A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boa noite!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boa noite!."— Transcrição da apresentação:

1 Boa noite!

2 Comunicação Para Ministros Extraordinários da Eucaristia

3 Programa

4 Terça-feira dia 10 de julho:. A primeira comunicação
Terça-feira dia 10 de julho: * A primeira comunicação * Falar de improviso * O poder do “mas” e do “não” * Medo de falar em público

5 Terça-feira, dia 17 de Julho de 2012. Califasia
Terça-feira, dia 17 de Julho de * Califasia * Causas de mal entendidos: como a mente completa Distorções... Etc * Apresentação dos voluntários

6 Hoje - dia 24 de Julho: * Ontologia da linguagem a importância do contexto PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo

7 Última terça-feira Dia 31 de julho:. O corpo do discurso
Última terça-feira Dia 31 de julho: * O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação

8 Ontologia da linguagem

9 “Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser

10 “Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo

11 “Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo Logo, "ontologia“ significa

12 o estudo do indivíduo

13 Conforme Aurélio: Ontologia é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)".

14 Ontologia busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano

15 Cada um diz o que diz e o outro escuta o que escuta.

16 O ouvir e o escutar são fenômenos distintos e desconsiderar isto pode ser a raiz da grande maioria dos mal-entendidos entre as pessoas.

17 OUVIR é um fenômeno biológico, é perceber os sons

18 Escutar é um fenômeno lingüístico: ouvir + interpretar

19 Não há como escutar sem interpretar. (até sons interpretamos)

20 Erro ao pensar comunicação: (torre transmitindo para TV)

21 Emissor receptor

22 Emissor receptor mensagem

23 Imagine uma bicicleta

24

25

26 Método atual de se entender comunicação:

27 Emissor mensagem O receptor

28 Emissor mensagem o mundo do receptor (sua ontologia) O receptor

29 Ao transmitir uma mensagem, temos que levar em consideração:

30 * História pessoal

31 * História pessoal * Realidade do grupo

32 * História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local

33 História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local
* História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural

34 História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local
* História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural * Sistema representacional

35 História pessoal

36 Há traumas?

37 Como a pessoa está do ponto de vista emocional e afetivo?

38 Qual o grau de animação do seu ouvinte
Qual o grau de animação do seu ouvinte ? (animado, desanimado, apático, entusiasmado...)

39 Há preconceitos?

40 Qual a história pessoa de cada um?

41 Realidade do grupo

42 Quem são as pessoas que vão me ouvir?

43 Número de pessoas

44 Número de pessoas Idade

45 Número de pessoas Idade sexo

46 Número de pessoas Idade sexo grau de instrução

47 Condições do local

48 Tem som (microfone)?

49 Cadeiras suficientes?

50 Temperatura agradável

51 Está preparado para o “e se...” ?

52 E se vier mais pessoas do que o esperado?

53 E se chover?

54 E se tiver jogo no mesmo horário?

55 E se tiver pessoas com necessidades especiais?

56 E se tiver muito calor?

57 E se vier bem menos pessoas que o esperado?

58 E se acabar a energia elétrica na hora?

59 E se o data-show não funcionar?

60 Nunca se esqueça:

61 Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”

62 Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”

63 Dica: Faça um check list

64 Contexto histórico-cultural

65 Hoje é data de alguma coisa?

66 Neste local tem algum fato a ser levado em conta?

67 Ocorreu algo que “mexeu” com a comunidade recentemente?

68 Teve notícia na TV ou outro órgão que está mexendo com a comunidade neste momento?

69 O acesso ao local tem alguma característica específica?

70 Os usos e costumes da comunidade são conhecidos de quem vai falar?

71 Quais os valores predominantes na comunidade?

72 Há influência de outros segmentos religiosos na comunidade?

73 Que tipo de informação prévia as pessoas possuem a respeito do que você falará?

74 Existem lideranças que devem ser ouvidas antes?

75 Sistema representacional

76 As pessoas são:

77 As pessoas são: auditivas

78

79 As pessoas são: auditivas visuais

80

81 As pessoas são: auditivas visuais cinestésicas

82

83 Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...

84 Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...

85 Qual sistema devo usar num público diverso?

86 Use os três para atingir a todos!

87 Agora temos claro que uma mensagem transmitida, ANTES de ser assimilada pelo outro, passa pelo mundo dele!

88 E M I S O R R E C P T O

89 Mundo do receptor E M I S O R

90

91 E após o café – apresentação dos voluntários !

92 Apresentação dos voluntários

93 A todos que se apresentaram...

94 P a r a b é n s ! ! !

95 USO DOS GESTOS

96 A COMUNICAÇÃO CONFORME SEU OBJETIVO

97 Para informar ou ensinar

98 Proponha ideias ou ações para os ouvintes e valorize a DIDÁTICA para possibilitar o completo entendimento da proposição apresentada.  

99   Para motivar

100   Proponha ideias ou ações para os ouvintes e DESTAQUE OS BENEFÍCIOS de agirem conforme a proposição apresentada.  

101 Para convencer pró ou contra (divergir)

102 Proponha ideias ou ações para os ouvintes e UTILIZE ARGUMENTOS que possam dar suficiente credibilidade para a proposição apresentada. .

103 Para meditar, refletir ou contemplar

104 É fundamental que você já tenha feito isto antecipadamente, ou seja, já tenha feito a meditação ou reflexão ou contemplação do texto.

105 Desta forma, você falará do que virá do teu coração, e não somente da tua razão. Hoje o povo está cansado de reflexões só racionais, desejosos para ouvir mensagens que lhe toquem o coração.

106 Mas um coração só ouve outro coração
Mas um coração só ouve outro coração Mente ouve mente coração ouve coração Assim, para falar aos corações das pessoas, é necessário que a mensagem venha do teu coração

107 Em todos os casos use, se possível, parábolas ou metáforas.

108 * Ontologia da linguagem a importância do contexto PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo

109 * O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação

110 Próxima 3ª.feira Dia 31 de julho...

111 Até lá e uma boa semana a todos!

112 Fim (hoje)


Carregar ppt "Boa noite!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google