A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objectos espaciais em SIGs

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objectos espaciais em SIGs"— Transcrição da apresentação:

1 Objectos espaciais em SIGs
Principais estruturas de dados espaciais: Vectorial (“vector”) Matricial (“raster”) Rede irregular de pontos de triangulação (“TIN”)

2 Domínio espacial dos objectos
Para o caso de estruturas de dados “vectoriais” ou “matriciais”, considera-se que o domínio dos objectos espaciais num SIG está contido num espaço euclidiano bidimensional (e.g. um plano ou uma superfície planificável: cone, cilindro, etc)

3 Vectorial vs Matricial
Vectorial -- quando o domínio espacial é particionado de acordo com a identificação das unidades geográficas. Exemplos: cartas temáticas (tipo de solo, concelhos, uso do solo,...) Matricial -- quando o domínio espacial é particionado a priori, independentemente da identificação das unidades geográficas. Exemplo: imagens representadas como conjuntos de pixels (fotografias aéreas, imagens de satélite, modelo digital do terreno, ...)

4 Estrutura de dados espaciais (I)
Objectos “vectoriais”

5 Tipos de objectos espaciais
Ponto no espaço euclidiano bidimensional, definidos por um par de coordenadas (x,y); Conjunto de pontos Segmento de recta definido por dois pontos; Linha poligonal, definida por um conjunto de segmentos de recta entre uma sucessão de pontos. Conjunto de linhas poligonais

6 Tipos de objectos espaciais (cont.)
Polígono, definido por uma linha poligonal fechada Conjunto de polígonos

7 Representação dos objectos vectoriais
Modelos “não topológicos” (designados “spaghetti”): as representações dos diversos objectos são independentes. Modelos “topológicos” baseados em grafos: todos os objectos são definidos através de uma estrutura comum.

8 Modelos não topológicos: limitações
duplicação de informação sem controlo (por exemplo, as coordenadas geográficas de contornos são comuns a dois ou mais objectos) não possibilita a realização eficiente de operações envolvendo relacionamentos topológicos

9 Exemplo de inconsistência espacial

10 Representação de objectos espaciais através de grafos
Grafos e redes: G=(V,A) V é o conjunto de vértices (nós) A é o conjunto de arestas (ou arcos). Uma aresta é definida por dois vértices. Cada arestas pode ter um valor associado: nesse caso a estrutura chama-se rede

11 Pontos, linhas e polígonos
Num SIG vectorial “topológico”, grafos suportam a representação dos objectos.

12 Exemplo de um grafo para representar arruamentos
1 2 3 10 4 8 7 9 6 5 Vértices: 1, 2, 3, ...,10 Arestas: (1,2), (2,3), (3,10), (3,4), (4,9), ...

13 Os grafos ou redes têm uma estrutura adequada para representar algumas relações entre objectos espaciais. Constituem também uma representação adequada resolver problemas sobre esse tipo de informação: Exemplo: Determinar o caminho mais curto Determinar os vizinhos de um polígono, Problemas de fluxos sobre redes,

14 Alguns formatos de dados espaciais
Os seguintes formatos agrupam objectos espaciais do mesmo tipo (pontos, linhas ou polígonos) Classes em “Geodatabase” “Shapefile” : representação “não topológica” “Coverage”: representação “topológica”

15 Topologia em SIGs No sentido restrito, uma estrutura de dados espaciais é topológica se é à partida garantida a consistência das relações espaciais (de vizinhança e outras). Essa condição pode ser assegurada representando os objectos num grafo. Num sentido mais lato, a topologia pode ser incluída na estrutura de dados espaciais através de regras, relações ou funções de correcção que assegurem uma conveniente representação das relações espaciais.


Carregar ppt "Objectos espaciais em SIGs"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google