A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nova Ciência e Racionalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nova Ciência e Racionalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Nova Ciência e Racionalismo
Francis Bacon Nova Ciência e Racionalismo

2

3 . Nascido em Londres, Francis Bacon ( ) pertencia a uma família de nobres. Depois de concluir seus estudos em Cambridge, iniciou, em 1577, sua carreira política, através da qual conquistaria os mais importantes postos do reino britânico.

4 . Bacon realizou uma obra científica de inegável valor e é considerado um dos fundadores do método indutivo de investigação científica. Atribui-se a ele também a criação do lema “saber é poder”, que revela sua firme disposição de fazer dos conhecimentos científicos um instrumento prático de controle da natureza com vistas à expansão da prosperidade humana.

5 Teoria dos ídolos Bacon concebia a ciência como técnica.
Preocupava-se com a utilização dos conhecimentos científicos na vida prática, manifestando grande entusiasmo pelos avanços técnicos que se difundiram em sua época, como:

6 A bússula .

7 A pólvora .

8 . A imprensa

9 . Para o filósofo, a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o ser humano. Mas ele alertava que, para isso, era necessário que os cientistas se libertassem daquilo que denominava ídolos.

10 . O termo ídolo vem do grego eidolon (“imagem, simulacro, fantasma”);
costuma ser usado para se referir aos objetos que representam seres divinos em algumas crenças religiosas, sendo por isso alvo de culto e adoração.

11

12

13

14 . Daí derivou a acepção comum hoje de pessoa cultuada, seguida e admirada, geralmente um artista.

15

16

17

18 . Mas Bacon usava a palavra ídolo com o sentido específico de erro enraizado, falsa noção, preconceito e mau hábito mental.

19 . Em sua obra Novum organun (expressão latina que significa “novo instrumento”), o filósofo destaca quatro gêneros de ídolos que entorpecem a mente humana e prejudicam a ciência:

20 Ídolos da tribo As falsas noções provenientes das próprias limitações da natureza da espécie humana;

21 Ídolos da caverna As falsas noções do ser humano como indivíduo (alusão ao mito da caverna de Platão);

22 Ídolos do mercado ou do foro
As falsas noções provenientes da linguagem e da comunicação;

23 Ídolos do teatro As falsas noções provenientes das concepções filosóficas, científicas e culturais vigentes.

24 Atividade 1 Procure relacionar os quatro ídolos propostos por Francis Bacon com situações concretas da atualidade ou de sua vida; 2 Francis Bacon entendia que “saber é poder”. Reflita sobre essa afirmação. Você acha que o conhecimento é fonte de poder? Pense nos vários tipos de conhecimento (político, tecnológico e etc.) e nos vários meios de poder. Reúna-se com colegas para trocar ideias e debater o tema.


Carregar ppt "Nova Ciência e Racionalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google