 Exemplo de plano de cuidados transparência nº 07 do arquivo complementar


Carregar ppt "1 Planejamento Planejar envolve: –Estabelecer prioridades; –Fixar resultados esperados; –Determinar as intervenções de Enfermagem; –Assegurar que o plano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google