A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-721 Análise de Decisão Semestre 2013-1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-721 Análise de Decisão Semestre 2013-1."— Transcrição da apresentação:

1 1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-721 Análise de Decisão Semestre

2 2 Aula 2- Parte 2 Métodos Não Probabilísticos 05 Abril 2013

3 3 EMENTA 1.Introduçaõ a Análise de Decisão. Métodos Probabilisticos 2.Análise de sensibilidade e perfil de risco. Métodos não probabilísticos. Introdução a métodos de apoio multicritério à decisão (AMD). Construção de uma Estrutura Hierárquica. 3. Método AHP e abordagens. Teoria de utilidade. Uso da função de utilidade para a tomada de decisões. 4. Apresentação do Trabalho Final.

4 4 Métodos Não Probabilísticos Critério MAXIMIN (pessimista) Critério MAXIMAX (otimista) Princípio da Razão Insuficiente (indiferente) Critério MINIMAX REGRET

5 5 Introdução Os critérios de decisão sob incerteza são baseados nas atitudes do decision maker. Demonstra as atitudes individuais de: Pessimismo Otimismo Conservadorismo Agressividade Neste caso não serão utilizadas as probabilidades dos eventos aleatórios.

6 6 Case Tom Brown Utilizando o exemplo de Tom Brown:

7 7 Case Tom Brown Utilizando o exemplo de Tom Brown com a Tabela de payoff revisada:

8 8 1. Critério MAXIMIN para um perfil pessimista ou conservador Este critério é baseado no pior cenário. O decision maker encontra o mínimo pay off de cada alternativa de decisão. Caso os valores da tabela pay off seja de lucros o pior caso de cada alternativa de decisão é aquela com mínimo lucro. A melhor alternativa de decisão é aquela que MAXImiza o MINimo pay off.

9 9 1. Critério MAXIMIN Utilizando o exemplo de Tom Brown com a Tabela de payoff revisada:

10 10 1. Critério MAXIMIN Caso os valores da tabela pay off seja de custos o pior caso de cada alternativa de decisão é aquela com máximo custo. Uma atitude conservadora ou pessimista selecionará a alternativa com o MÍNImo desses MAXimos custos portanto temos o critério MINIMAX

11 11 2. Critério MAXIMAX para um perfil otimista Este critério é baseado no melhor cenário. a)O decision maker encontra o máximo pay off de cada alternativa de decisão. b)A melhor alternativa de decisão é aquela que MAXImiza o MAXimo pay off. (quando a tabela pay off é de lucros).

12 12 2. Critério MAXIMAX Utilizando o exemplo de Tom Brown com a Tabela de payoff revisada:

13 13 2. Critério MAXIMAX Analogamente pode-se ter uma tabela pay-off de custos para obter o critério MINIMIN. Corresponde ao menor valor da tabela que estará associada à alternativa de decisão escolhida.

14 14 3. Princípio da Razão Insuficiente (Indiferente) Este critério é baseado na hipotése de cada estado da natureza ser igualmente provável. a)Somar os pay off de cada alternativa. b)Selecionar a alternativa com maior soma.

15 15 3. Princípio da Razão Insuficiente (Indiferente) Utilizando o exemplo de Tom Brown com a Tabela de payoff revisada:

16 16 4. Critério MINIMAX REGRET Este critério é baseado no Custo de perda de oportunidade ou arrependimento. Defini-se arrependimento quando erramos na escolha da melhor decisão sob um estado da natureza qualquer. Equivalente ao critério MINIMAX (para custos).

17 17 4. Critério MINIMAX REGRET Processo: a) Determine o melhor valor para cada estado da natureza (V * j ), b) Para cada estado da natureza calcule o regret correspondente à alternativa de decisão (R ij = V * j – V ij ), c) Encontre o máximo dos R ij para cada alternativa de decisão, d) Selecione a alternativa de decisão com o MinMax Regret.

18 18 4. Critério MINIMAX REGRET calculo da Tabela Regret:

19 19 Resumindo: Observar que cada alternativa de decisão é ótima para algum critério de decisão. A decisão depende da atitude do decision maker perante a vida (otimista, pessimista ou indiferente).

20 20 Case: National Food (aula)

21 21 Para entregar individual


Carregar ppt "1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-721 Análise de Decisão Semestre 2013-1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google