A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa"— Transcrição da apresentação:

1 Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa
Inversão Térmica Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa

2 O que é? A inversão térmica é um fenômeno atmosférico frequente em centros urbanos industrializados, principalmente onde há montanhas e serras. Esse fenômeno ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos densa), provocando uma alteração na temperatura. É um fenômeno natural, que ocorre em áreas rurais, porém se intensifica nas áreas industrializadas, onde há gases poluentes que são nocivos a saúde.

3 Outros fatores... Outro fator que influência a ocorrência da inversão térmica é quando a camada de ar fria fica retida em regiões próximas à superfície, juntamente com uma grande concentrações de poluentes. Devido a isso, a dispersão dos poluentes fica extremamente complicada, concentrando-se uma camada de cor cinza na superfície.

4

5 Agravantes: Esse fenômeno se intensifica no inverno, porque nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo á superfície fica mais frio que o da camada superior, prejudicando o movimento do ar. O nível de chuva, no inverno, é mais baixo, o que dificulta a dispersão dos gases poluentes.

6 Problemas: A inversão térmica prejudica, principalmente, a saúde. Através dela, os poluentes não conseguem se dispersar e ficam retidos na superfície, causando doenças respiratórias, como por exemplo: bronquite e asma, irritação nos olhos e intoxicação.

7 Lugares onde ocorre: São Paulo Rio de Janeiro New York
Cidade do México Londres

8

9 Soluções Diminuição do nível de poluição do ar, em grandes centros urbanos; Substituição de combustível fósseis por biocombustível; Uso de transporte coletivo (ônibus) ou não poluentes (bicicleta); Fiscalização em regiões onde ocorre queimadas irregulares.

10 Curiosidades: A primeira inversão térmica de grandes proporções de concentração de poluentes no ar ocorreu em dezembro de 1952 em Londres, sendo conhecida em inglês como The Great SMOG (uma mistura de neblina com poluição). Naquela época os poluentes da combustão de carvão com alto teor de enxofre relacionada a uma inversão térmica prolongada provocou a morte de pessoas. Em 1º de setembro de 2007, São Paulo enfrentou uma inversão térmica que ficou concentrada por 58 metros de altura provocando uma das piores condições para a dispersão dos poluentes na cidade.

11 Links: http://www.brasilescola.com/geografia/inversao-termica.htm


Carregar ppt "Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google