A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa de pontos de contagem ou nuvens de pontos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa de pontos de contagem ou nuvens de pontos"— Transcrição da apresentação:

1 Mapa de pontos de contagem ou nuvens de pontos

2 Mapa de pontos de contagem

3 Mapa de pontos de contagem
Princípio O mapa de pontos de contagem é uma representação quantitativa na qual os valores absolutos são representados pelo número de pontos do mesmo tamanho; O número de pontos será proporcional ao valor da variável na unidade espacial que representa; A forma de implantação é zonal, já que o conjunto de dados da unidade espacial é representado pela dispersão dos pontos na área do polígono;

4 Mapa de pontos de contagem
Construção Primeiro passo - a base cartográfica: como todo mapa temático, o mapa de pontos de contagem parte de uma base cartográfica com o contorno das unidades espaciais (p.e. municípios ou microrregiões), que serão utilizadas para implantar os pontos; Segundo passo – a base de dados: toma-se uma tabela com os dados a serem representados, que devem ser absolutos. Deve-se proceder com uma análise da tabela para verificar o valor máximo e o valor mínimo a fim de prever a distribuição dos pontos; Terceiro passo – estabelecer o número máximo de pontos: na unidade espacial com a maior quantidade verificada, de forma que os pontos não fiquem sobrepostos; a partir deste número será estabelecido o valor de cada ponto e também o número de pontos para cada unidade espacial.

5 Mapa de pontos de contagem
Construção Quarto passo – calcular o valor do ponto (constante K): para achar o valor do ponto/k basta dividir o maior valor verificado na tabela pelo número máximo de ponto determinado para a unidade que receberá mais pontos -> Ex. em uma situação em que o maior valor verificado na tabela seja e o número máximo de pontos para esta unidade tenha sido determinado em 150 -> K = Q/150; K = /150; K = 81,09 -> ≅ 80; Quinto passo – calcular o número de pontos para cada unidade espacial: para este cálculo basta dividir o valor de cada unidade pela constante -> N = Q/K; Obs: todo valor igual ou inferior a um (1) será representado por um ponto; Sexto passo – implantar os pontos: os pontos devem ser implantados homogeneamente pela área da unidade espacial; somente em casos em que a localização da informação no interior da unidade espacial é conhecida os pontos devem ser localizados nas regiões de ocorrência.

6 Mapa de pontos de contagem
Construção Sétimo passo – legenda: a legenda do mapa consiste na indicação do valor do ponto. Observação geral: a regra de aproximação de decimais deve ser aplicada ,4 e abaixo = aproxima para baixo; ,6 e acima = aproxima para cima; 2,5 fica 2 (dois é par); 3,5 vira 4 (três é ímpar)


Carregar ppt "Mapa de pontos de contagem ou nuvens de pontos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google