A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revista de Ciências do Colégio Santo Antônio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revista de Ciências do Colégio Santo Antônio."— Transcrição da apresentação:

1 A Revista de Ciências do Colégio Santo Antônio.
QuímTeressante VOLUME 1 A Revista de Ciências do Colégio Santo Antônio. Uma parceria entre alunos e professores do colégio para mostrar a todos o quanto as ciências podem ser interessantes.

2 QuímTeressante Olá, sou o professor Wanderby, responsável por essa iniciativa com o intuito de mostrar aos alunos de todo ensino médio e também fundamental II o quanto as ciências – química, física, matemática e biologia – podem ser interessantes e divertidas. Neste projeto contaremos com a participação de alunos, professores e coordenadores do Colégio Santo Antônio, a fim de trazer em cada edição curiosidades, dicas de limpeza e beleza, coisas engraçadas e divertidas, charges e tudo mas que possa ser interessante e ajude a tornar o ensino cada vez mais divertido e prazeroso.

3

4 11 Mandamentos do estudante de química
01 - O Estudante de Química sabe sempre a matéria; se não responde é para não inferiorizar o professor. 02 - O Estudante de Química nunca estraga o material escolar; testa sua resistência. 03 - O Estudante de Química nunca se deixa dormir; o despertador é que não toca. 04 - O Estudante de Química nunca é posto fora da aula; é que sua presença é necessária noutro local. 05 - O Estudante de Química nunca diz mal de um professor; faz uma critica construtiva salientando os seus defeitos. 06 - O Estudante de Química nunca copia; recolhe dados. 07 - O Estudante de Química nunca reprova; renova sua experiência. 08 - O Estudante de Química nunca conspira contra os professores; estes é que tem espírito de conspiração. 09 - O Estudante de Química nunca bebe; degusta. 10 - O Estudante de Química nunca fuma; estuda os efeitos nocivos do tabaco. 11 - O Estudante de Química nunca falta; não comparece por motivos de força maior.

5 GÁS MOSTARDA E SUAS REAÇÕES
by: Rodrigo santos Guimarães 1 ANO A Gás mostarda é o nome comum dado ao 1,1-tio-bis-2-cloroetano, uma substância conhecida pelo seu uso como arma química. Acredita-se que ele tenha sido usado, pela primeira vez, nas proximidades de Ypres, em Flandres, em 12 de Julho de 1917, durante a primeira guerra mundial. O nome gás mostarda tornou-se o mais utilizado pois a forma impura desse composto tem um odor acre semelhante ao da mostarda (outros nomes incluem "H", iperita e mostarda de enxofre). O gás mostarda é uma substância vesicante, isto é, causa queimaduras com formação de bolhas na pele e nas mucosas do trato respiratório, podendo levar à cegueira e morte por asfixia. Porém, estes sintomas não são imediatos e, como trata-se de uma gás incolor, as vítimas começam a sentir os efeitos horas depois da exposição, quando normalmente a lesão já é extensa. O gás mostarda foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie, a partir da reação da reação entre etileno e SCl2. Guthrie notou os efeitos tóxicos da substância na sua própria pele.

6 O gás mostarda é pouco solúvel em água, o que dificulta sua remoção nas vítimas, já que a substância penetra na pele e pode concentrar-se no tecido adiposo. Porém, o gás mostarda reage com a água dos tecidos (hidrólise) em processo que envolve um cátion sulfônio cíclico altamente reativo, formando ácido clorídrico e 1,4-tioxano, dois produtos irritantes que originam as bolhas observadas. Apesar da facilidade de hidrólise do gás mostarda, é capaz de durar dezenas de anos sob a forma sólida. Em ambientes com pouca água a hidrólise ocorre parcialmente, originando sais de sulfônio estáveis, não reativos, os quais formam uma camada protetora ao redor do material, retardando a hidrólise. Além dos efeitos em curto prazo, o gás mostarda causa câncer, sobretudo leucemia, nas vítimas que sobrevivem à exposição a gás. A ação cancerígena está ligada à reação entre o íon sulfônio e as bases nitrogenadas do DNA, causando mutações que levam ao câncer. O uso do gás mostarda foi banido após a I Guerra mundial. Ainda assim, algumas nações desrespeitaram a proibição, como aconteceu no ataque do governo iraquiano à população curda nos anos de Atualmente, o melhor método disponível para desintoxicação e descontaminação emprega peroxiácidos de ácidos graxos (RC(O)OOH, onde R = C7H15, C9H19 , C11H23, C13H27), os quais penetram na pele e degradam rapidamente o gás mostarda. O gás mostarda contra o câncer O gás mostarda sempre foi visto como um veneno particularmente terrível, resultando em uma morte dolorosa e muitas vezes lenta, mas, ironicamente, ao mesmo tempo que provoca o câncer, ele também tem sido usado para ajudar a curá-lo. Em 1919, pouco tempo após o primeiro uso do gás mostarda com arma química, observou-se que as vítimas apresentavam poucos glóbulos brancos, porque o gás mostarda causava destruição da medula óssea. Em 1946, estudos com camundongos mostraram que "mostardas nitrogenadas" (compostos análogos ao gás mostarda tendo um átomo de N no lugar do S) reduziam o crescimento de tumores. O avanço deste tipo de pesquisa levou ao primeiro quimioterápico, a mecloretamina e a diversos outros, especialmente úteis no combate ao linfoma de Hodgkin.

7

8 Frases de Engraçadas de Matemática
Nas minhas aulas de matemática eu queria sempre mais... Porque somar é mais simples. Cheguei em uma fase da minha vida, que não faço mais questão de nada, principalmente as questões de matemática e física. Posso não ser um gênio da matemática, mas sei que a minha vida não é da sua conta! Saudades do tempo em que Regra de Três resolvia tudo. 99% das pessoas que fizeram o Enem foram mal em matemática. Eu tô nos 3% restantes que se deram bem. #PartiuMedicina Eu não sou gênio na matemática, mas sei que minha vida não é da sua conta. Não gosto de matemática, já tenho problemas o bastante. Acho que o meu cupido gosta de matemática: só me traz problemas. O cúmulo da burrice, é pensar que a matemática vai resolver todos seus problemas. Quando a professora de matemática pergunta "Entenderam?"... e você não sabe nem explicar o que não entendeu. Minha vida é aquela conta de matemática que eu errei por conta de um sinal. Quando o vendedor me devolve o troco, eu só finjo que estou conferindo se está certo. Não consigo contar dinheiro sobre pressão. São tantos problemas, que me sinto um livro de matemática.Saudade da época em que decepção para mim era ter duas aulas de matemática seguidas. As lições da vida com certeza são de matemática. Porque não tá fácil. "Encontre o Valor de X". "Eu não. O próprio X tem que demonstrar o seu valor através de suas atitudes". Professor de matemática não mija, faz π π. A vida é igual matemática: se está fácil demais, está errada.

9

10 Os trens: suas vantagens, tipos de motor, de combustíveis e sustentabilidade
by: João Félix 2ANO Os Trens a Vapor Trem a vapor: As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As carruagens viajavam a 12 km/h e os cavalos tinham de serem trocados durante o percurso, quando se cansavam. Um trem da época alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros. Comparado aos trens hoje, eles são muito lentos, já que temos alguns que chegam a 300Km/h. Assim, a Revolução Industrial tornou o mundo mais veloz. Como essas máquinas substituíam a força dos cavalos, convencionou-se em medir a potência desses motores em HP (do inglês horse Power ou cavalo-força-cv). Esse transporte mostra um altíssimo índice de CO2 com uma média de 10,631t/CO2. Ele é muito poluente. Por estes motivos o trem a vapor não é mais tão utilizado. O motor a vapor foi o primeiro tipo de motor a ser amplamente usado. Ele foi inventado por Thomas Newcomen, em 1705, e James Watt fez grandes melhorias nos motores a vapor, em O diagrama a seguir mostra os componentes principais de um motor a vapor de pistão. Este tipo de motor seria característico numa locomotiva a vapor. O motor mostrado é um motor a vapor de dupla atuação porque a válvula permite vapor sob alta pressão entrar alternadamente em ambos os lados do cilindro.

11 Motor a vapor de Watt Funcionamento da locomotiva a vapor:
Um motor alimentado por carvão e que impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no resto do mundo Funcionamento da locomotiva a vapor: Nesta animação a cor rosa representa o vapor vivo, procedente da caldeira, entrando no cilindro A cor azul representa o vapor gasto que escapa do cilindro A locomotiva a vapor é uma máquina propulsionada por um motor a vapor composto de três partes : - A caldeira, que produz o vapor utilizando a energia do combustível - A máquina térmica, que transforma a energia do vapor em trabalho mecânico - O vagão-reboque (também chamado de “tender”) para transporte do combustível e alimentação da máquina

12 O Trem Bala Os trens bala já são usados em vários países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Esses trens podem seguir dois tipos de sistemas: linhas férreas convencionais e trens de levitação magnética. O trem bala segue um percurso mais reto, sem curvas fechadas. Esses projetos são feitos com trilhos contínuos e trens capazes de desenvolver mais energia. O sistema do trem bala tem bastante estabilidade. A tecnologia empregada nesse tipo de veículo elimina o risco de descarrilamento em altas velocidades. O trem bala necessita da construção de túneis e pontes para poder operar. O trilho de soldagem contínua, sem emendas, é o principal fator que contribui para que o trem bala viaje em velocidades acima de 300 km/h com todo o conforto para o passageiro. Muitos trens desse estilo funcionam a base de energia elétrica, com cabos de alta tensão suspensos sobre a linha, ou com um terceiro trilho que fornece energia para os trens. O trem bala requer um alto consumo de energia elétrica. Por isso, ele precisa de subestações de alimentação ao longo de todo o seu percurso. O governo brasileiro pretende construir um trem bala para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto deve ficar pronto em seis anos. O Trem Bala, ou Trem de Alta Velocidade (TAV), pode atingir a velocidade de até 350 km/h. Dessa forma, a viagem entre as duas capitais duraria cerca de uma hora e meia. O projeto do governo brasileiro pode custar até R$ 33 bilhões. O projeto do trem bala brasileiro prevê a instalação de 11 subestações.

13 Trem Bala por Levitação Magnética
O trem bala de sistema MagLev é considerado o mais moderno do mercado. Trens por levitação magnética: podem chegar até 500 Km/h, precisarão de pouca energia, já que o motor não será exatamente no trem, mas serão os trilhos, pois o trem será levitado por eletroímãs que existirão. Eles serão rápidos justamente por não tocarem o chão. De quebra, ainda não emitirão uma quantidade de CO2 expressiva, logo ele não poluirá muito. Veja a notícia a seguir. Eles conseguem fazer isso graças a poderosos eletroímãs - peças que geram um campo magnético a partir de uma corrente elétrica - instalado tanto no veículo quanto nos trilhos. Os maglevs (abreviação de "levitação magnética"), como são chamados, nada têm a ver com os famosos trens- bala que circulam no Japão e na Europa com motores elétricos e rodas comuns e atingem até 300 km/h. Já os maglevs, que ainda não entraram em operação em nenhum lugar do mundo, poderão superar os 500 km/h, pois não sofrerão nenhum atrito com o solo. As vantagens não param por aí. Eles consumirão menos energia, serão mais silenciosos e não precisarão de tanta manutenção. A expectativa é de que esses trens flutuantes possam competir até com voos regionais, revolucionando o transporte entre cidades. Um maglev venceria a distância entre Rio e São Paulo em 50 minutos, praticamente o mesmo tempo da ponte aérea, mas a um custo bem inferior. Por que, então, eles ainda não estão em funcionamento? O problema é o enorme investimento necessário para instalar linhas totalmente novas - enquanto os trens-bala comuns podem aproveitar as ferrovias já existentes. Trem Bala por Levitação Magnética

14 Trens híbridos (diesel + elétrico)
A locomotiva híbrida a diesel é uma mostra inacreditável de energia e engenhosidade. Ela combina algumas das grandes tecnologias mecânicas, incluindo um enorme motor a diesel de 12 cilindros (motor V12), alguns motores elétricos grandes e geradores - e, além disso, um pouco de tecnologia da computação. Ela tem uma emissão de CO2 de, aproximadamente, 2,598t/CO2, o que é uma média bastante alta. Porém, em viagens longas e com mesma carga, ele é menos poluente do que os transportes rodoviários. São os trens mais comuns vistos hoje. Veja o artigo a seguir. Em primeiro lugar, todo motor tem um limite, um número máximo de giros (indicados em RPM, de rotações por minuto), acima do qual o motor não poderia funcionar sem quebrar. Segundo, os motores têm uma faixa estreita de variação de giros, onde os cavalos-vapor e o torque estão no seu máximo. Por exemplo, um motor pode produzir o máximo de cavalos-vapor entre e RPM. A caixa de mudanças permite a troca da relação de marcha entre o motor e as rodas à medida que o carro acelera e desacelera. Você muda as marchas para que o motor fique abaixo do limite e atinja a faixa de giros em que alcança o melhor desempenho (força máxima). As cinco ou seis marchas, na maioria dos carros, permite que eles cheguem a 180 km/h ou mais, com uma faixa de giros do motor entre 500 e RPM. O motor, na locomotiva a diesel, tem uma faixa de giros muito menor. A marcha-lenta é 269 RPM e potência máxima é a 904 RPM. Com uma faixa de giros como esta, uma locomotiva precisaria de 20 ou 30 marchas para alcançar 177 km/h. Uma caixa de marchas como esta teria de ser enorme (teria que lidar com c.v.), complicada e ineficiente. Ela também teria que fornecer força para quatro conjuntos de rodas, o que aumentaria a complexidade. Motor de cv que aciona o gerador principal Usando um conjunto híbrido, o principal motor a diesel pode girar a uma velocidade constante, acionando um gerador de corrente elétrica. O gerador envia corrente elétrica para um motor de tração em cada eixo, que passa força às rodas. Os motores de tração produzem torque adequado a qualquer velocidade, desde quando o trem está parado até 177 km/h, sem a necessidade de mudança de marchas.

15

16 Somos poeira de estrelas
João Pedro Cosme 1B A matéria-prima do ar, das rochas e da vida foi e continua sendo forjada pelas pressões gigantescas que existem no coração das maiores estrelas. Ou seja todos os elementos formadores da vida como o carbono, oxigênio entre outros é resultante de explosões espetaculares que são conhecidas como supernovas, Elas ocorrem, por exemplo, quando estrelas enormes, com massa superior a 8 vezes a do nosso Sol, consomem todo o combustível em seu interior e ficam incapazes de se sustentar. Sem o suporte, a matéria de seu exterior acaba despencando em direção ao núcleo, e a estrela sofre um colapso. Isso provoca um aumento de temperatura e pressão e ela explode, lançando estilhaços de carbono, oxigênio etc.. Esse, na verdade, é o processo de vida e morte que permeia todo o Cosmo. "A vida é apenas um vislumbre passageiro das maravilhas que existem no Universo." Carl Sagan

17 Uma curiosidade envolvendo o álcool:
A QUÍMICA DO BAFÔMETRO O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa analisando o ar exalado dos pulmões. A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue, dado o processo de troca que ocorre nos pulmões e isso se deve ao fato do etanol ser totalmente solúvel em água. O motorista deve assoprar com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio. O álcool presente no "bafo", é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo: 3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4  3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO H2O Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon cromato (amarelo alaranjado), é transformado em Cr+3 (coloração verde). Quanto maior a concentração de álcool mais intensa é a coloração esverdeada obtida. O limite máximo permitido no Brasil é 0,05g de álcool por litro de sangue, o que equivale a um copo de cerveja.

18 Você ficará careca depois de saber isso! Lucas Oliveira 1 ano A
Você sabia que literalmente, seu cabelo vale ouro? Ou melhor diamante. É isso aí, é possível, pois qualquer substância com bastante carbono pode virar diamante, como o pelo de um cachorro, o cordão umbilical de um bebê e as cinzas de um falecido. O cabelo é o material mais adequado porque, por conter queratina, é onde há maior concentração de carbono no corpo. Processo 1º - O material orgânico é colocado em um recipiente de porcelana. Aberto, o pote é colocado dentro de um forno chamado de mufla, onde é aquecido a uma temperatura de 800 a 900º C. Isso faz com que reste apenas carbono em pó no Recipiente, o resto é vaporizado. 2º - O pó é prensado em formato de pastilha. Antes de ir ao forno, ele pode sofrer a adição de uma substância para dar cor ao diamante. Quando a pedra estiver pronta, essa substância será banhada com radiação para ganhar o tom champanhe, amarelo, verde ou azul. 3º - A pastilha é colocada em outro recipiente de porcelana, que é posto dentro de uma câmara especial com várias tampas de metal grosso. Lá, o material é submetido à temperatura de 1500º C e pressão de 45 mil atmosferas (atm). Essa fase pode chegar a três semanas. Quanto mais tempo, maior o tamanho do diamante.

19 QuíEngraçado Qual o metal favorito dos milionários? R: Urânio enriquecido Quais os 3 modos para se levar uma mulher para casa? R: Com beleza, com dinheiro ou com clorofórmio O que um etanol disse a um outro etanol? R: Êtanóis! O que é o Google+? R: um Google que perdeu 1 elétron Como o químico ri quando está molhado? R: HOH HOH HOH HOH... Qual é o elemento mais romântico de todos? R: O Hélio, que está sempre no s2 (Linus Pauling, lembram?) Por que é sem graça convidar um químico para sua festa junina? R: Porque ele sabe quebrar cadeia! Porque na tabela periódica ninguém fala com o Sn? R: Porque ele é Estanho Qual elemento químico merece respeito? R: O estrôncio (Sr) Qual o nome do grupo de pagode formado por químicos? R: Jeito Molécula O que dez carbonos estavam fazendo numa escada? R: estavam Deceno Que arma é forjada ao se fundir potássio, níquel e ferro? R: KNiFe O que ocorre quando aminas e carboxilas se conhecem?  R: Elas se tornam "amigoácidos"  Você acha um elétron e leva ele pra casa. Qual o nome dele? R: Eletrondoméstico Qual é o elemento usado para medição de grandezas? R: Silício (Si). Qual é o composto mais acelerado? R: KOH (km/h). Qual é o elemento mais violento de todos? R: Césio (Cs). O que um químico exigiu do policial ao ser preso? R: Eu quero o meu número de Avogadro! (Coincidência ou não, Avogadro também era Advogado)

20 O processo para se obter o sabão é uma das mais antigas reações químicas. Suspeita-se que sua origem foi a partir da prática de se ferver gordura animal contaminada com cinzas. Por volta do ano de d.C, o historiador romano Plínio, o Velho, deixou registrado o método de obtenção do sabão duro e mole, e a partir do século XIII iniciou-se a fabricação em larga escala. Só alguns anos mais tarde, através do químico francês Michel-Eugène Chevreul ( ), foi possível constatar que a formação do sabão se dava em virtude de uma reação química. O sabão já teve outras utilizações além da limpeza, os Romanos o usavam numa mistura com emplastros para tratar queimaduras e ferimentos. Nessa época, somente pessoas a serem homenageadas podiam se banhar com sabão. A HISTÓRIA DO SABÃO Agora uma pergunta bem interessante: qual veio primeiro, o sabão ou a prática de lavar roupa? Em tempos remotos, a lavagem de roupas era feita de modo bem diferente. Hoje temos acesso a detergentes, amaciantes, alvejantes etc., há muitos anos não existia nada disso e a saída era usar de artifícios nada convencionais. Acredite se quiser, as roupas eram lavadas com urina. Isso mesmo, a urina humana era usada junto à água para limpar vestimentas. A ideia tem fundamentação científica: a urina possui em sua composição química o amoníaco, substância usada nos dias atuais para a composição de alvejantes. Graças à evolução dos produtos podemos usufruir hoje de roupas com cheirinho de limpeza, viva a modernidade!

21 Profissional da vez O Biólogo

22

23

24 Elemento Químico Homem (Hm)
Elemento: Homem Símbolo: Hm Massa atômica: normalmente 70, mas pode variar entre kg. Descoberto por: Eva Ocorrência: normalmente encontrado junto ao elemento Mulher (Mu), em alguns casos a concentração é bastante elevada. Propriedades gerais: -Perde a estabilidade quando misturado com etanol -Passa a estados de baixa energia depois de reagir com o elemento Mulher (Mu) -Ganha massa com o passar do tempo, e a capacidade reativa diminui -Raramente encontrado na forma pura após 14 anos -Normalmente recoberto por uma camada dura, mas com um interior mole. -Possui estrutura simples Propriedades químicas: -Propriedades alteradas quando reage com formas impuras de Mulher (Mu) -Pode reagir com vários isótopos de Mulher (Mu), e em alguns casos a reação é muito rápida -Pode reagir de forma violenta quando submetido a pressão    Estocagem: reatividade só é satisfatória após 18 anos Usos: beneficiamento do elemento Mulher (Mu) Cuidados: pode reagir de forma violenta se impedido de interagir com o elemento Mulher (Mu). O elemento mulher pode torná-lo muito maleável.

25 O ELEMENTO MAIS ABUNDANTE DA TERRA
O elemento químico mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Ele compõe 49,78% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 23% em massa da atmosfera, 46% da litosfera e mais de 85% da hidrosfera. É interessante que ele também é o elemento mais abundante da superfície da Lua, onde constitui 44,6% em massa. Essa porcentagem significa que, em média, em cada cinco átomos que existem na superfície da Lua, três são átomos de oxigênio. Esse elemento é importante principalmente porque compõe duas substâncias essenciais para a vida no planeta, o gás oxigênio (O2) e a água (H2O). O ar atmosférico é constituído em sua maioria (aproximadamente 78%) de gás nitrogênio (N2); porém, o gás oxigênio é o gás vital do ar, representando cerca de 21% de sua constituição. A molécula de gás oxigênio é formada pela ligação entre dois átomos desse elemento (O2), parecendo tratar-se de uma ligação dupla, porém trata-se de um radical livre, pois a molécula ainda possui dois elétrons desemparelhados. Temos um milhão de bilhão de toneladas de gás oxigênio circundando o globo terrestre, sendo que a maior parte é produto da fotossíntese das plantas: 6 CO2(g) + 6 H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6 O2(g) O oxigênio do ar é consumido na respiração animal e humana e na combustão de combustíveis fósseis. Estes últimos consomem 24 bilhões de toneladas do oxigênio do ar a cada ano. Mas apesar de parecer um número grande, ele representa apenas 0,00024% do total, sendo que as plantas repõem a maior parte.

26 Além disso, mesmo que as plantas não realizassem a fotossíntese, liberando oxigênio para o ar, seriam necessários 2000 anos para que a taxa de oxigênio no ar diminuísse em 1%. Ainda assim, no processo da respiração (que é o contrário da fotossíntese), libera-se dióxido de carbono, que contém átomos de oxigênio também. Na combustão, também são liberadas substâncias oxigenadas, tais como os óxidos de carbono, de enxofre e de nitrogênio. Portanto, o gás oxigênio é consumido, mas os átomos de oxigênio são apenas rearranjados. Algo que ajuda na abundância do oxigênio é a abundância de água que há na Terra, sendo que a quantidade aproximada de água que cobre a superfície terrestre é de 70%, ou seja, 1,4 bilhão de km3 do volume da Terra é constituído de água. O segundo elemento mais abundante na crosta terrestre é o silício, que compõe 27,7% dela. Ele é encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. O silício não é encontrado isolado na natureza e, inclusive, combina-se com o oxigênio para formar a sílica (SiO2 - dióxido de silício). Combina-se também com outros elementos para formar principalmente o quartzo – SiO2, os asbestos –H4Mg3Si2O9, a zeolita – Na2(Al2Si3O10).H2O e a mica –K2Al2(Al2Si3O10).H2O.

27 Elemento Químico Mulher (Mu)
Elemento: Mulher Símbolo: Mu Massa atômica: normalmente 59, mas pode variar entre kg. Descoberto por: Adão Ocorrência: próximo a áreas urbanas, em casos raros pode ser encontrado na forma virgem. Propriedades gerais: -Superfície normalmente recoberta por pigmentos - Entra em ebulição facilmente e "congela" sem razão aparente - Derrete com tratamentos especiais - Pode causar fortes dores de cabeça se manuseada sem cuidados Propriedades químicas: -Grande afinidade por ouro, prata e pedras preciosas -Absorve grandes quantidades de substâncias caras -Pode reagir violentamente se abandonada -Aumenta a reatividade quando tratada com quantidades adequadas de etanol Estocagem: torna-se menos reativa, mas não menos perigosa se estocado junto com Hm (homem). Usos: como ornamentação Cuidados: cada situação requer um cuidado diferente e que varia com o tempo e condições ambientes, extremamente inconstantes.

28 Antoine Laurent de Lavoisier
QuíCientista Antoine Laurent de Lavoisier Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, no dia 26 de agosto de Aos 22 anos de idade, ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris. Com 25 anos ele foi eleito membro da prestigiosa Academia Real de Ciências da França. Lavoisier era um cuidadoso cientista que fazia observações detalhadas e planejava seus experimentos e por isso é considerado um dos fundadores da Química Moderna. Aos 29 anos de idade Lavoisier casou-se com Marie Anne Pierrette Paulze ( ), filha de um dos sócios majoritários da Ferme Générale, que na época tinha apenas 13 anos de idade. Mas esse casamento foi muito vantajoso para Lavoisier, pois Marie Anne se tornou também sua parceira e assistente de pesquisas científicas. Ela traduzia os mais recentes artigos de Química do inglês para o francês, montava a aparelhagem de vários experimentos e muitas vezes anotava os resultados, além de provavelmente ter dado contribuições em discussões sobre química teórica. Desse modo, foi um casamento que realizou a ambos. Em 1789, Lavoisier lançou o Tratado Elementar de Química, no qual apresentava uma nomenclatura moderna para os elementos químicos, pois até então se usava a linguagem obscura da alquimia. Outras descobertas de Lavoisier foram a relação do processo de respiração com a combustão, a sugestão do termo “oxigênio” para o gás que foi isolado na época por Priestley e, finalmente, a conhecida lei de conservação da matéria ou lei de conservação das massas, conhecida atualmente pelo seguinte enunciado: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Porém, na época, Lavoisier não enunciou essa lei com essas palavras, mas da seguinte forma: “Em todas as operações da arte e da natureza, nada é criado: uma mesma quantidade de matéria existe antes e depois do experimento. Neste princípio se baseia toda a arte da experimentação em química”

29 O que hoje pode parecer evidente, nem sempre o foi
O que hoje pode parecer evidente, nem sempre o foi. Queimando-se magnésio, cientistas anteriores a Lavoisier observavam um aumento de massa, enquanto que, queimando enxofre, notavam uma perda de massa. Coube a Lavoisier, percebendo que esses ensaios deveriam ser feitos em sistemas fechados (onde não há troca de matéria com o meio ambiente), esclarecer que as diferenças de massas eram devidas à absorção ou libertação de gases durante as reações. Lavoisier teve um fim trágico. No mesmo ano de 1789, teve início também a Revolução Francesa e os membros da Ferme Générale foram colocados como inimigos do povo. Lavoisier, por fazer parte dessa instituição, não foi poupado e no dia 08 de maio de 1794, aos 51 anos de idade, ele foi morto em uma guilhotina. Sua esposa foi presa, mas quando foi libertada, publicou a obra Memórias de Química com o nome do marido e baseada nas anotações de trabalhos que ele realizou enquanto vivo. A frase que o célebre matemático francês Joseph- Louis Lagrange disse quando soube de sua morte, resume bem esse acontecido e suas consequências: “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo”.

30 Jogo dos Sete Erros

31 QuíMulher Marie Currie
Maria Sklodowska nasceu em 7 de novembro de 1867 em Varsóvia, Polônia. Filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, a caçula de cinco filhos desde cedo mostrou-se uma excelente aluna. Aos onze anos Marie sofre duas grandes perdas: sua mãe morre vítima da tuberculose e sua irmã mais velha morre de tifo. Sempre encorajada pelo pai a se interessar pela ciência, Marie termina os estudos aos 15 anos e passa a trabalhar como professora particular antes de se mudar para Paris em 1891, aos 24 anos, para continuar seus estudos. Em 1894 ela conhece o professor Pierre Curie com o qual se casa no ano seguinte passando então a ser chamada de Madame Curie. Na época Pierre trabalhava no Laboratório de Física e Química Industrial no qual trabalhariam juntos mais tarde. Em 1883 e 1894 Marie obtém o grau de bacharel em física e matemática pela universidade de Sourbonne, em Paris, tornando-se depois a primeira mulher a lecionar nessa universidade quando da morte de seu marido em 1906. Em 1898, após ter sua primeira filha, Irene (que também ganhou um prêmio Nobel de química em 1935), Marie Curie inicia seus estudos sobre a radioatividade que Henry Becquerel havia descoberto dois anos antes (o termo “radioatividade” só foi cunhado por Marie Curie em 1898, mas Becquerel já havia feito alguns estudos sobre a radiação emitida pelos compostos de uranio em 1896, tendo contudo abandonado os estudos a respeito por não considerá-los promissores. Até então referia-se ao fenômeno como “hiperfosforecência”).

32 As pesquisas realizadas por Marie Curie com a ajuda de seu marido Pierre levaram a descoberta de dois novos elementos químicos: o polonio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal de Marie, e o rádio. A pesquisa do casal abriu um novo caminho a ser explorado na pesquisa científica e médica, levando muitos cientistas da época a estudar o assunto. Em 1903, Marie finalmente defende sua tese e obtém o título de doutora pela Sourbonne tornando-se a primeira mulher a receber o título nesta universidade. No final do mesmo ano, Marie e Pierre Curie recebem o prêmio Nobel de física pela descoberta dos dois elementos químicos junto com Becquerel que foi o primeiro a estudar o fenômeno. Em 1904 nasce sua segunda filha Eve. Após a morte de seu marido em 1906, Marie continua a estudar a radioatividade, principalmente suas aplicações terapêuticas e, em 1911, recebe outro prêmio Nobel, desta vez em química, por suas pesquisas com o rádio tornando-se a primeira pessoa, até então, a ganhar duas vezes o prêmio Nobel. Em 4 de julho de 1934 Marie falece devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos.

33 QuíAjuda Como tirar Manchas
Todos nós já tivemos problemas com algum tipo de mancha que não queria sair... Agora, iremos revelar para vocês alguns truques e dicas de como tirar manchas Caneta Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma mistura de leite e vinagre. No caso de roupas brancas, esfregar a mancha com álcool também resolve o problema. 2. Sangue Se a mancha for recente, coloque imediatamente a roupa de molho na água fria. Depois que o sangue sair, esfregue a roupa com sabão neutro. Caso a mancha já esteja seca, a alternativa é usar água oxigenada 20 volumes. O peróxido de hidrogênio ajudará a dissolver a sujeira e, depois, você poderá seguir as mesmas instruções acima, para manchas recentes. 3. Ferrugem Uma solução simples para remover manchas de ferrugem é esfrega-la com sal e limão. Depois leve a peça ao sol para secar e, então, lave a roupa normalmente com bastante sabão. Mas esta dica não é recomendada para tecidos muito delicados.

34 QuíAjuda 4. Suor Para tirar manchas de suor há duas alternativas práticas. Você pode deixar a roupa de molho por 15 minutos em uma solução feita com três colheres de chá de vinagre branco e um litro de água – depois lave a roupa normalmente. Ou, ainda, utilizar bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixando atuar por meia hora. No caso de manchas deixadas por desodorantes, a alternativa o truque é umedecer uma esponja com água oxigenada e esfregar sobre a mancha por um ou dois minutos antes da lavagem normal. 5. Graxa Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão. 6. Chiclete Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade. 7. Batom Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.

35 QuíAjuda 8. Café Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervida, pois manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool. 9. Óleo Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção para remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Você também pode aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem. 10. Vinho Prepare uma mistura de suco de limão com uma colher de bicarbonato de sódio e deposite sobre a peça de roupa manchada. Deixe de molho, depois esfregue o tecido e em seguida coloque embaixo de uma torneira com água corrente. As peças brancas ou de cores claras devem ser colocadas no sol, já as de tons mais escuros precisam secar na sombra para não manchar. Não se esqueça de lavar bem as mãos para não manchar a pele no sol. Outro método de retirada de manchas de vinho é o gelo. Passe-o no local imediatamente, ele irá evitar que o tecido absorva o vinho tinto e crie uma marca indesejada.

36 Programa Voyager  Por: Igor Trindade de Almeida "Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve." Qual melhor frase para descrever o que foi e é o programa Voyager 1 e 2, do que a celebre abertura da serie Star Trek, cuja historia descrevia as missões da nave Enterprise que ia até os confins da galaxia em busca de novas formas de vidas e mundos. Projeto iniciado em 1977, pelos Estados Unidos, as sondas Voyager foram inicialmente lançadas para estudar os grande gigantes gasosos, Júpiter e Saturno, complementando o trabalho das sondas Pioneer 10 e 11 (1972; 1973). Posteriomente a missão da voyager foi aumentada, focando sua pesquisa também em Urano e Neturno. A Voyager 1 foi lançada depois da Voyager 2, mas como é mais rápida chegou primeiro ao seu primeiro destino Júpiter. Entre janeiro e abril de 1979 ocorreram as pesquisas sobre o maior planeta do sistema solar e seus satélites, como Lo. Dentre as pesquisas e descobertas se destacam a descoberta de atividade vulcânica em Lo, uma das grandes luas, que foi aprofundada muito depois pela sonda Galileo, sabe-se que essa lua possui a maior concentração vulcânica, e que suas erupções são tão potentes que se assemelham as erupções da terra primordial. No planeta em si a descoberta da "grande mancha vermelha" é um marco, um furação de tamanho colossal, maior do que a terra.

37 Mancha vermelha em Júpter
Lua Lo e suas erupçoes vulcânicas Depois de Júpiter, as duas sondas foram em direção a Saturno, a Voyager 2 devido a sua trajetória com destino prolongado para os planetas Netuno e Urano não teve muito foco nas luas, mas mostrou as irregularidades dos anéis de Saturno. Já a Voyager 1 em complemento as pesquisas da Pioneer 11 que havia passado por lá um ano anterior confirmou a grossa atmosfera da lua Titã, mais densa que a da Terra, rica em rica em azoto, árgon, metano e hidrogênio, Devido a aproximação das luas a viagem planetária da Voyager 1 se termina, e ela se volta aos confins do sistema. Atmosfera de Titã Irregularidades dos anéis de saturno O programa foi continuado por tempo indefinido, explorando o exterior do sistema solar. Denominada Voyager Interstellar Mission ou VIM. Que já no tempo presente manda estudos sobre a heliosfera. Desde o seu lançamento diversas pesquisas foram feitas, mas devido o tempo passado sistemas importantes para pesquisa pararam de funcionar, a primeira sonda, embora mais rápida, já tem muitos sistemas importantes para a pesquisa do espaço aberto sem funcionar. Dependemos ainda muito da segunda nave, que esta em melhor estado. Por exemplo: Apenas na segunda o medidor de plasma esta funcionando, que foi capaz na segunda definir melhor as fronteiras da heliosfera. Espera-se que na próxima década as sondas passem pela heliopausa, onde o vento solar é muito baixo.

38 Mensagem para o futuro Discos instalados na Voyager 1 e 2
Nas duas naves um disco de ouro, em formato de um disco de vinil foram instalados na base. Cada um dos discos contem imagens e sons dos animais, seres humanos e sons ambientes do nosso planeta. Como também a localização do nosso sistema solar em relação a galaxia. O disco também contem em gravação vinil sons de grande compositores como Mozart, como trechos primordiais do Rock como Johnny B. Goode de Chuck Berry. Esse projeto foi desenvolvido e chefiado pelo grande cientista Carl Sagan, conhecido pelos seus livros "Contato", "Cosmos" (que gerou a serie também apresentada por ele), e "O pálido ponto azul", esta ultima ligada diretamente com o projeto Voyager. Os discos embora sejam feitos para durarem, devido a imensidão do espaço, e o tempo necessário para elas chegarem até outro sistema solar, são mais consideradas capsulas do tempo, do que qualquer outra coisa. Uma lembrança da primeira era espacial humana. Discos instalados na Voyager 1 e 2

39 Espero que tenham gostado e até as próximas edições
Gostaria de agradecer aos alunos que participaram, direta ou indiretamente, para elaboração do nossa revista de Ciências do Colégio Santo Antônio – a revista QUÍMTERESSANTE Espero que tenham gostado e até as próximas edições


Carregar ppt "A Revista de Ciências do Colégio Santo Antônio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google