A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Moisés, o legislador de Israel”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Moisés, o legislador de Israel”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Moisés, o legislador de Israel”
A Paz do Senhor! Chegou a hora de rever e memorizar o que aprendemos nas 13 lições da revista “Moisés, o legislador de Israel”

3 Muito Importante! Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquecerá ainda mais seus conhecimentos. Tenha uma boa aula e uma ótima semana!

4 facebook.com/EditoraBetel
Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco: Curta nossa página e acompanhe nossas novidades: facebook.com/EditoraBetel

5 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” Salmos 126.6

6

7 Programa Inteligente de Memorização
“Moisés, o legislador de Israel” Aprendendo a sabedoria na escola de Deus no deserto, para ser líder e profeta 2º Trimestre de 2015

8 Lição 1 – Um Faraó que não conheceu José
Começamos o trimestre abordando profundos assuntos concernentes à vida de Moisés, um dos maiores e mais importantes personagens da Bíblia. Na primeira lição, tratamos do princípio do cativeiro hebreu no Egito, a poderosa forma divina de administrar os acontecimentos e a maneira sobrenatural e profética do nascimento de Moisés. A aflição pode durar um tempo, mas ela possui prazo de validade. Embora a situação dos hebreus fosse de total calamidade, Deus estava acompanhando tudo de perto sem perder um detalhe sequer. Por fim, Moisés nasceu, o povo foi liberto e Faraó morreu. Nada pôde impedir o agir de Deus. Em tempos difíceis, coloquemos nossa confiança no Senhor.

9 LIÇÃO 2 – Conhecendo as limitações do tempo
Moisés viveu cento e vinte anos e sua vida pode ser dividida em três períodos de quarenta anos. Nos primeiros quarenta anos, ele passou no Egito, sendo cuidado por sua mãe e aprendendo nas escolas egípcias; no seu segundo ciclo, passou no deserto vivendo como um pastor de ovelhas, sendo nutrido pela solidão e ensinado por Deus; em seus últimos quarenta anos, esteve no deserto com o povo hebreu, sendo ensinado pelas provações para se tornar inquestionavelmente o principal personagem do Antigo Testamento, a figura central do Pentateuco. →

10 LIÇÃO 2 – Conhecendo as limitações do tempo
Nesta lição observamos que tudo o que Deus faz deve passar pelo teste do tempo e agir de forma autônoma pode ser perigoso e frustrante. Moisés teve uma grande expectativa, mas aprendeu através da solidão do deserto que o homem passa por fases distintas até chegar à posição que Deus quer. Dessas fases, a mais importante é onde se descobre que precisamos de Deus e que sem Ele nada podemos fazer.

11 LIÇÃO 3 – O comissionamento de Moisés
O mundo atual está marcado por uma cultura de micro-ondas. A vida atual é apressada e uma palavra não foge de nosso vocabulário: instantâneo. Porém, na escola do deserto não é assim, lá nada é instantâneo, porque Deus não produz santos em massa. →

12 LIÇÃO 3 – O comissionamento de Moisés
Para iniciar seu ministério libertador, Moisés recebe de Deus autoridade. Essa autoridade está representada pelo seu bordão através do qual ele faria os sinais da parte de Deus (Êx 4.17). Esse poder foi demonstrado através dos grandiosos sinais diante dos filhos de Israel e de Faraó como uma forma de legitimá-lo (Êx 4.21). Deus não somente preparou Moisés, mas lhe deu suporte suficiente para o cumprimento da sua missão.

13 LIÇÃO 4 – A missão profética de Moisés
Deus vocacionou a Moisés como profeta para aquela geração explorada por Faraó e o Egito. Na quarta lição estudamos o retorno de Moisés desde quando, juntamente com Arão, se encontra com os líderes de Israel até, finalmente, todos os hebreus saírem do Egito (Êx 4.29). Entretanto, trabalhamos mais o aspecto de sua missão profético-libertadora. Como profeta, Moisés expressou os pensamentos, desígnios e avisos do Senhor, ou seja, cumpriu o seu ministério. Podemos dizer que Moisés foi: excelência e excelente. Na pele de um homem saído das cinzas, o Senhor fez ressurgir uma das maiores autoridades que esse mundo já pôde ver. Um representante legal de Sua Palavra e poder.

14 LIÇÃO 5 – Moisés, o guia dos filhos de Israel
Guiar o povo de Deus em meio ao deserto não foi uma tarefa fácil, mas Moisés pediu a ajuda do Eterno e, assim, foi capaz de prover as necessidades do povo. Suas virtudes, aliada à sua intimidade com Deus, foram essenciais para a condução dos filhos de Israel até a entrada da Terra Prometida. Para Deus e para Moisés, o deserto foi o melhor lugar para que os filhos de Israel fossem reeducados para um autoconhecimento, conhecimento da vontade de Deus e a cristalização de uma adoração exclusiva ao Deus vivo.

15 LIÇÃO 6 – Moisés, um sábio recebendo conselhos
A ilustre visita de Jetro, que trazia consigo pessoas muito queridas, bem como os sábios conselhos administrativos ligados ao campo jurídico, revolucionaram o trabalho de Moisés e a história de Israel. Nesta lição concluímos que o líder cristão, por mais capacitado que seja, não conseguirá realizar suas tarefas sem a ajuda de auxiliares. Ninguém pode fazer a obra de Deus sozinho. O líder cristão precisa de conselheiros dados por Deus que o ajudem. Sigamos o exemplo de Moisés que, ouvindo sábios conselhos, conseguiu conduzir o povo de Deus até à Terra Prometida.

16 LIÇÃO 7 – Oração, a busca mais sublime de Moisés
Temos autoridade para mudar o mundo por meio da oração. Quando Deus disse “dominai, sujeitai” (Gn ), Ele estava instituindo o governo do mundo para que a associação com o homem fosse essencial para o cumprimento de Seus propósitos. Moisés não somente desfrutou daquilo que Deus disse, mas também daquilo que Deus é. Começar o dia de joelhos é ter certeza de encontrar a paz necessária para prosseguir juntamente com a direção do que realizar. Moisés não dava um passo sem antes consultar o Senhor, lição que deveríamos colocar em prática em nossos dias.

17 LIÇÃO 8 – Revelando as impurezas da alma
Todos aqueles que querem viver piedosamente em Deus serão perseguidos e sempre se tornarão alvo do inimigo. É comum ao que peleja estar sempre atento e pronto para esses ataques. A única surpresa é quando o inimigo está camuflado na pele de nossos próprios irmãos. Arão e Miriã jamais entenderam a posição que ocupavam, eles queriam caminhar paralelamente, fazendo divisão. Queriam ter honra própria, mas enveredaram pelo caminho errado. Provérbios nos ensina que, diante da honra, vai a humildade, isso foi tudo o que lhes faltou. A rebelião tem raízes no próprio Satanás, pai de todas as rebeliões (1Sm 15.23).

18 LIÇÃO 9 – Construindo bezerros de ouro
O pedido dos israelitas não significava necessariamente que esses indivíduos estivessem rejeitando ao Senhor, eles queriam Deus, mas um Deus de acordo com o que suas mentes imaginavam (Êx 32.1). O bezerro de ouro pode ser qualquer coisa que ainda está abrigada em nossos corações e nos encaminha a identificar ao Senhor não de modo sobrenatural, mas humano, resultando numa fé que não foi construída naquilo que Deus disse, a qual nos leva a satisfação e nunca à transformação.

19 LIÇÃO 10 – Os últimos conselhos de um grande líder
Moisés reúne o povo e relembra os fracassos da geração passada, ensina a nova geração a não cometer os erros de seus pais e revela-lhes os propósitos de Deus durante os longos quarenta anos de caminhada errante pelo deserto. Nesta lição vimos que tudo o que é novo pode surpreender e a nova terra estava cheia de perigos ao redor. As instruções conduziam a nova geração a aproximar- se de Deus, a temê-Lo e a obedecer-lhe. Chegou o dia do cumprimento da promessa; passou um ciclo, mas outro ciclo se iniciaria e uma nova história seria escrita por aquela geração.

20 LIÇÃO 11 – A fé heroica de Moisés
O escritor do livro de Hebreus destila grandeza quando revela as renúncias de Moisés pela fé. As decisões tomadas pelo patriarca apresentam o alcance do poder divino. Sabemos que a graça cobre o mais vil entre os pecadores, mas a história de Moisés nos ensina que Deus também salva nobres, príncipes e cultos. Moisés percebia que os prazeres do pecado eram passageiros (Hb 11.25). Vendo que o tempo havia chegado, teve coragem para renunciar. Ele sabia que a vida não era longa o bastante e não queria comparecer diante de Deus como alguém que rejeitou o direito de servir (Lc 14.33).

21 LIÇÃO 12 – O último encontro de um grande herói
Moisés é um dos tipos que mais se assemelham a Cristo, principalmente na morte. Até hoje não se sabe onde ele foi sepultado. Em comparação com o Senhor Jesus Cristo, ninguém vai adorar junto ao túmulo do mediador do antigo concerto nem do Mediador do novo porque seus corpos não estão lá. Na penúltima lição aprendemos que Moisés mostrou apenas uma parte do que Deus é capaz de realizar, e Cristo deixou claro que o homem poderia fazer coisas ainda maiores (Jo 14.12). Nada nos foi omitido, basta apenas descobrir como alcançar. Que o Senhor nos dê a planta do caminho e a sede necessária para beber dessa água tão salutar.

22 LIÇÃO 13 – Os aspectos da vida de Moisés
Na última lição extraímos algumas importantes verdades da história de vida do grande homem que foi Moisés. Sua vida nos faz lembrar que as providências divinas são sempre sobrenaturais, estranhas e inesperadas para nós. Como Moisés, somos tentados a sentir-nos desencorajados e até com o pensamento de que o Senhor se esqueceu de nós (Êx ). →

23 LIÇÃO 13 – Os aspectos da vida de Moisés
A vida de Moisés nos apresenta a combinação perfeita para grandes feitos. A unidade da pessoa divina com a humana. Deus liberou o Seu poder para operar miraculosamente através de um simples instrumento humano. Moisés se tornou um exemplo a ser seguido e as mesmas palavras ditas a Josué se dirigem também a nós: “Como fui com Moisés também serei contigo” (Js 1.5).

24 Nossa Mensagem para você, aluno da EBD
Prezado (a) aluno (a) da Escola Bíblica Dominical, a paz do Senhor! Muito obrigado por ter caminhado conosco durante o 2º Trimestre de Esperamos ter contribuído para o enriquecimento de seus conhecimentos. Que Deus possa lhe abençoar e lhe dar forças para continuar conosco nesta árdua, mas recompensadora tarefa, de semear a “boa semente”. Agradecemos também ao comentarista deste trimestre, Pastor Belchior Martins da Costa, pelas edificantes lições ministradas ao longo desses três meses que se passaram. Contamos com a sua presença em nossas próximas aulas dominicais. Deus abençoe você e toda a sua família. Editora Betel, Junho de 2015

25 Referências Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel Revista Jovens e Adultos: Moisés, o legislador de Israel, 2º Trimestre Editora Betel


Carregar ppt "“Moisés, o legislador de Israel”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google