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Curso Técnico em Administração de Empresas Material II-Bimestre

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Apresentação em tema: "Curso Técnico em Administração de Empresas Material II-Bimestre"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Administração de Empresas Material II-Bimestre
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas Material II-Bimestre Planejamento estratégico da organização e da informação Integração e alinhamento dos planejamentos Tecnologia da informação Site : Prof. Responsáveis Roberto Cordeiro Walts Wagner Santos C. de Jesus

2 Planejamento Estratégico Organizacional
Elaboração Planejamento Estratégico { Variável S.I. Ferramenta de Gestão ..... ..... Organização SI Sistema Conhecimento Tecnologia Informação Plano de negócio

3 Estratégia e Planejamento
A estratégia pode ser entendida como um conjunto de atividades ou ações para atingir os objetivos organizacionais.

4 Objetivos organizacionais
Podem ser entendidos como os alvos ou as metas qualificadas e quantificadas que as organizações pretendem alcançar.

5 Reportando Progresso do Planejamento
Briefing - Perspectiva

6 Ferramentas de estratégia organizacional
Planejamento estratégico organizacional; Planejamento estratégico de informações ou da tecnologia da informação; Modelo de informações empresariais ou organizacionais; Mapas de conhecimento; Metodologia para desenvolvimento de projetos; Normas e padrões técnicos TI; Manuais e documentações

7 O planejamento estratégico
Funções da Administração Complementado por: organização ; direção; e controle. Ciclo retroalimentado

8 Envolve os Conceitos Administração estratégica;
Pensamento estratégico; Modelagem de negócios (privados ou públicos); Inovação; Inteligência competitiva e inteligência organizacional.

9 Conceito de planejamento estratégico
Vem a ser um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos (atuais e futuros), permitindo estabelecer os rumos organizacionais buscando atender ao ambiente da comunidade e dos demais atores.

10 Processo de Produção

11 Metodologia de planejamento estratégico organizacional
Estabelecer uma Metodologia; Criar uma equipe multidisciplinar para sua elaboração participativa.

12 Metodologia é constituída de :
Fases; Subfases; Produtos; Equipe multidisciplinar; Pontos de avaliação da qualidade. Deve se adaptar a cada projeto.

13 Estrutura da Metodologia:
Capa; Resumo do projeto; Sumário ou (Índice); Dados da organização(nome,endereço,composição societária, histórico etc.); Diretrizes organizacionais(*); Análises (ou diagnóstico da situação atual)(*); Estratégias(*); Controles organizacionais(*).

14 As Fases Diretrizes organizacionais
Análises (ou diagnóstico da situação atual) Estratégias Controles organizacionais

15 (*) Fase de diretrizes organizacionais
Visão ou cenários (sonhos); Valores ou princípios; Políticas ou (regras) e das funções; Objetivos da organização de suas funções.

16 (*)A fase análises Modelo de gestão;
Funções organizacionais(mercado concorrente); Forças e fraquezas; Oportunidades e ameaças ou riscos; Clientes, fornecedores, concorrentes e produtos substitutos; Viabilidade, responsabilidade social;legislação, ecologia; Fatores críticos de sucesso; sistemas de informação e tecnologia da informação.

17 Aparência em um Modelo de Gestão
Qual desses homens aparenta ser mais assustador ??

18 (*)A fase estratégias Estratégias da organização;
Planos de ação (detalhes da execução com datas e responsáveis); Viabilidades econômico-financeiras e não custos, benefícios e riscos)

19 (*)A fase controle organizacionais
Formas ou maneiras de controles(estratégicos,táticos ou gerenciais e operacionais); Meios de acompanhamento ou recursos de avaliação(análises de indicadores, sistemas de informação, auditorias, tecnologia da informação etc.); Periodicidade de validade e de revisão do planejamento. Documentos próprios ainda podem compor o documento final(relatório do projeto).

20 Década 80 e 90 (Planejamento estratégico da informação)
Plano diretor de informática e tinha seu foco direcionado com a informática e seus respectivos recursos tecnológicos, principalmente hardware e software. Atualmente, o planejamento estratégico de informações preocupa-se mais com as informações da organização; e como conseqüência a informação e seus recurso humanos e tecnológicos.

21 Planejamento Estratégico de Informações
Planejamento Estratégico Organizacional Planejamento Estratégico de Informações Tecnologia da Informação Tecnologia

22 Visando tomada de decisões nos níveis
Estratégicos; Táticos; Operacionais

23 Conhecimento O que é essa figura ?

24 Conhecimento O que é essa figura ? Célula Neuronal

25 Tempo de reavaliação dos planejamentos
Trimestral; Semestral; Anual; em condições situacionais ou especiais.

26 Metodologia de planejamento estratégico da tecnologia da informação
Equipe multidisciplinar ou Multifuncional Trabalho dividido em fases reavaliação Execução das fases

27 Visando Facilitar a administração do tempo; Recursos; Qualidade;
Produtividade; Efetividade do planejamento.

28 A metodologia pode ser composta por nove partes
Onde a 1º parte deve ser trabalhada em conjunto com a 9º parte.

29 Parte 1.Planejar o projeto
Organizar o projeto Capacitar a equipe

30 Parte 2. Revisar o planejamento estratégico organizacional
c) Identificar estratégias e ações organizacionais

31 Parte 3. Planejar informações e conhecimentos
d) Identificar informações e conhecimento organizacionais

32 Parte 4. Avaliar e planejar sistemas de informações e de conhecimentos
e) Avaliar sistemas de informação e de conhecimentos. f) Planejar sistemas de informação e de conhecimentos.

33 Parte 5. Avaliar e planejar tecnologias da informação
g) Avaliar tecnologias de informação h) Planejar tecnologias de informação – Software e Hardware. i) Planejar tecnologia de informação – Sistemas de telecomunicação. j) Planejar tecnologia de gestão de dados e informação. k) Avaliar infra-estrutura paralela.

34 l) Planejar infra-estrutura paralela.
m) Organizar unidade da tecnologia da informação

35 Parte 6. Avaliar e planejar recursos humanos
n) Avaliar recursos humanos; o) Planejar recursos humanos gestores e “não gestores”

36 Parte 7. Priorizar e custear o projeto
p) Estabelecer prioridades e necessidades q) Avaliar impactos r) Elaborar plano econômico-financeiro

37 Parte 8. Executar planejamento do projeto
s) Elaborar planos de ação

38 Parte 9. Gerir o projeto t) Geri, divulgar, documentar e aprovar o projeto

39 Importante As partes 5 e 6 somente devem ser elaboradas depois, elaborada aprovada e pronta parte 4 pela organização.

40 Integração e Alinhamento dos Planejamentos
[ Estratégia Organizacional Integração Estratégias dos SI’s Estratégias Tecnologia da informação Agregar valores aos produtos e serviços

41 Integração dos Planejamentos Estratégicos
PE PROD SERV COM MKT MAT LOG FIN RH JL PETI SI SC PERFIL RH TI

42 Alinhamento dos planejamentos estratégicos
O modelo de alinhamento é sustentado por quatro grandes grupos de fatores : - Tecnologia da informação; - Sistemas de informação e Sistemas de conhecimentos; - Pessoas ou recursos humanos; - Contexto ou infraestruturas organizacional

43 Modelo de alinhamento estratégico dos planejamentos
DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Alinhamento Estratégico Recursos sustentadores do alinhamento estratégico SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMA DE CONHECIMENTOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS CONTEXTO OU INFRAESTRUTURA ORGANIZACIONAL

44 Modelo de Integração Organização
PETI (Planejamento Estratégico da Tecnologia da informação) Organização PE (Planejamento Estratégico Organizacional)

45 A dimensão do PETI Fornecer a visão geral de conceitos, modelos, métodos e ferramentas de tecnologia da informação necessários para facilitar as estratégias organizacionais e suporte de decisões. Além de relatar as configurações da tecnologia da informação (software, hardware, sistemas de comunicação e recursos de gestão de dados e informação).

46 Dimensão PE Fornecer uma visão geral de conceitos, modelos, métodos e instrumentos de como fazer acontecer as estratégias organizacionais. Ela possibilita uma clara e adequada compreensão da situação dos negócios privados ou atividades públicas, da atuação das funções organizacionais, contemplando o ambiente interno e externo à organização.

47 Recursos sustentadores PETI & PE (Construtos)
Tecnologia da informação Sistemas de informação Alinhamento Estratégico Entre PETI e PE Pessoas ou Recursos humanos Sistemas de Conhecimentos Contexto ou Infraestrutura Organizacional

48 “Contexto ou infra-estrutura Organizacional” CO
Missão(Metas) Domínio do Negócio Imagem Institucional Objetivos e estratégias Preocupação com resultado Infra-Estrutura Organizacional Processos e procedimentos Cultura Filosofia e política Investimentos e Custos Modelos Decisórios Metodologia de planejamento Estrutura departamental

49 Tecnologia da Informação
Anteriormente chamada de processamento de dados ou informática, é uma indispensável ferramenta de gestão das organizações. Ela é um instrumento de alta importância nos planejamentos estratégicos das organizações e na contribuição para a inteligência organizacional.

50 Gestão da tecnologia da informação
Atualmente, é muito difícil uma organização não considerar a tecnologia da informação em seus planejamentos e em sua gestão. Apesar de suas peculiaridades, a dificuldade não está nas questões tecnológicas e sim na forma e no modelo de gestão desses recursos.

51 Uso de Tecnologia da Informação nas funções de gestão
Aprendizado dos recursos Respeitar legislações vigentes Não dar excessiva atenção para as tecnologias aplicadas TI Analise de Visibilidade Não deve ser trabalhada de forma isolada Analise de Visibilidade ( Custos,benefícios,riscos e respectivos resultados)

52 Componentes da TI Hardware (dispositivos e periféricos)
Software e seus Recursos Sistemas de telecomunicações Tecnologia da Informação Gestão de dados e informações peopleware Recurso Humano humanware

53 Gestão de dados e Informações
Guarda de dados Controle de Acesso Recuperação dados Níveis Acesso Navegabilidade Gestão de Dados e Informações

54 Guarda de dados – Utilizam-se comumente as cópias (Backup); devem ser guardados em locais distintos. Podendo ser recuperados em momento oportuno. Controle de Acesso pode ser elaborado por intermédio de senhas(passwords) específicas para cad usuário, as quais devem ser alteradas com certa regularidade. Os níveis de acesso às informações requerem organização de restrições e responsabilidade pelo acesso, que normalmente, o controle de acesso é elaborado pelo sistema operacional e os níveis de acesso são controlados pelos sistemas de informação.

55 Conclusão Para que se possa realizar a gestão da informação se faz necessário a observação o uso da tecnologia com aplicação dos métodos e técnicas; visando sempre geração de conhecimento para inteligência organizacional.


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