A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MRP ( PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS ). Equipe: Bruna Danielle Marcos Mariele Maxwell Militao Sara Solange.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MRP ( PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS ). Equipe: Bruna Danielle Marcos Mariele Maxwell Militao Sara Solange."— Transcrição da apresentação:

1 MRP ( PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS ). Equipe: Bruna Danielle Marcos Mariele Maxwell Militao Sara Solange

2 INTRODUÇÃO A globalização da economia vem produzindo significativas mudanças na forma de condução dos negócios. No cenário atual, os clientes exigem um alto nível de serviço, pedidos mais freqüentes, e trabalham no sentido de manter os níveis de estoque exatamente na medida de suas necessidades. Os consumidores querem maior variedade e conformidade nos produtos.

3 Conceito O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

4 DEFINIÇÃO MRP I (MATERIALS REQUIREMENTS PLANNING) Sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato de utilização dos materiais na fabricação de produtos finais.

5 Objetivos Melhorar o serviço ao cliente Reduzir o investimento em estoque. Melhorar a eficiência operacional da fábrica.

6 Função O MRP ajuda a fazer cálculos de volumes e tempos baseados na idéia do que será necessário para suprir a demanda no futuro.

7 O Conceito de EXPLOSÃO Desagregação do produto em suas partes (itens) Em função desta explosão, obtém-se as datas e as quantidades em que suas partes componentes serão necessárias.

8

9 A RVORE DE E STRUTURA

10 E LEMENTOS DE MRP Ordem dos clientes Programa MRP Listas de materiais Registro de inventários Programa mestre de produção Provisões de demanda Saídas e retornos

11 V ANTAGENS DE UM S ISTEMA MRP Diminuição dos estoques Possibilidade de identificação de problemas Diminuir a improdutividade Custos

12 DESVANTAGENS DO MRP MRP I é o potencial perigo duma redução ou mesmo paragem da produção O sistema se torna complexo e não funciona como o esperado Não avaliação dos custos de colocação de ordens e de transportes que podem crescer

13 C ÁLCULO DO MRP Objetivo: Calcular a quantidade e o montante necessário de recursos que irão satisfazer à demanda.

14 MRP II Conceito de MRP estendido para as outras áreas da organização (MKt, finanças, adm). Viabiliza a integração dos controles de materiais e dos processos entre as áreas.

15 C OMPONENTES DE UM SISTEMA MRP II O MRP II consiste numa variedade de módulos e funções que incluem: Planejamento de produção; Planejamento das necessidades; Calendário geral de produção; Planejamento das necessidades dos materiais (MRP I); Compras.

16 V ANTAGENS DO MRP II Redução de estoques; Maior rotação de estoques; Maior consistência nos tempos de entrega ao cliente ; Redução nos custos de aquisição de material; Redução nos tempos de mão-de-obra.

17 F OCO MRP II O MRP II vem suprir a necessidade de cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mínima formação de estoques. Planeja as compras e a produção de itens, componentes e recursos necessários para que ocorram nos momentos e nas quantidades exatas.

18 DEFINIÇÃO CLARA DE METAS E OBJETIVOS As metas e objetivos que pretendem ser alcançados com a implementação do MRP II devem ser de conhecimento por todos envolvidos, sendo que, só dessa forma se pode evitar que seja estabelecida uma percepção distorcida da representatividade deste novo sistema.

19

20 CALCULO Suponhamos que para fabricação de um Produto x sejam necessários 4 horas de mão de obra, 4 horas de utilização de bancadas. Para cumprirmos uma ordem de 50 unidades dentro da semana prevista quantos montadores e quantas bancadas serão necessários?

21 CONCLUSÃO Portanto, os resultados deste estudo abrem perspectivas a diversas pesquisas que poderão dar continuidade à ampliação dos conhecimentos sobre a utilização de sistemas derivados do MRP, tais como o Planejamento dos Recursos de Manufatura (MRPII – Manufacturing Resources Planning) e o Planejamento dos Recursos Empresariais (ERP – Enterprise Resouces Planning), sendo este último a moda organizacional dos dias atuais.


Carregar ppt "MRP ( PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS ). Equipe: Bruna Danielle Marcos Mariele Maxwell Militao Sara Solange."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google