A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ásia – Climas Profº Valdinei.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ásia – Climas Profº Valdinei."— Transcrição da apresentação:

1 Ásia – Climas Profº Valdinei

2 Mapa Climático da Ásia

3 A diversidade Climática
Na Ásia, existe uma grande diversidade de tipos climáticos. Mas que fatores propiciam esta pluralidade climática? Podemos citar os fatores naturais como posição geográfica, maritimidade e continentalidade, o relevo, a atuação de correntes marítimas e das massas de ar.

4 Clima Polar Está presente no extremo norte do continente, em terras localizadas além do Círculo Polar Ártico. Geralmente o território é coberto por neve durante cerca de nove meses por ano e apresenta temperaturas médias de -30º C.

5

6 Clima Frio Estende-se desde os Montes Urais até o Estreito de Bering, abrangendo a maior parte do território russo. A temperatura média fica em torno de 0º C. As partes inferiores do solo ficam congeladas durante o ano.

7

8 Climas Desértico e Semiárido
Presentes nas áreas interioranas do continente. Sofrem a ação do relevo que impedem a ação das massa de ar úmidas . Existem, na Ásia, desertos quentes como o Deserto de Lut e o Deserto da Arábia. O Deserto de Gobi é um exemplo de Deserto Frio, com temperaturas que variam de -3º C e 3º C.

9

10

11

12 Clima Frio de Montanha Ocorre, como o nome já sugere em áreas de elevada altitude. A medida que a altitude aumenta, a temperatura cai, em média 200 m de altitude a temperatura cai 1º C.

13

14 Clima temperado Característico das áreas de médias latitudes, ocorrendo no extremo oriente, como por exemplo na China, em partes do Japão. O clima temperado apresenta as estações do ano bem definidas, com verão relativamente quente e úmido e inverno frio e seco.

15

16 Clima Equatorial Presente no sudeste asiático, principalmente nas ilhas (Indonésia, Filipinas, Malásia).

17 Climas Subtropical e Tropical
Ocorre em algumas poucas áreas do continente, próximas ao Trópico de Câncer. As áreas de ocorrência desses climas sofrem apresentam características ligadas à dinâmica das massas de ar característica da região, denominada de monções.

18 Atividade Página 35 Exercícios 1, 2, 3, 4 e 5.
Copiar e responder no caderno.

19 Ásia – Vegetação A vegetação está condicionada ao tipo de clima predominante na região, uma vez que clima e vegetação são interdependentes.

20 Tundra Superfície permanece congelada a maior parte do ano. Aparece a tundra Temperaturas variam entre -15°C e -5°C, precipitações reduzidas Vegetação é composta de herbáceas, musgos e liquens. Fauna – caribus, lobos, raposas, aves. Esta vegetação ocorre em áreas de clima polar. Por não ter valor comercial, é bastante preservada.

21 Tundra

22 Taiga Também conhecida como Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal.
Vegetação presente em áreas de clima frio. É uma floresta homogênea, acicufoliada (folhas finas pontiagudas). Tem grande valor comercial, por isso corre risco de ter grande redução da área de cobertura da Taiga. É utilizada na produção de papel e celulose e sua madeira é de grande valor comercial. Espécies mais comuns: abetos e pinheiros. Cobre 60% do território russo.

23 Taiga

24 Pradarias e Estepes PRADARIAS E ESTEPES – Se estendem a partir do litoral do mar vermelho. Invernos frios e verões moderados Variação térmica : -5°C a 18°C Vegetação herbácea e arbustiva Estepes- clima semiárido, onde há baixa umidade.

25 Floresta Temperada Cobre o extremo oriente, principalmente a China e o Japão. As estações do ano são bem definidas com índices de umidade variáveis. A vegetação típica desse tipo de clima é a floresta temperada caducifólia, cujas árvores perdem as folhas no inverno, tais como o carvalho, a bétula, o salgueiro, a cerejeira (típica do Japão), entre outras. Espécies como carvalho, castanheira, possuem grande valor comercial, por isso correm risco.

26

27 Floresta pluvial subtropical e temperada
Ocorrem em área de climas subtropical e tropical. Apresenta grande variedade de espécies.

28 Floresta Mediterrânea
Ocupa partes da Turquia e dos litorais dos mares Negro e Mediterrâneo. Presente também no Israel, na Síria e no Líbano. Ocorre em áreas de clima mediterrâneo. Vegetação esparsa e arbustiva.

29 Vegetação Desértica Ocorre em áreas de clima desértico, em áreas da península arábica e na porção central do continente e trechos da China e da Mongólia. Vegetação adaptada à pouca disponibilidade de água, com folhas transformadas em espinhos para perder água.

30 Vegetação de Altitude Ocorre, como o nome já propõe, em áreas de clima frio de altitude. Vegetação presente nas áreas abrangidas pela Cordilheira do Himalaia, em áreas do Planalto do Tibete, no centro do Japão

31

32 Floresta de Monções Ocorre em áreas atingidas pelo clima de monções, na península da Indochina. Possui grande diversidade de espécies, como vegetação rasteira e gramíneas.

33 Tarefa Exercícios da apostila – paginas 42 a 44.

34 Atividade Fazer uma tabela associando o clima à vegetação:
Veja o exemplo.

35 Tabela clima-vegetação da Ásia
Características Polar Tundra Vegetação rasteira, formada por musgos e líquens. Frio Temperado Subtropical e Tropical Mediterrâneo Semiárido Desértico De altitude De monções


Carregar ppt "Ásia – Climas Profº Valdinei."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google