A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Como escrever bem?. 1 – Clareza 2 – Expressividade 3 – Simplicidade 4 – Ordem Direta 5 – Originalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Como escrever bem?. 1 – Clareza 2 – Expressividade 3 – Simplicidade 4 – Ordem Direta 5 – Originalidade."— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Como escrever bem?

2 1 – Clareza 2 – Expressividade 3 – Simplicidade 4 – Ordem Direta 5 – Originalidade

3 Dicas para escrever um bom texto Faça uso de palavras essenciais e simples; seja direto e objetivo; A concisão constitui um dos princípios determinantes para escrever bem; Escolha palavras específicas, de maior precisão, evitando palavras muito genéricas ou vagas; A simplicidade deve ser uma característica marcante em qualquer texto, portanto, evite linguagem rebuscada; Evite períodos muito longos ou sequências de frases muito curtas; Evite formas e frases desgastadas, clichês, provérbios, frases feitas;

4 Em textos científicos, evite dirigir-se ao leitor; Observe as estruturas e a pontuação em seu texto, lendo- o atenciosamente, e diversas vezes; Não usar itens pessoais na sua dissertação e nem escrever em 1ª pessoa; Evitar fazer uso de repetições de palavras, prefira utilizar sinônimos ou expressões que representem a ideia em questão; Utilizar exemplos e citações relevantes, devendo ser validados e confirmados por uma autoridade no assunto. Essa é a razão pela qual os textos científicos têm tantas citações.

5 As qualidades de um texto 1 – Coesão É a conexão estabelecida entre as partes de um texto (palavras, períodos e parágrafos) por meio de conectivos – conjunções, pronomes, preposições e advérbios – e outros recursos linguísticos

6 Uma acelerada gama de informações são produzidas atualmente o usuário tem mais dificuldades para encontrar toda a informação desejada o usuário tem mais dificuldades para encontrar toda a informação desejada o serviço de referência facilita o processo de busca da informação O trabalho tem como objetivo principal avaliar o perfil do Bibliotecário de referência nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste Mineiro É importante a qualificação e atualização constante do profissional Bibliotecário.

7 Com a acelerada gama de informações produzidas atualmente, o usuário passa a ter mais dificuldades para encontrar toda a informação desejada. Como minimizador desse problema, surge então o serviço de referência para facilitar o processo de busca da informação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o perfil do Bibliotecário de referência nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste Mineiro, destacando a importância da qualificação e atualização constante desse profissional.Com a acelerada gama de informações produzidas atualmente, o usuário passa a ter mais dificuldades para encontrar toda a informação desejada. Como minimizador desse problema, surge então o serviço de referência para facilitar o processo de busca da informação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o perfil do Bibliotecário de referência nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste Mineiro, destacando a importância da qualificação e atualização constante desse profissional.

8 O estudo desta pesquisa foi as dependências da Universidade Federal de Lavras, sua potencialidade para o ecoturismo. O estudo desta pesquisa foi realizado nas dependências da Universidade Federal de Lavras, observando sua potencialidade para o ecoturismo. A área verde da UFLA tem sua maioria de matas ciliares, que serve de abrigo a uma importante biodiversidade de fauna e flora e há necessidade de maior proteção. Há uma preocupação mundial com o meio ambiente e com a conservação da natureza. A área verda da UFLA é composta, em sua maioria, por matas ciliares que servem de abrigo a uma importante biodiversidade de fauna e flora. Por esse motivo, há necessidade de maior proteção dessas matas. A preocupação com o meio ambiente e conservação da natureza tornou-se um problema mundial...

9 2 - Paralelismo sintático e semântico Paralelismo sintático é a coordenação, na frase, de elementos com natureza gramatical similar. Já paralelismo semântico refere-se ao encadeamento de idéias comparáveis, pertencentes ao mesmo plano de significado Paralelismo sintático é a coordenação, na frase, de elementos com natureza gramatical similar. Já paralelismo semântico refere-se ao encadeamento de idéias comparáveis, pertencentes ao mesmo plano de significado

10 Paralelismo sintático. Naquela época é certo que havia mais segurança e a vida das pessoas era mais tranquila.. Naquela época é certo que havia mais segurança e que as pessoas viviam em maior tranquilidade

11 A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania e é para que o planeta sobreviva. A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania e é para que o planeta sobreviva. A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania, mas também a sobrevivência do planeta. A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania, mas também a sobrevivência do planeta. Rafaela tanto leciona inglês, e ainda tornou-se advogada Rafaela tanto leciona inglês, e ainda tornou-se advogada Rafaela tanto leciona inglês como advoga. Rafaela tanto leciona inglês como advoga.

12 Paralelismo semântico O Cruzeiro vai jogar contra a Argentina, na próxima semana. O Cruzeiro vai jogar contra a Argentina, na próxima semana. O Cruzeiro vai jogar contra o Boca Juniors, na próxima semana. O Cruzeiro vai jogar contra o Boca Juniors, na próxima semana. O presidente brasileiro negocia com a Argentina as novas propostas sobre o Mercosul. O presidente brasileiro negocia com a Argentina as novas propostas sobre o Mercosul. O presidente brasileiro negocia com o presidente argentino as novas propostas sobre o Mercosul. O presidente brasileiro negocia com o presidente argentino as novas propostas sobre o Mercosul.

13 3 - Coerência textual Diz respeito à apresentação de idéias que estejam de acordo com o gênero textual, com o conhecimento de mundo do leitor e com a própria lógica interna do texto. Diz respeito à apresentação de idéias que estejam de acordo com o gênero textual, com o conhecimento de mundo do leitor e com a própria lógica interna do texto.

14 O Brasil é o 2º do mundo em desemprego O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial do desemprego, ganhando apenas da Índia. No entanto, a situação é pior entre os menos escolarizados. Estes, em geral, permanecem mais tempo desempregados que os portadores de diploma universitário.

15 O Brasil é o 2º do mundo em desemprego O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial do desemprego, ganhando apenas da Índia. No entanto, a situação é pior entre os menos escolarizados. Estes, em geral, permanecem mais tempo desempregados que os portadores de diploma universitário.

16 Armadilhas do texto 1 – Ambiguidade É o emprego de palavras ou expressões que permitem mais de uma interpretação. Embora possa ser usada como recurso estilístico ou humorístico, é condenável quando atrapalha a transmissão da mensagem. Ex.: Ex.: O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas. O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas. O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas. O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas.

17 Uso indevido de pronomes possessivos Raquel preparou a pesquisa com Sílvio e fez sua apresentação. Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ambos fizeram a apresentação Com a ajuda de Sílvio, Raquel preparou a pesquisa e fez a apresentação.

18 Uso inadequado de pronomes relativos Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artística é inegavel. Visitamos o teatro e o museu os quais têm qualidade artística inegável.

19 Emprego indevido da coordenação Mário e Rute querem casar-se. Mário quer casar-se com Helena, e Rute com Ricardo. Mário quer casar-se com Rute.

20 2 - Redundância Serve para dar mais coesão ou ênfase ao texto, mas, quando usada inadequadamente, deixa a linguagem repetitiva e deselegante. Serve para dar mais coesão ou ênfase ao texto, mas, quando usada inadequadamente, deixa a linguagem repetitiva e deselegante. Ex.: Ex.: O povo exige seus direitos, os direitos do povo devem ser respeitados. O ministro apresentou sua proposta de trabalho, mas o ministro não foi claro em várias questões e o ministro não aceitou argumentações.

21 Outras pesquisas já realizadas também mostram que a grande maioria de graduados em biblioteconomia que estão inseridos no mercado de trabalho é do sexo feminino. Na pesquisa realizada por Pereira (2005) sobre o perfil do bibliotecário da área de ciências da saúde em Santa Catarina, constatou que a totalidade dos bibliotecários que aceitaram participar de sua pesquisa é do sexo feminino. Conforme boletim publicado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da Sétima Região – CRB 7, ainda existe essa predominância do sexo feminino.

22 Dicas de Português Dúvidas mais frequentes

23 ONDE, DONDE, AONDE Onde - indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato. Em termos práticos, pode ser substituído por: em que, no qual. Onde - indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato. Em termos práticos, pode ser substituído por: em que, no qual. "...em abril de 1975, no velho Laboratório de Computação Aiken, no local onde estava sentado, escreveu um programa para o computador Altair - programa que evoluiu para se transformar no primeiro produto da Microsoft". "...em abril de 1975, no velho Laboratório de Computação Aiken, no local onde estava sentado, escreveu um programa para o computador Altair - programa que evoluiu para se transformar no primeiro produto da Microsoft". "...Gates deu início a uma peregrinação de três dias por cinco universidades onde a Microsoft recruta vários funcionários". "...Gates deu início a uma peregrinação de três dias por cinco universidades onde a Microsoft recruta vários funcionários".

24 Uso incorreto da palavra onde "O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes pode embarcar para a Estação Espacial Internacional em uma espaçonave russa. Pontes deveria viajar com os americanos, onde treina desde 98, mas problemas nos dois países tornaram isso pouco provável." "O padrão de mulher mais velha do que o homem é mais encontrado entre as uniões consensuais, onde representa 25% do total.

25 Aonde é empregado com verbos que indicam movimento. Por isso, normalmente, é empregado com verbos de movimento, como ir, chegar, levar, encaminhar-se, dirigir-se... Veja: Aonde é empregado com verbos que indicam movimento. Por isso, normalmente, é empregado com verbos de movimento, como ir, chegar, levar, encaminhar-se, dirigir-se... Veja: Aonde vocês pensam que vão? Aonde vocês pensam que vão? Não sei aonde ir. Não sei aonde ir.

26 Donde – é a junção da preposição [de] + [onde]. Usado apenas quando se vem de algum lugar. Pode ser substituído por de que lugar. Donde – é a junção da preposição [de] + [onde]. Usado apenas quando se vem de algum lugar. Pode ser substituído por de que lugar. Donde vocês vieram? (De onde, de que lugar) Donde vocês vieram? (De onde, de que lugar) Donde vens, aonde vais? Donde vens, aonde vais?

27 Esse, este, aquele: pronomes demonstrativos 1ª pessoa - meu - este, esta, isto 1ª pessoa - meu - este, esta, isto 2ª pessoa - teu - esse, essa, isso 2ª pessoa - teu - esse, essa, isso 3ª pessoa - seu - aquele, aquela, aquilo 3ª pessoa - seu - aquele, aquela, aquilo Em relação ao lugar: o lugar onde estou: este o lugar onde estou: este o lugar onde você está: esse o lugar onde você está: esse o lugar distante do falante e do ouvinte: aquele o lugar distante do falante e do ouvinte: aquele

28 EXEMPLOS: Neste capítulo [o capítulo que V. está descrevendo] apresentamos os objetivos. Neste capítulo [o capítulo que V. está descrevendo] apresentamos os objetivos. Veja (aqui) esta borboleta, que linda! Veja (aqui) esta borboleta, que linda! Que país é este ? perguntam-se os brasileiros. [referindo-se ao Brasil e no Brasil] Que país é este ? perguntam-se os brasileiros. [referindo-se ao Brasil e no Brasil] Pegue aqui: relacione todos os nomes citados neste livrete. Pegue aqui: relacione todos os nomes citados neste livrete. Em atenção a pedido dessa instituição, estamos remetendo a V. Sa. o boletim ECO. Em atenção a pedido dessa instituição, estamos remetendo a V. Sa. o boletim ECO. Logo que puder, despacharei os pacotes para aquela cidade. Logo que puder, despacharei os pacotes para aquela cidade.

29 Em relação ao tempo Neste ano [trata-se de 2010] pouco se fez em favor dos sem-teto. Neste ano [trata-se de 2010] pouco se fez em favor dos sem-teto. Não há ocorrência de acidentes nesta data. [hoje] Não há ocorrência de acidentes nesta data. [hoje] O avião a jato, a televisão e o computador são as maiores invenções deste século. O avião a jato, a televisão e o computador são as maiores invenções deste século. Nestes últimos vinte anos a mulher tem ocupado mais espaços. Nestes últimos vinte anos a mulher tem ocupado mais espaços. A década de 20 marcou a conquista do voto pela mulher. Nesses dez anos ela travou grandes lutas pela liberdade. A década de 20 marcou a conquista do voto pela mulher. Nesses dez anos ela travou grandes lutas pela liberdade. Marina vai estar na cidade por esses dias... Marina vai estar na cidade por esses dias...

30 Emprego em relação ao discurso o que vai ser mencionado: este É isto que eu digo sempre: cultura é fundamental. É isto que eu digo sempre: cultura é fundamental. o que se mencionou antes: esse A segunda parte do trabalho dispõe sobre a marginalidade social. que se discutem os desvios verificados nas instituições pesquisadas. A segunda parte do trabalho dispõe sobre a marginalidade social. É nesse capítulo que se discutem os desvios verificados nas instituições pesquisadas. Há alguns anos, acreditava-se erroneamente que, ao concluir a graduação, os profissionais eram dotados de conhecimentos suficientes para exercer a profissão e a importância da aprendizagem contínua não era percebida pela grande maioria. Atualmente é incoerente afirmar essa premissa, excepcionalmente para o profissional da informação. Há alguns anos, acreditava-se erroneamente que, ao concluir a graduação, os profissionais eram dotados de conhecimentos suficientes para exercer a profissão e a importância da aprendizagem contínua não era percebida pela grande maioria. Atualmente é incoerente afirmar essa premissa, excepcionalmente para o profissional da informação.

31 entre dois ou três fatos citados: o primeiro que foi citado: aquele o primeiro que foi citado: aquele o do meio: esse o do meio: esse o último citado: este o último citado: esteExemplos: Houve uma guerra no mar entre corsários de França e : estes venceram aqueles. Houve uma guerra no mar entre corsários de França e Inglaterra: estes venceram aqueles. Música de câmara e ópera são as suas preferidas: esta, porque mexe com seus sentimentos; aquela, pelos efeitos relaxantes. Música de câmara e ópera são as suas preferidas: esta, porque mexe com seus sentimentos; aquela, pelos efeitos relaxantes.

32 Para evitar ambiguidade Stamato dirige sua crítica a Meirelles quando este admite serem os princípios éticos da justiça econômica capazes de regular o mercado. Stamato dirige sua crítica a Meirelles quando este admite serem os princípios éticos da justiça econômica capazes de regular o mercado. Há necessidade de romper com o conhecimento do passado e, em conseqüência dessa ruptura, torna-se inevitável a retificação da linguagem para que esta se torne adequada à nova ciência. Há necessidade de romper com o conhecimento do passado e, em conseqüência dessa ruptura, torna-se inevitável a retificação da linguagem para que esta se torne adequada à nova ciência.

33 A par e Ao par A par é usado, no sentido de estar bem informado, ter conhecimento. Ao par só é usado para indicar equivalência entre valores cambiais. A par é usado, no sentido de estar bem informado, ter conhecimento. Ao par só é usado para indicar equivalência entre valores cambiais. Estou a par de todos os acontecimentos. Estou a par de todos os acontecimentos. O real esteve ao par do dólar bastante tempo. O real esteve ao par do dólar bastante tempo.

34 Ao encontro de e De encontro a: Ao encontro de indica ser favorável a, ter posição convergente ou aproximar-se de. De encontro a indica oposição, choque, colisão. Ao encontro de indica ser favorável a, ter posição convergente ou aproximar-se de. De encontro a indica oposição, choque, colisão. Suas ideias vêm ao encontro das minhas, mas suas ações vão de encontro ao nosso acordo. (Suas ideias são tais quais as minhas, mas suas ações são contrárias ao nosso acordo). Suas ideias vêm ao encontro das minhas, mas suas ações vão de encontro ao nosso acordo. (Suas ideias são tais quais as minhas, mas suas ações são contrárias ao nosso acordo).

35 Há e A Há é usado para indicar tempo decorrido. A é usado para indicar tempo futuro. Há é usado para indicar tempo decorrido. A é usado para indicar tempo futuro. Ele partiu há duas semanas. Ele partiu há duas semanas. Estamos a dois dias das eleições. Estamos a dois dias das eleições.

36 Acerca de, a cerca de, há cerca de A cerca de ou cerca de significamaproximadamente, mais ou menos. A cerca de ou cerca de significamaproximadamente, mais ou menos. Acerca de é sinônimo de a respeito de. Acerca de é sinônimo de a respeito de. Há cerca de exprime tempo decorrido. Há cerca de exprime tempo decorrido. Estávamos a cerca de dois quarteirões do local do crime. Estávamos a cerca de dois quarteirões do local do crime. Falei acerca da situação econômica do Brasil. Falei acerca da situação econômica do Brasil. Ele viajou há cerca de duas horas. Ele viajou há cerca de duas horas.

37 Referências Bibliográficas SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação. 3.ed. – São Paulo: Moderna, SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação. 3.ed. – São Paulo: Moderna, CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 31.ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 31.ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, CATARINO, Dílson. Gramática On-line. Acesso em 01/10/2010. CATARINO, Dílson. Gramática On-line. Acesso em 01/10/2010.


Carregar ppt "ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Como escrever bem?. 1 – Clareza 2 – Expressividade 3 – Simplicidade 4 – Ordem Direta 5 – Originalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google