A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração."— Transcrição da apresentação:

1 Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração do que variar o kf. (F) Se há queda do débito cardíaco e queda da pressão arterial, o fluxo sanguíneo renal é mantido, até certo limite, por redução na resistência da arteríola eferente. (V) Com dilatação da arteríola aferente haverá redução na variação de  ao longo do capilar glomerular. (V) Aumento de kf resulta em redução da pressão de ultrafiltração (PUF). (F) Filtração por néfron (FPN) = (ΔP -  capilar )

2 Provinha 2 – Turma B (B) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Autorregulação renal refere-se às modificações na resistência da arteríola aferente frente a variações na pressão arterial sistêmica. (V) Aumento da resistência da arteríola eferente tem um efeito bifásico sobre a filtração por néfron. (V) O perfil de variação de  pode ser fortemente afetado por modificações no kf. (V) O aumento da pressão hidrostática em capilar glomerular leva a aumento da filtração e equilíbrio da pressão de ultrafiltração (PUF=0) antes do fim do capilar. (F) Em capilares glomerulares, como em capilares sistêmicos, pode haver filtração ou absorção (filtração reversa), dependendo dos valores de pressão hidrostática nos capilares glomerulares.

3 Provinha 2 – Turma B (C) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Feedback túbulo-glomerular é um dos mecanismos de autorregulação do fluxo plasmático glomerular e da filtração por néfron. (F) Redução na pressão arterial sistêmica é acompanhada de aumento da resistência da arteríola aferente. (F) Quanto menor a carga de NaCl para macula densa, maior a resistência de arteríola aferente. (V) Contração da arteríola eferente desloca o ponto de equilíbrio de filtração (PUF=0) para mais próximo do início do capilar glomerular. (V) kf = FPN/(ΔP -  capilar )


Carregar ppt "Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google