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Ana Teresa Contier Prof. Dr. Marcio Lobo Netto Escola Politécnica-USP

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Apresentação em tema: "Ana Teresa Contier Prof. Dr. Marcio Lobo Netto Escola Politécnica-USP"— Transcrição da apresentação:

1 UM MODELO DE EXTRAÇÃO DE PROPRIEDADES DE TEXTOS USANDO PENSAMENTO NARRATIVO E PARADIGMÁTICO
Ana Teresa Contier Prof. Dr. Marcio Lobo Netto Escola Politécnica-USP Dissertação de Mestrado- 2007

2 Agenda Ciência Cognitiva: inspiração teórica para o desenvolvimento de software Objetivos Conceitos fundamentais – pensamento narrativo, paradigmático e gêneros do discurso Aplicação dos conceitos reavaliados no software “Aristóteles” Implementação Resultados Considerações finais Trabalhos futuros

3 Ciência Cognitiva: inspiração teórica para o desenvolvimento de software
O que é o pensamento? Organiza dados em categorias; É expresso por signos; Estabelece conexões semânticas entre os signos. Pensamento lingüístico: Voz interna; Expresso por narrativa e por sentenças lógicas .

4 Objetivos Analisar e ampliar as definições de pensamento paradigmático e narrativo feitas por Bruner (1986); Mostrar como o pensamento narrativo e o paradigmático atuam de forma conjunta; Criar o software “Aristóteles” em que proposições sejam extraídas de narrativas.

5 Pensamento Paradigmático conforme Bruner
Base da definição: Ciências Exatas; Busca a verdade universal; Convence o interlocutor fornecendo provas empíricas; Segue a causalidade (se x, então y); Forma proposições; Regido pela consistência Preenche um ideal de um sistema formal e matemático de descrição e explicação. Ele emprega a categorização ou a conceituação;

6 Pensamento narrativo conforme Bruner
Base da definição: Teoria Literária; Busca a verossimilhança; Apresenta condições prováveis entre dois eventos; Transgride a consistência podendo ser contraditório; Busca a abstração, transcende o particular; Existência de gatilho para mudança de um plano para o outro. Construção de mundos possíveis

7 Gênero conforme Bakhtin
Adquirido durante comunicação verbal Padrões de discurso Reflete na construção do pensamento

8 Comparação entre os conceitos de Bruner e os aplicados em “Aristóteles”
em Bruner Em “Aristóteles” Pensamento Narrativo Não há uma definição precisa. Pensamento lingüístico expresso na forma de narrativa. Narrativa Literária. Cotidiana (interação/reflexo sócio-cultural do homem no seu dia-a-dia) Gênero Padrões encontrados texto/discurso. É internalizado conforme acontece a interação social. Mesma definição de Bruner.

9 Comparação entre os conceitos de Bruner e os aplicados em “Aristóteles”
em Bruner Em “Aristóteles” Pensamento Paradigmático Não há uma definição precisa. Características levantadas transpostas do campo das ciências exatas. Pensamento lingüístico expresso por proposições Proposição Sentença lógica. Conclusão expressa por uma sentença bem construída.

10 “Aristóteles”: implementação
Classifica narrativas em dois gêneros: policial e romântico. Extrai proposições das narrativas. Escrito em Java Inspirado em Inteligência Artificial Simbólica (IAS) Simplificação de Sistema Especialista Simbólico (SES)

11 “Aristóteles”: implementação
Serão admitidas somente orações simples: SUJEITO + VERBO + OBJETOS + ADVÉRBIO DE TEMPO + ADVÉRBIO DE ESPAÇO. Histórias são narradas em 3ª pessoa. As personagens são observadas pelo narrador, ou seja, o usuário do programa.

12 “Aristóteles”: interface
Sujeito Verbo Objeto1 Objeto2 Advérbio de tempo Advérbio de espaço Contador de gênero Narrativa digitada Proposições aparecem neste campo

13 “Aristóteles”: Implementação Gramática de entrada
Sujeito : quem faz a ação. Na narrativa se for nome próprio exerce o papel de personagem. Verbo: indica a ação da narrativa. Aceita somente verbo no infinitivo. Objetos 1 e 2: complemento do verbo. Na narrativa, se for nome próprio representa o personagem.

14 “Aristóteles”: Implementação Gramática de entrada
Advérbio de tempo: quando a ação ocorre. Representa o tempo da narrativa. Aceita somente a forma dd/mm/yyyy. Advérbio de lugar: onde ocorreu a ação. Representa o cenário da narrativa.

15 Como usar “Aristóteles”
Juliana | estar | assustada | | 7/11/2001 | Juliana | ouvir | tiros | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ligar | para polícia | | 7/11/2001 | A luz | ser | cortada | | 7/11/2001 | Juliana | não completar | a ligação | | 7/11/2001 | Juliana | pegar | lanterna | | 7/11/2001 | Juliana | ver |dois corpos | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ver | vulto | | 7/11/2001 | no sótão Ricardo | ter | arma | | 7/11/2001 | Juliana | correr | | | 7/11/2001 |

16 Como usar “Aristóteles”
Juliana | estar | assustada | | 7/11/2001 | Juliana | ouvir | tiros | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ligar | para polícia | | 7/11/2001 | A luz | ser | cortada | | 7/11/2001 | Juliana | não completar | a ligação | | 7/11/2001 | Juliana | pegar | lanterna | | 7/11/2001 | Juliana | ver |dois corpos | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ver | vulto | | 7/11/2001 | no sótão Ricardo | ter | arma | | 7/11/2001 | Juliana | correr | | | 7/11/2001 | Ricardo | atirar | | | 7/11/2001 | Juliana | estar | | ensangüentada | 7/11/2001| Juliana | morrer | | | 7/11/2001 | Assassino é ricardo.

17 “Aristóteles”: Implementação Arquitetura do Programa
Categoria (regras de sintaxe e parsing) Conceito (palavras) Nome (nomes femininos/ masculinos) Sujeito Verbo Objetos Tempo Lugar PensamentoNarrativo (lista sentenças narrativas) SentencaNarrativa (sujeito,verbo,objetos,advérbios)

18 “Aristóteles”: Implementação Arquitetura do Programa
Genero (classe pai abstrata) Romantico (algoritmos de reconhecimento) Policial (algoritmos de reconhecimento) Peso (pesos associados às palavras) AssociacaoNota (notas associadas às sentenças) AdministradorGenero (armazena os gêneros)

19 “Aristóteles”: Implementação Arquitetura do Programa - Gênero
Simplificação de Sistema Especialista Simbolista. Define se a narrativa pertence ao gênero policial ou romântico. Faz a pergunta correspondente ao gênero classificado: Romântico: o mocinho conquista o amor da mocinha? Policial: quem é o assassino? Busca a resposta.

20 “Aristóteles”: para definir o gênero
Consulta de um dicionário com palavras-chave de cada gênero. Estas palavras possuem um valor correspondente. Aquele gênero que possuir maior valor absoluto é o gênero escolhido. Pontuação: 0 = muito pouco provável 1 = pouco provável 3 = provável 5 = muito provável

21 “Aristóteles”: para definir o gênero
Palavras-chave Romântico Policial arma 1 5 rosa 3 carta apaixonar

22 “Aristóteles”: gênero policial
Para descobrir o morto Localizar nomes próprios que estejam associados às seguintes orações: Ser (mort, esfaquead,envenenad, ensanguentad); Estar (mort, esfaquead,envenenad, ensanguentad); Morrer; Receber tiro.

23 “Aristóteles”: gênero policial
Juliana | estar | assustada | | 7/11/2001 | Juliana | ouvir | tiros | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ligar | para polícia | | 7/11/2001 | A luz | ser | cortada | | 7/11/2001 | Juliana | não completar | a ligação | | 7/11/2001 | Juliana | pegar | lanterna | | 7/11/2001 | Juliana | ver |dois corpos | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ver | vulto | | 7/11/2001 | no sótão Ricardo | ter | arma | | 7/11/2001 | Juliana | correr | | | 7/11/2001 | Ricardo | atirar | | | 7/11/2001 | Juliana | estar | | ensangüentada | 7/11/2001 | Juliana | morrer | | | 7/11/2001 |

24 “Aristóteles”: gênero policial
Para descobrir quem é o assassino Localizar nomes próprios que estejam relacionados às orações do diário. Somar os valores referentes à sentença. Aquele(a) que tiver maior pontuação é o assassino(a).

25 “Aristóteles”: gênero policial
Cada sentença possui um valor 1, 3 ou 5. Exemplos: Possuir arma; faca; revólver – 1 Pesquisar (química; medicina; biologia) – 1 Não gostar do morto - 3 Desejar (herança, esposa, marido, imóvel, imóveis, bens, ações, dinheiro, fortuna do morto) – 3 Possuir (digitais, arma, copo, faca) – 5 Ser encontrado/a (sangue, mancha de sangue) - 5

26 “Aristóteles”: gênero policial
Juliana | estar | assustada | | 7/11/2001 | Juliana | ouvir | tiros | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ligar | para polícia | | 7/11/2001 | A luz | ser | cortada | | 7/11/2001 | Juliana | não completar | a ligação | | 7/11/2001 | Juliana | pegar | lanterna | | 7/11/2001 | Juliana | ver |dois corpos | | 7/11/2001 | na sala Juliana | ver | vulto | | 7/11/2001 | no sótão Ricardo | ter | arma | | 7/11/2001 | Juliana | correr | | | 7/11/2001 | Ricardo | atirar | | | 7/11/2001 | Juliana | estar | | ensangüentada | 7/11/2001 | Juliana | morrer | | | 7/11/2001 | Assassino é ricardo.

27 “Aristóteles”: gênero romântico
Para descobrir quem é a mocinha: Procurar nomes femininos nos campos “sujeito” e “objetos”. Verificar se a ação relacionada ao nome se encontra no diário. Dar o valor correspondente para o nome encontrado. Aquela que tiver maior valor absoluto é o mocinha.

28 “Aristóteles”: gênero romântico
As sentenças relacionadas à mocinha possuem uma nota que pode ser 1, 3 ou 5. Exemplos: (ser/estar) apaixonada - 3 Amar - 5 Dar presente - 1

29 “Aristóteles”: gênero romântico
Paula | ser | amiga | Fabiana | 14/10/2000 | Fabiana | gostar | Caio | | 14/10/2000 | Paula | conhecer | Fabiana | | 7/7/1990 | Caio| beijar | Fabiana | | 10/12/1995 | Fabiana | estar | apaixonada | Caio | 11/02/1999 | Caio | trair | Fabiana | | 14/10/2000 | no parque Paula | ver | traição | Caio | 14/10/2000 | no parque Paula | contar | Fabiana | | 15/10/2000 | na casa Fabiana | chorar | | | 15/10/2000 | na casa Fabiana Fabiana | brigar | Caio | | 17/10/2000 | restaurante Caio | mentir | Fabiana | | 17/10/2000 | restaurante Fabiana | perder | confiança |Caio | 17/10/2000 | restaurante

30 “Aristóteles”: gênero romântico
Para descobrir quem é o mocinho: Procurar nomes masculinos nos campos “sujeito” e “objetos”. Verificar se a ação relacionada ao nome se encontra no diário. Dar o valor correspondente para o nome encontrado Aquele que tiver maior valor absoluto é o mocinho.

31 “Aristóteles”: gênero romântico
As sentenças relacionadas ao mocinho possuem uma nota que pode ser 1, 3 ou 5. Exemplos: Beijar - 3 Lutar - 5 Dar presente - 1

32 “Aristóteles”: gênero romântico
Paula | ser | amiga | Fabiana | 14/10/2000 | Fabiana | gostar | Caio | | 14/10/2000 | Paula | conhecer | Fabiana | | 7/7/1990 | Caio| beijar | Fabiana | | 10/12/1995 | Fabiana | estar | apaixonada | Caio | 11/02/1999 | Caio | trair | Fabiana | | 14/10/2000 | no parque Paula | ver | traição | Caio | 14/10/2000 | no parque Paula | contar | Fabiana | | 15/10/2000 | na casa Fabiana | chorar | | | 15/10/2000 | na casa Fabiana Fabiana | brigar | Caio | | 17/10/2000 | restaurante Caio | mentir | Fabiana | | 17/10/2000 | restaurante Fabiana | perder | confiança |Caio | 17/10/2000 | restaurante

33 “Aristóteles”: gênero romântico
Para saber se o mocinho conquista ou não a mocinha Buscar sentenças do diário relacionadas ao mocinho. Somar os pontos, se a soma for positiva, o mocinho conquista a mocinha; se a soma for negativa, o mocinho não conquista a mocinha.

34 “Aristóteles”: gênero romântico
As notas podem ser: 1, -1, 3, -3 ou 5, -5 . Exemplos: Ser perdoado: 5 Contar mentira(s): (-3) Amar: 5 Trair: (-5)

35 “Aristóteles”: gênero romântico
Paula | ser | amiga | Fabiana | 14/10/2000 | Fabiana | gostar | Caio | | 14/10/2000 | Paula | conhecer | Fabiana | | 7/7/1990 | Caio| beijar | Fabiana | | 10/12/1995 | Fabiana | estar | apaixonada | Caio | 11/02/1999 | Caio | trair | Fabiana | | 14/10/2000 | no parque Paula | ver | traição | Caio | 14/10/2000 | no parque Paula | contar | Fabiana | | 15/10/2000 | na casa Fabiana | chorar | | | 15/10/2000 | na casa Fabiana Fabiana | brigar | Caio | | 17/10/2000 | restaurante Caio | mentir | Fabiana | | 17/10/2000 | restaurante Fabiana | perder | confiança |Caio | 17/10/2000 | restaurante caio não conquista amor de fabiana.

36 “Aristóteles”: suas ações
Assim os dados de entrada formam sentenças e seu conjunto representa o Pensamento Narrativo. A narrativa criada será classificada em policial ou romântica de acordo com suas características. A saída do programa é uma proposição (pensamento paradigmático) que responde a uma pergunta típica do gênero determinado.

37 “Aristóteles”: saída - pensamento paradigmático
Respostas dadas às perguntas pré-definidas pelo gênero ao qual pertence à narrativa . Para o gênero romântico estas são as possíveis respostas: “(nome do mocinho) conquista o amor de (nome da mocinha)”; ou “(nome do mocinho) não conquista o amor de (nome da mocinha)”; ou “Não foi possível encontrar o mocinho”; ou “Não foi possível encontrar a mocinha”.

38 “Aristóteles”: saída - pensamento paradigmático
Para o gênero policial estas são as possíveis respostas: “O assassino é (nome do assassino)”; ou “Não foi possível encontrar o assassino”.

39 “Aristóteles”: resultados e considerações finais
Testadas 10 narrativas É possível criar narrativas coerentes a partir de uma gramática de entrada muito simples; A classificação do gênero e as proposições encontradas foram adequadas. As informações da interface gráfica estão bem claras, garantindo que o usuário não tenha dificuldade em usá-la. O usuário, se desejar, pode usar o Test Run. O usuário pode modificar os pesos, acrescentar palavras ao dicionário e orações ao diário. Usando uma base lógica muito simples, pode-se extrair proposições a partir de narrativas.

40 Trabalhos futuros Fazer o levantamento de outros gêneros que pertençam ao discurso do cotidiano e sejam expressos em forma de narrativa. E a partir disto estabelecer quais são as questões essenciais a tais gêneros, assim como, o formato das respostas. Inserir na classe gênero um sistema de aprendizado para que seja possível a criação de novas regras e a exclusão das antigas. Permitir que sejam criados pelo próprio sistema sub-gêneros, ou gêneros híbridos. Aceitar períodos compostos e reconhecer as diversas flexões dos verbos. Criar história em primeira pessoa.


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