A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings"— Transcrição da apresentação:

1 Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings
Análise de Decisão Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings Profa. Dra. Carmen Belderrain Dra. Amanda Cecília Simões da Silva 03 de Agosto 2013

2 1. Ratings Existem duas formas de realizar as comparações par a par utilizadas no método AHP, são elas: comparações em termos de medição relativa (do inglês relative measurement). Na medição relativa às alternativas são comparadas par a par de acordo com um atributo comum. comparações em termos de medição absoluta (do inglês absolute measurement); Na medição absoluta (também conhecida como Ratings) as alternativas são avaliadas de acordo com as categorias (ou níveis de intensidade) obtidas de cada atributo (critérios e subcritérios no AHP).

3 1. Ratings Consiste em estabelecer níveis de intensidade (ratings) para os critérios/subcritérios; Na Etapa de estruturação do problema: a hierarquia não terá mais o último nível das alternativas; Na etapa de julgamentos serão necessário realizar as comparações par a par dos níveis de intensidade para cada critério/subcritério e levar em consideração os valores numéricos dos níveis de intensidade na ponderação final.

4 1. Ratings Estrutura do AHP a partir da abordagem Ratings

5 1. Ratings Vantagens Utilização de grande quantidade de alternativas;
Permite retirar ou adicionar alternativas durante o processo decisório, sem dano na estruturação do problema; O rank das alternativas é preservado, ou seja, não ocorre o problema do rank reserval. Desvantagem A etapa de estruturação do problema é mais trabalhosa, pois não é trivial a construção dos níveis de intensidade dos critérios.

6 1. Ratings Níveis de intensidade do critério Consumo de combustível Matriz de comparação Prioridades 11,5 km/L 9,5 km/L 8,5 km/L Idealizadas 0,62 0,24 0,14 1,00 0,38 0,22 Saaty (2006) aconselha que ao se trabalhar com medição absoluta (ratings), os vetores de prioridades obtidos para os níveis de intensidade sejam idealizados, ou seja, a melhor categoria recebe o valor igual a 1 e as outras seriam proporcionalmente menor.

7 2. Criando um modelo Ratings
Construa a hierarquia do modelo e entre com os julgamentos. Não incluir o cluster das alternativas no modelo. Este modelo possue 4 critérios e o critério conforto tem 2 subcritério .

8 2. Criando um modelo Ratings
2) No menu principal selecione Design>Ratings para inserir os critérios/subcritérios e as alternativas que serão avaliadas. 3) Tela em branco aparace

9 2. Criando um modelo Ratings
4) No novo menu principal selecione Edit>Criteria>New para inserir os critérios/subcritérios. 5) Selecione os critérios/subcritérios* e clique em adicionar. *Selecionar o menor nível do critério. Ex: Não selecionar o critério Conforto, em vez disso, selecione seus subcritérios.

10 2. Criando um modelo Ratings
6) Critérios/subcritérios adicionados na planilha Ratings.

11 2. Criando um modelo Ratings
7) No novo menu principal selecione Edit>Alternatives>New para inserir as alternativas. 8) Entre com os nomes de cada alternativa:

12 2. Criando um modelo Ratings
8) No novo menu principal selecione Edit>Criteria>Edit Categories para entrar com as categorias dos critérios/subcritérios. 10) Selecione o comando New para adiconar as categrias. 9) Selecione o critério/subcritério desejado para adicionar as categorias.

13 2. Criando um modelo Ratings
Ou clique com o botão direito do mouse na coluna do título do critério/subcritério para editar as categorias. Em seguida repita os passos 2 e 3 do slide anterior. Repita o procedimento para criar as categorias dos outros critérios/subcritérios.

14 2. Criando um modelo Ratings
11) Na caixa “Category Editor for” clique em Comparisons para realizar as comparações par a par das categorias. 12) Mudar o tipo de comparação para “preference"

15 2. Criando um modelo Ratings
13) No novo menu principal selecione Computations>Ideal priorities para obter as prioridades das categorias*. 14) Verificação da consistência *Repita o procedimento para obter as prioridades das outras categorias.

16 2. Criando um modelo Ratings
15) Retorne na Planilha Ratings e com o botão direito do mouse clique dentro da célula (Acura TL, Prestígio) para mostrar as categorias e escolha a categoria aplicável.

17 2. Criando um modelo Ratings
16) No novo menu principal selecione View>Cell Display>Numeric Values para ver os valores númericos das categorias.

18 2. Criando um modelo Ratings
17) No novo menu principal selecione View>Totals Colum para obter o resultado final.

19 2. Criando um modelo Ratings
18) No novo menu principal selecione View>Priorities Column para obter as prioridades final das alternativas normalizadas.

20 2. Criando um modelo Ratings
19) No novo menu principal selecione Calculations>Synthesize para obter as prioridades finais (na forma gráfica) para as alternativas.

21 Modelos Hierárquicos: Relativo vs. Ratings
Os dois métodos não fornecem exatamente as mesmas prioridades. 21

22 Bibliografia Saaty, T. L.(2005), Theory and Applications of the Analytic Network Process: Decision Making with Benefits, Opportunities, Costs and Risks, – RWS Publications, Pittsburg. SAATY, R. W. Decision making in complexenvironments.: the analytic hierarchy process for decision making and the analytic network process for decision making with dependence and feedback (Superdecisions Tutorial). Daytona Beach, Florida: Embry Riddle Aeronautical University, 2003, 122 p. Disponível em:// Apresentação Tutorial 1: AHP Relative Model e Apresentação Titorial 5: AHP and ANP


Carregar ppt "Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google