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Pico de Velocidade Máxima para Peso e Altura.

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Apresentação em tema: "Pico de Velocidade Máxima para Peso e Altura."— Transcrição da apresentação:

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3 Pico de Velocidade Máxima para Peso e Altura

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5 Faixa de peso e estatura mais comuns, por idade e sexo Meninos Meninas IdadePESO (kg)ESTATURA (cm)PESO (kg)ESTATURA (cm) 3 meses5, , , , meses8, , , , ano8, , , , anos11, , , , anos13, , , , anos14, , , , anos16, , , , anos17, , , , anos19, , , , anos21, , , , anos23, , , , anos24, , , , anos26, , , , anos28, , , ,

6 Predição da Estatura Estatura Adulta = 1,27 x H ,9 (Meninos) TANNER = 1,29 x H ,3 (Meninas) Estatura Adulta = 0,545 x H 2 + 0,544 A + 14,84 (Meninos) WEECH = 0,45 x H 2 + 0,5444 A + 10,09 (Meninas) Estatura Adulta = 2 x H 2 TRADICIONAL Estatura Adulta = PAI + MÃE x 1,08 (Meninos) HALVLICEK 2 PAI x 0,923 + MÃE (Meninas) 2

7 Tendência Secular de Crescimento – Altura – em Sul Coreanas – Hwang,J. et al – Annals of Human Biology, 30, 4:

8 Tendência Secular - Estatura Idade (Anos) MeninosAumentoMeninasAumento , cm cm cm cm cm cm

9 Eventos típicos de maturidade em rapazes, tendo a altura como indicador,segundo Ross at.all. In Dirix at.all (1988)

10 Eventos de maturidade de meninas tendo a altura como indicador, segundo Ross at.all. In ( Dirix at.all. 1988)

11 SOMATOTIPO ENDOMORFIA é caracterizado pela predominância do tecido adiposo MESOMORFIA é caracterizado pela predominância da musculatura ECTOMORFIA é caracterizado pela pouca musculatura e pela linearidade e fragilidade

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15 PRÉ-NATALDa concepção ao nascimento Zigoto Concepção – 1 semana Embrião 2 semanas – 8 semanas Feto 8 semanas - nascimento 1a. INFÂNCIANascimento a 24 meses Neonatal Nascimento a 1 mês Início Infância 1 a 12 meses Infância Posterior 12 a 24 meses INFÂNCIA2 a 10 anos Aprendizado 24 a 36 meses Infância Precoce 3 a 5 anos Infância Intermediária/ Avançada 6 a 10 anos PERÍODOS DO CRESCIMENTO

16 ADOLESCÊNCIA10/11 aos 18/20 anos Pré-púbere 10-12(F) 11-13(M) Pós-púbere 12-18(F) 14-20(M) ADULTA JOVEM20 aos 40 anos Aprendizado 20 aos 30 Fixação 30 aos 40 MEIA IDADE40 aos 60 Transição para meia- idade 40 – 45 anos Meia-Idade 45 – 60 anos IDADE TERCIÁRIA60 aos 80 ou + Início da 3a. Idade 60 aos 70 Intermediário 70 aos 80 Senilidade 80 + PERÍODOS DO CRESCIMENTO

17 A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já dobrou seu tamanho de nascimento e seu peso é cerca de 5 vezes maior) Aos 6 anos o cérebro já atingiu cerca de 90%-95% do peso adulto e a mielização das fibras nervosas já está completa. Faixa caracterizada por um alto ímpeto para movimentos e brincadeiras, uma curiosidade acentuada em relação a tudo que é desconhecido. Apresenta grande alegria em relacionar-se e acentuada prontidão para aprender, porém pequena capacidade de concentração. O pensamento é intuitivo com a prática, estreitamente ligado à experiência pessoal e acompanhado de uma alta emocionalidade. Ela se desenvolve sob a influência do jogo e das atividades e experiências motoras práticas. A entrada no jardim de infância inicia um primeiro processo de separação dos pais e leva à ampliação do campo de aprendizagem social. A capacidade motora assume papel importante para o processo de interação social. Goza de alta consideração quem sabe correr mais rápido, pegar bem uma bola ou trepar com agilidade. Por volta do final da idade pré-escolar e início da primeira infância escolar ocorre a primeira mudança de forma, que é caracterizada por um maior crescimento das extremidades.

18 PRIMEIRA INFÂNCIA ESCOLAR Início da escola (6/7 anos) e 10 anos. Até 9-10 anos, o desenvolvimento da estatura e peso ocorre de forma mais ou menos paralela nas meninas e meninos. O aumento anual de estatura e peso é de cerca de 5 cm e 2,5-3,5 Kg. Até o 8o. ano o cérebro já alcançou quase seu tamanho final. O sistema nervoso central já se distingue por um alto nível de funcionamento dos analisadores, que se expressa por uma capacidade de aprendizagem e desempenho motores muito boa. Caracteriza-se por uma movimentação, a princípio impetuosa, que é reduzida para uma medida normal apenas no fim dessa fase. Essa exuberante alegria em se movimentar expressa-se por um entusiasmado interesse por esporte; assim a taxa de matrículas em associações é maior nesta faixa etária. Possui bom equilíbrio psicológico, atitude otimista em relação à vida, despreocupação, aquisição entusiasmada, mas destituída de críticas, de conhecimentos e habilidades. Devido às boas condições corporais - são pequenas, leves e graciosas e possuem proporções de força alavanca favoráveis -, assim como `a capacidade de concentração, de diferenciação motora e de absorção de informações, que são melhores e mais precisas que na fase anterior, esta fase representa uma idade excelente para a aprendizagem.

19 A INFÂNCIA ESCOLAR TARDIA 10 anos até a entrada na puberdade Melhor idade para aprender (Aprender de uma vez só) A melhora das proporções peso/força - a criança está mais encorpada, as proporções corporais otimizadas e o crescimento da força relativamente mais acentuado, com menor aumento do tamanho e massa - já possibilita às crianças, principalmente com estimulação adequada, um bom grau de domínio corporal. Órgãos do equilíbrio e demais analisadores sofrem rápida maturação, quase atingindo valores adultos. Podem ser aprendidos e dominados movimentos muito difíceis com exigência e orientação espaço-temporal acentuadas. Este período representa uma fase chave para o futuro conhecimento motor: o que se perdeu, dificilmente, ou só com um esforço incomparável poderá ser recuperado.


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