A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecidos de Sustentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecidos de Sustentação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecidos de Sustentação
Colênquima e Esclerênquima

2 Tecido Função Localização Meristema Xilema Floema Característica
Células pequenas, isodiamétricas. Mitose Crescimento. Originar outros tecidos. Gemas apicais e laterais. Ponto vegetativo subapical da raiz. Parênquima Células vivas, clorofiladas ou não. Fotossíntese, preenchimento, armazenamento. Por todo o corpo do vegetal. Xilema Células mortas, de parede lignficadas. Traqueídes e elementos de vaso. Condução de seiva inorgânica e sustentação. Constituinte interno dos feixes vasculares do caule. Floema Células vivas, anucleadas. Células companheiras. Condução de seiva orgânica. Constituinte externo dos feixes vasculares do caule. Colênquima Células vivas, de parede intensamente reforçada de celulose Sustentação de órgãos jovens. Região periférica de órgãos jovens, junto ao parênquima. Esclerênquima Células mortas, de parede intensamente lignificada. Fibras e escleritos. Sustentação de órgãos idosos e reforço de feixes vasculares. Acompanha feixes vasculares. Troncos. Polpa de frutos e cascas duras de sementes e frutos.

3 Localização Colênquima é geralmente periférico e muitas vezes misturado às células do parênquima de preenchimento. Esclerênquima pode ser periférico, quando interno associa-se com os feixes de vasos condutores.

4 (externo) (interno)

5 Colênquima Células vivas, alongadas, irregulares. Formam feixes.
Reforço de celulose, principalmente nos ângulos, o que confere resistência ao esmagamento lateral. É flexível. Encontrado em estruturas jovens: pecíolos e extremidades de órgãos. (comparável a cartilagem)

6 Esclerênquima Mais rígido, encontrado em órgãos adultos e idosos.
Células mortas devido a impregnação por lignina. (comparável ao osso) Fibras são células alongadas, geralmente associadas aos vasos condutores.

7

8 Fibras de esclerênquima
Linho e algodão (roupas) Sisal (corda) Juta (embalagens, sacolas...) Piaçava (vassouras) Ráfia (embalagens, sacos, sacolas..)

9 Estrutura Primária Raiz e Caule

10

11 Endoderme: seleciona o que chega aos vasos condutores
Impede a água de passar entre as células Dicotiledô-neas

12 Monocotiledôneas O espessamento da parede ( estrias nas di) progride e adquire aspecto da letra U. Água atravessa as células de passagem.

13 dicotiledônea O periciclo é formado por uma única camada de células ao redor dos vasos condutores.

14 Xilema dispõe-se formando uma estrela (cruz), cujo centro possui um grande vaso e os raios são formados por vasos progresssivamente mais delgados. Floema entre os raios. Xilema espalha-se na periferia e o floema alterna-se entre ele.

15

16

17

18 Caule Dicotiledôneas: os feixes dispõem-se organizadamente, como se estivessem ao longo de uma circunferência. Monocotiledôneas: os feixes dispõem-se desorganizadamente no interior do parênquima, não existindo córtex e nem medula bem definidos.

19

20

21


Carregar ppt "Tecidos de Sustentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google