A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS"— Transcrição da apresentação:

1 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
14 – Os propósitos de Deus 15 – A travessia do Mar vermelho

2 14 – Os propósitos de Deus

3 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Na aula passada falamos sobre o Rei Faraó que não conheceu a José, falamos sobre as 10 pragas, em especial a ultima que foi a morte dos primogênitos, falamos também sobre a figura de Moises, que é a pessoa mais importante do velho testamento. A pergunta que temos que fazer daqui pra frente é a seguinte, porque é que Deus escolheu a nação de Israel? Qual é o seu proposito em usar esse povo? É importante esclarecer essas respostas, pois, Deus que ficou conhecido na historia da vida de Jose pelo seu povo, se calou por um período de 430 anos, em Ex. 2:24 diz que o Senhor ouviu o clamor do seu povo, e agora ele resolve falar enviando o seu mensageiro para tirar o seu povo da escravidão. São três os propósitos de Deus em usar esse povo.

4 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
1º Deus mostra a sua Gloria!!! O Egito nesse período era uma potência mundial, o primeiro grande império, que com as pragas no Egito, entrou em decadência e nunca mais foi mesmo. Se estudarmos cada praga no livro, veremos que elas eram para os Egípcios uma divindade, ou seja, deuses, o Deus verdadeiro resolveu usa-las para destruir o Egito, mostra-nos também que Deus é sobre todos os deuses, e não compartilha a sua Gloria com ninguém, ou seja, não há outo como ele. Ex. 14 fala sobre a Gloria do Senhor sendo exaltada sobre os Egípcios. 2º Deus escolhe Israel, para através desta nação entregar a humanidade, a maior herança, o maior tesouro que o homem tem, sabe qual é? As “Escrituras Sagradas”, ou seja, a sua palavra, Deus escolheu Israel para entregar ao mundo a sua palavra. 3º Deus escolhe Israel para entregar também ao mundo, o Messias, o nosso Salvador, Jesus Cristo, Deus escolheu Israel para a vinda do seu filho e dessa maneira alcançar todas as nações. Então são três os propósitos de Deus para Israel e consequentemente ao mundo, “Mostrar a sua Gloria”, Entregar as Escrituras Sagradas e Entregar o Messias para a salvação da humanidade.

5 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
15 – a travessia do mar vermelho PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

6 PORQUE DEUS NÃO LEVOU O SEU POVO POR AQUI?
Ex. 13:17 PORQUE DEUS TRAZ O SEU POVO PARA UM LUGAR SEM ÁGUA, SEM ALIMENTO, SEM VEGETAÇÃO, QUAL SERIA O PLANO DE DEUS? DEUS PREFERIU LEVAR O SEU POVO PARA UMA SITUAÇÃO MAIS DIFÍCIL AINDA QUE PELO CAMINHO, DOS FILISTEUS, MAS COM O INTUITO ÚNICO DE SER GLORIFICADO POR MEIO DAS SUAS MARAVILHAS. EGITO IMAGINA UMA NAÇÃO DE ESCRAVOS, SAINDO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, SE DEPARA COM UM POVO, OUTRA NAÇÃO, QUE DOMINA O PODERIO BÉLICO, AS CONSEQUÊNCIAS SERIAM DESASTROSAS. A BATALHA CONTRA OS AMALEQUITAS COMEÇOU EM REFIDIM. ESSE FOI O PRIMEIRO POVO A ATACAR OS ISRAELITAS APÓS A SUA SAÍDA DO EGITO LIDERADA POR MOISÉS. EM ÊXODO 17:8-16, Deus envia o Maná. Ex.16

7 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
São pelo menos Três os motivos que leva o Senhor a enviar o seu povo ao deserto após a passagem pelo mar vermelho. 1º Motivo - O povo de Israel estavam vivendo na condição de escravos, com espirito de covardia, eles precisavam serem libertos das suas prisões espirituais, Deus queria tirar esse espirito de escravidão da nação, para isso precisava de treinamento, do deserto para desenvolver os músculos espirituais, ou seja, Deus queria curar o seu povo, tirando esse espirito de covardia, de escravidão e submissão. 2º Motivo – Nós não encontramos vegetação, não encontramos água, alimento no deserto, Deus era a única saída para a nação, a única escapatória do povo Israelita era pedir que Deus lhe desse sustento, ajuda, depender de Deus era a única salvação, então, Deus queria que o seu povo dependesse 100% dele. 3º Motivo – Deus queria treinar o seu povo, diante as dificuldades, queria transformar a nação de Israel em um povo forte e destemido, mas para isso precisava colocar pra fora tudo aquilo que os impedia de serem libertos, um povo que confia-se no Senhor independente da situação, mostrar que só o Senhor é o Deus das causas do impossível.

8 EX. 40 FALA SOBRE A INSTITUIÇÃO DO TABERNÁCULO .
MOISES ENVIA 12 ESPIAS, PARA SONDAR A TERRA E A CONDIÇÃO DOS INIMIGOS. NM. 13:1 A 16. APENAS CALEBE E JOSUE ENTRAN NA TERRA. MOISES FICA ACAMPADO AOS PÉS DO MONTE SINAI, ALI ELE RECEBE OS 10 MANDAMENTOS, TODO ESSE TEMPO DE ESPERA ATE O COMEÇO DA BUSCA PELA TERRA DE CANAÃ DUROU 14 MESES E 20 DIAS . É importante ressaltar que Moises foi a figura mais importante do velho testamento, citado por Jesus.

9 Próxima Aula 16 – Pentateuco 17 – O sucesso de Josué

10

11 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Agora iremos estudar a pessoa mais importante do velho testamento, a vida de Moises. MOISES Para entendermos melhor a saída do povo de Israel das mãos do Egito iremos dividir em três etapas a vida de Moises, para melhor entendimento. 1ª ETAPA: Os primeiros anos da sua vida Moises foi criado pela sua mãe Joquebede, por mais que Moises tenha sido adotado pela filha do Faraó ele teve educação da sua mãe israelita. Uma coisa é certa a primeira etapa da vida de Moises foi no palácio. Moises foi treinado para ser príncipe e viveu no palácio por 40 anos, esse registro está em At. 7:23 esse relato esta no discurso de Estevão, no versículo 22 diz que Moises foi instruído em toda a Ciência do Egito. 2ª ETAPA: No Deserto por mais 40 anos, o registro esta em At 7:30, também no discurso de Estevão, nesse período ele se casa com Zípora, filha de Jetro o midianita. 3ª ETAPA: Conduzindo o povo de Deus também por 40 anos, o registro também está em At. 7:36.

12 40 anos no DESERTO 40 anos no palácio Com 80 anos ele recebe o chamado de Deus

13 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
A quantidade de Israelitas vivendo sobre o julgo dos Egípcios, era de mais ou menos 600 mim homens, segundo a bíblia, fora mulheres e crianças, acredita-se que seja um total de 3 milhões de pessoas. Moises agora recebe de Deus o chamado para liderar o seu povo contra a escravidão do Egito, é nesse momento que temos o envio das 10 pragas do Egito, onde a ultima praga se faz necessário comenta-la, “A morte dos primogênitos”, pois, e nela que nasce a verdadeira pascoa, que tipifica o sacrifício do Senhor pelas nossas vidas. O registro desse acontecimento está nos capítulos 12 e 13 de Êxodo.

14

15 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Cronologia / Linha do Tempo ABRAÃO José + ou a.C + ou a.C Gn. 12 até o 50 Período Patriarcal Duração + ou – 300 Anos Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta. Gn. 46:26-27.

16 70 PESSOAS, SAÍRAM DA TERRA DE CANAÃ E FORAM PARA O EGITO, NA TERRA DE GOSEN.

17

18 Próxima Aula 12 – Israel no Egito 13 - Êxodo

19 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

20 Monte ararate Gn. 8:4 Fértil Crescente

21 Nínive Mar Mediterrâneo Babilônia Golfo Pérsico Mar vermelho
Monte ararate Gn. 8:4 Gn. 10:1 Família de Noé Nínive 800 km Gn. 10:8, 10 – Cidades Ninrode Mar Mediterrâneo Rio Tigre BABEL Rio Eufrates Babilônia Surgimento do Homem Golfo Pérsico Mar vermelho

22 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Como todos sabemos Ninrode foi homem poderoso em sua época, foi em sua cidade que tentaram construir a torre de Babel, tendo como consequência a dispersão do povo pelo mundo conforme a Bíblia. Segundo a historia, Nirode foi homem muito conhecido, dizem que foi o primeiro homem a domar o cavalo, existem desenhos antigos que mostram Nirode sentado ao cavalo caçando Leões, diante disso a historia também relata que por ter sido um homem muito admirado naqueles dias, as pessoas construíram uma estatua de Ninrode, que por sua vez com o tempo passou a ser estatua de adoração. É Exatamente nesse período que os estudiosos ou teólogo acreditam no surgimento da idolatria, sim a Babilônia é tida como a cidade das prostituições, e Ninrode foi o pioneiro incentivador a essa pratica. A Idolatria nasce nessa historia, a adoração a imagem de esculturas nasce na Babilônia em adoração a estatuas diversas como a de Ninrode mais ou menos 100 anos depois do diluvio.

23 7 – O Chamado de Abraão

24 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Gn. 11:26-28 diz: “E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.” Como podemos ver Abrão nasceu em Ur dos Caldeus também, e logo depois da morte de Harã, Terá seu pai sai com toda a sua família para a cidade de Harã.

25 UR Surgimento do Homem MAR VEMELHO

26 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Gn. 11:26-28 diz: “E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.” Como podemos ver Abrão nasceu em Ur dos Caldeus também, e logo depois da morte de Harã, Terá seu pai sai com toda a sua família para a cidade de Harã. Em Gn. 11:32 diz: ”E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.” Logo após a morte de Terá que morreu na cidade de Harã, Abrão atende o chamado de Deus no cap. 12 e vai para a cidade de Siquem que fica na região de Israel nos dias de hoje.

27 Harã + ou – 950 km UR Surgimento do Homem MAR VEMELHO

28 PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Gn. 11:26-28 diz: “E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.” Como podemos ver Abrão nasceu em Ur dos Caldeus também, e logo depois da morte de Harã, Terá seu pai sai com toda a sua família para a cidade de Harã. Em Gn. 11:32 diz: ”E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.” Logo após a morte de Terá que morreu na cidade de Harã, Abrão atende o chamado de Deus no cap. 12 e vai para a cidade de Siquem que fica na região de Israel nos dias de hoje. Gn. 12: 1 e 2 “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” Josué 24:2 – “Em Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses.”

29 Harã Siquem UR + ou – 650 km + ou – 950 km Surgimento do Homem
MAR VEMELHO

30 Próxima Aula 8 – Abrão em Canaã 9 – Abrão no Egito

31

32

33 Harã Siquem UR + ou – 650 km + ou – 950 km Surgimento do Homem
MAR VEMELHO

34

35

36

37

38

39

40


Carregar ppt "PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google