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1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas.

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1 1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas Material II-Bimestre Planejamento estratégico da organização e da informação Integração e alinhamento dos planejamentos Tecnologia da informação Site : Prof. Responsáveis Roberto Cordeiro Walts Wagner Santos C. de Jesus

2 2 Planejamento Estratégico Organizacional Organização Ferramenta de Gestão { S.I Sistema Conhecimento Tecnologia Informação Variável SI Planejamento Estratégico Elaboração Plano de negócio

3 3 Estratégia e Planejamento A estratégia pode ser entendida como um conjunto de atividades ou ações para atingir os objetivos organizacionais.

4 4 Objetivos organizacionais Podem ser entendidos como os alvos ou as metas qualificadas e quantificadas que as organizações pretendem alcançar.

5 5 Reportando Progresso do Planejamento Briefing - Perspectiva

6 6 Ferramentas de estratégia organizacional Planejamento estratégico organizacional; Planejamento estratégico de informações ou da tecnologia da informação; Modelo de informações empresariais ou organizacionais; Mapas de conhecimento; Metodologia para desenvolvimento de projetos; Normas e padrões técnicos TI; Manuais e documentações

7 7 O planejamento estratégico Funções da AdministraçãoPlanejamento Estratégico Complementado por: organização ; direção; e controle. Ciclo retroalimentado

8 8 Envolve os Conceitos Administração estratégica; Pensamento estratégico; Modelagem de negócios (privados ou públicos); Inovação; Inteligência competitiva e inteligência organizacional.

9 9 Conceito de planejamento estratégico Vem a ser um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos (atuais e futuros), permitindo estabelecer os rumos organizacionais buscando atender ao ambiente da comunidade e dos demais atores.

10 10 Processo de Produção

11 11 Metodologia de planejamento estratégico organizacional Estabelecer uma Metodologia; Criar uma equipe multidisciplinar para sua elaboração participativa.

12 12 Metodologia é constituída de : Fases; Subfases; Produtos; Equipe multidisciplinar; Pontos de avaliação da qualidade. Deve se adaptar a cada projeto.

13 13 Estrutura da Metodologia: Capa; Resumo do projeto; Sumário ou (Índice); Dados da organização(nome,endereço,composição societária, histórico etc.); Diretrizes organizacionais(*); Análises (ou diagnóstico da situação atual)(*); Estratégias(*); Controles organizacionais(*).

14 14 Diretrizes organizacionais Análises (ou diagnóstico da situação atual) Estratégias Controles organizacionais As Fases

15 15 (*) Fase de diretrizes organizacionais Visão ou cenários (sonhos); Valores ou princípios; Políticas ou (regras) e das funções; Objetivos da organização de suas funções.

16 16 (*)A fase análises Modelo de gestão; Funções organizacionais(mercado concorrente); Forças e fraquezas; Oportunidades e ameaças ou riscos; Clientes, fornecedores, concorrentes e produtos substitutos; Viabilidade, responsabilidade social;legislação, ecologia; Fatores críticos de sucesso; sistemas de informação e tecnologia da informação.

17 17 Aparência em um Modelo de Gestão Qual desses homens aparenta ser mais assustador ??

18 18 (*)A fase estratégias Estratégias da organização; Planos de ação (detalhes da execução com datas e responsáveis); Viabilidades econômico-financeiras e não custos, benefícios e riscos)

19 19 (*)A fase controle organizacionais Formas ou maneiras de controles(estratégicos,táticos ou gerenciais e operacionais); Meios de acompanhamento ou recursos de avaliação(análises de indicadores, sistemas de informação, auditorias, tecnologia da informação etc.); Periodicidade de validade e de revisão do planejamento. Documentos próprios ainda podem compor o documento final(relatório do projeto).

20 20 Década 80 e 90 (Planejamento estratégico da informação) Plano diretor de informática e tinha seu foco direcionado com a informática e seus respectivos recursos tecnológicos, principalmente hardware e software. Atualmente, o planejamento estratégico de informações preocupa-se mais com as informações da organização; e como conseqüência a informação e seus recurso humanos e tecnológicos.

21 21 Planejamento Estratégico de Informações Planejamento Estratégico Organizacional Planejamento Estratégico de Informações Tecnologia Tecnologia da Informação

22 22 Visando tomada de decisões nos níveis Estratégicos; Táticos; Operacionais

23 23 Conhecimento O que é essa figura ?

24 24 Conhecimento O que é essa figura ? Célula Neuronal

25 25 Tempo de reavaliação dos planejamentos Trimestral; Semestral; Anual; em condições situacionais ou especiais.

26 26 Metodologia de planejamento estratégico da tecnologia da informação Equipe multidisciplinar ou Multifuncional Trabalho dividido em fases Execução das fases reavaliação

27 27 Visando Facilitar a administração do tempo; Recursos; Qualidade; Produtividade; Efetividade do planejamento.

28 28 A metodologia pode ser composta por nove partes Onde a 1º parte deve ser trabalhada em conjunto com a 9º parte.

29 29 Parte 1.Planejar o projeto a)Organizar o projeto b)Capacitar a equipe

30 30 Parte 2. Revisar o planejamento estratégico organizacional c) Identificar estratégias e ações organizacionais

31 31 Parte 3. Planejar informações e conhecimentos d) Identificar informações e conhecimento organizacionais

32 32 Parte 4. Avaliar e planejar sistemas de informações e de conhecimentos e) Avaliar sistemas de informação e de conhecimentos. f) Planejar sistemas de informação e de conhecimentos.

33 33 Parte 5. Avaliar e planejar tecnologias da informação g) Avaliar tecnologias de informação h) Planejar tecnologias de informação – Software e Hardware. i) Planejar tecnologia de informação – Sistemas de telecomunicação. j) Planejar tecnologia de gestão de dados e informação. k) Avaliar infra-estrutura paralela.

34 34 l) Planejar infra-estrutura paralela. m) Organizar unidade da tecnologia da informação

35 35 Parte 6. Avaliar e planejar recursos humanos n) Avaliar recursos humanos; o) Planejar recursos humanos gestores e não gestores

36 36 Parte 7. Priorizar e custear o projeto p) Estabelecer prioridades e necessidades q) Avaliar impactos r) Elaborar plano econômico-financeiro

37 37 Parte 8. Executar planejamento do projeto s) Elaborar planos de ação

38 38 Parte 9. Gerir o projeto t) Geri, divulgar, documentar e aprovar o projeto

39 39 Importante As partes 5 e 6 somente devem ser elaboradas depois, elaborada aprovada e pronta parte 4 pela organização.

40 40 Integração e Alinhamento dos Planejamentos Integração Estratégia Organizacional Estratégias dos SIs Estratégias Tecnologia da informação [ Agregar valores aos produtos e serviços

41 41 Integração dos Planejamentos Estratégicos PROD SERV COM MKT MAT LOG FINRHJL PETI PE SI SC TI PERFIL RH

42 42 Alinhamento dos planejamentos estratégicos O modelo de alinhamento é sustentado por quatro grandes grupos de fatores : - Tecnologia da informação; - Sistemas de informação e Sistemas de conhecimentos; - Pessoas ou recursos humanos; - Contexto ou infraestruturas organizacional

43 43 Modelo de alinhamento estratégico dos planejamentos Planejamento ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Planejamento Estratégico Recursos sustentadores do alinhamento estratégico TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMA DE CONHECIMENTOS PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS CONTEXTO OU INFRAESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alinhamento Estratégico

44 44 Modelo de Integração Organização PETI (Planejamento Estratégico da Tecnologia da informação) PE (Planejamento Estratégico Organizacional)

45 45 A dimensão do PETI Fornecer a visão geral de conceitos, modelos, métodos e ferramentas de tecnologia da informação necessários para facilitar as estratégias organizacionais e suporte de decisões. Além de relatar as configurações da tecnologia da informação (software, hardware, sistemas de comunicação e recursos de gestão de dados e informação).

46 46 Dimensão PE Fornecer uma visão geral de conceitos, modelos, métodos e instrumentos de como fazer acontecer as estratégias organizacionais. Ela possibilita uma clara e adequada compreensão da situação dos negócios privados ou atividades públicas, da atuação das funções organizacionais, contemplando o ambiente interno e externo à organização.

47 47 Recursos sustentadores PETI & PE (Construtos) Alinhamento Estratégico Entre PETI e PE Sistemas de informação Tecnologia da informação Sistemas de Conhecimentos Pessoas ou Recursos humanos Contexto ou Infraestrutura Organizacional

48 48 Infra-Estrutura Organizacional Imagem Institucional Domínio do Negócio Preocupação com resultado Missão(Metas) Objetivos e estratégias Modelos Decisórios Processos e procedimentos Metodologia de planejamento Cultura Filosofia e política Estrutura departamental Investimentos e Custos Contexto ou infra-estrutura Organizacional CO

49 49 Tecnologia da Informação Anteriormente chamada de processamento de dados ou informática, é uma indispensável ferramenta de gestão das organizações. Ela é um instrumento de alta importância nos planejamentos estratégicos das organizações e na contribuição para a inteligência organizacional.

50 50 Gestão da tecnologia da informação Atualmente, é muito difícil uma organização não considerar a tecnologia da informação em seus planejamentos e em sua gestão. Apesar de suas peculiaridades, a dificuldade não está nas questões tecnológicas e sim na forma e no modelo de gestão desses recursos.

51 51 Uso de Tecnologia da Informação nas funções de gestão TI Aprendizado dos recursos Não dar excessiva atenção para as tecnologias aplicadas Não deve ser trabalhada de forma isolada Analise de Visibilidade Respeitar legislações vigentes Analise de Visibilidade ( Custos,benefícios,riscos e respectivos resultados)

52 52 Componentes da TI Tecnologia da Informação Hardware (dispositivos e periféricos) Software e seus Recursos Sistemas de telecomunicações Gestão de dados e informações Recurso Humano peopleware humanware

53 53 Gestão de dados e Informações Gestão de Dados e Informações Guarda de dados Recuperação dadosNíveis Acesso Controle de Acesso Navegabilidade

54 54 Guarda de dados – Utilizam-se comumente as cópias (Backup); devem ser guardados em locais distintos. Podendo ser recuperados em momento oportuno. Controle de Acesso pode ser elaborado por intermédio de senhas(passwords) específicas para cad usuário, as quais devem ser alteradas com certa regularidade. Os níveis de acesso às informações requerem organização de restrições e responsabilidade pelo acesso, que normalmente, o controle de acesso é elaborado pelo sistema operacional e os níveis de acesso são controlados pelos sistemas de informação.

55 55 Conclusão Para que se possa realizar a gestão da informação se faz necessário a observação o uso da tecnologia com aplicação dos métodos e técnicas; visando sempre geração de conhecimento para inteligência organizacional.


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