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Análise de Decisão Software SuperDecisions AHP Análise de Sensibilidade Profa. Dra. Carmen Belderrain Dra. Amanda Cecília Simões da Silva 03 de Agosto.

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1 Análise de Decisão Software SuperDecisions AHP Análise de Sensibilidade Profa. Dra. Carmen Belderrain Dra. Amanda Cecília Simões da Silva 03 de Agosto 2013

2 1. Análise de sensibilidade O objetivo da análise de sensibilidade em problemas de decisão multicritério é observar o comportamento do ranking das alternativas decorrente da modificação dos dados de entrada. O software SuperDecisions e Expert Choice realizam análise de sensibilidade. O facilitador pode alterar, graficamente, as prioridades dos critérios e verificar o que ocorre com o ranking das alternativas.

3 1. Análise de Sensibilidade 1)No menu principal selecione Computations>Sensitivity para realizar a análise de sensibilidade do modelo. 2) Selecione Edit>Independent variable.

4 3) Na caixa Sensitivity input selector" selecione o nó que aparece e clique em Edit. 4) Na caixa Edit parameter selecione a opção SuperMatrix na aba Parameter Type. 1. Análise de Sensibilidade

5 5) Complete os outros parâmetros: Network: 0 Wrt Node: Goal (variável independente) 1st other node: critério de interesse. Ex: Prestígio 6) Na caixa Sensitivity input selector" selecione o nó determinado e clique em Update. 1. Análise de Sensibilidade

6 1. Análise de sensibilidade - Prestígio Eixo x (Experiments) refere-se aos valores das prioridades do critério Prestígio. Eixo y refere-se aos valores das prioridades das alternativas. Linha vertical é a prioridade do critério Prestígio em 0,5 ou 50%. Prioridades dos carros para Prestígio = 50%. As prioridades são mostradas pela intersecção com a linha vertical.

7 1. Análise de sensibilidade 7) No menu principal selecione Computations>PrioritiesSensitivity para mostrar as prioridades de todos os nós do modelo. A coluna Limiting mostra o valor da prioridade do critério Prestígio obtida na Supermatriz (0.049). A colunaNormalized by Cluster mostra o valor da prioridade total do critério Prestígio no modelo (0.098).

8 1. Análise de sensibilidade - Prestígio Prioridade original 0,098 Prioridade 0,5

9 1. Análise de sensibilidade - Prestígio Se a prioridade do critério Prestígio for menor que 0,26 ou 26%, o Honda Civic é o melhor carro para comprar. Se superior a este valor, passa a ser o Acura TL. A Prioridade 0,26

10 2. Dynamic Sensitivity 1) No menu principal selecione Computations> Node Sensitivity para realizar a dynamic sensitivity.

11 2. Dynamic Sensitivity 2) Na aba Node for sensitivity selecione o nó de análise. Por Exemplo: Prestígio.

12 3. Dynamic Sensitivity - Prestígio O Parâmetro Prestígio pode ser arrastado de 0 a 1. 3) Escolha a opção de visualização gráfico de barras (barchart).

13 Bibliografia Saaty, T. L.(2005), Theory and Applications of the Analytic Network Process: Decision Making with Benefits, Opportunities, Costs and Risks, – RWS Publications, Pittsburg. SAATY, R. W. Decision making in complexenvironments.: the analytic hierarchy process for decision making and the analytic network process for decision making with dependence and feedback (Superdecisions Tutorial). Daytona Beach, Florida: Embry Riddle Aeronautical University, 2003, 122 p. Disponível em:// Apresentação Tutorial 1: AHP Relative Model e Apresentação Titorial 5: AHP and ANP


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