A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas. Principais ensaios de laboratório para caracterização dos solos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas. Principais ensaios de laboratório para caracterização dos solos."— Transcrição da apresentação:

1 Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas

2 Principais ensaios de laboratório para caracterização dos solos

3 1.Granulometria Medida da textura dos grãos do solo. Consiste na determinação das porcentagens, em peso, das diferentes frações constituintes da fase sólida do solo; Somente para solos com diâmetro maiores que 0,075mm (peneira n.200).

4 Granulometria por peneiramento Passa-se uma amostra de solo por uma série de peneiras de malhas quadradas de dimensões padronizadas;

5 Peneiras para ensaio de granulometria

6 Granulometria por peneiramento Pesam-se as quantidades retiradas em cada peneira e calculam-se as porcentagens de solo que passaram por cada uma delas.

7 Granulometria por sedimentação Para partículas de solos menores que 0,075mm; Baseia-se na lei de Stokes: relação entre o diâmetro das partículas e a sua velocidade de sedimentação em meio líquido de viscosidade e peso específico conhecidos.

8 Curva Granulométrica Com os resultados do ensaio de granulometria traça-se a curva granulométrica.

9 Curva Granulométrica Diagrama semi-logarítmico que tem nas abscissa os logaritmos das dimensões das partículas e como ordenadas as porcentagens, em peso, de material que tem dimensão média menor que a dimensão considerada.

10

11 2. Determinação da umidade do solo: Método da secagem em estufa 1)Determinar o peso total da amostra; 2)Secar completamente a amostra; 3)Determinar o peso da amostra seca; 4)Por diferença obter o peso original da água (Pa = Pt – Ps) na amostra; 5)Calcular o teor de umidade: h% = 100. Pa/ Ps

12 2.Determinação da umidade do solo: Método expedito da frigideira

13 2.Determinação da umidade do solo: Método do Speedy

14

15

16 Curva Granulométrica

17

18

19

20 Coeficiente ou grau de não uniformidade (ou de desuniformidade): Du = Φ60/ Φ10, fornece a inclinação média da curva; se Du ~ 1 então a curva é quase vertical.

21 Curva Granulométrica Quanto menor Du mais uniforme é a curva (solo mal graduado). Quando Du menor que 3 o solo é considerado uniforme; quando Du é maior que 3 o solo é dito mal uniforme (bem graduado).

22 Curva Granulométrica Coeficiente de curvatura (Cc): Φ30 2 / Φ10Φ60 Solos bem graduados: 1< CC < 3


Carregar ppt "Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas. Principais ensaios de laboratório para caracterização dos solos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google