A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação Gênica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação Gênica."— Transcrição da apresentação:

1 Interação Gênica

2 Interação Gênica Dois ou mais pares de genes diferentes se associam na determinação de uma única característica. Exemplo=> a cor da crista das galinhas é controlado por dois pares de genes, que podem levar aos fenótipos: rosa, ervilha, noz e simples.

3 Se o for uma homozigoze recessiva ( rree), será uma crista simples.
A presença do gene E, sozinho, determina a crista ervilha. E a presença do gene R, sozinho, da crista rosa. Se aparece no genótipo R ? e E ? , há uma interação génica e o fenótipo será de uma crista de noz. Se o for uma homozigoze recessiva ( rree), será uma crista simples.

4 Veja o quadro abaixo:

5 A proporção aqui é de 9:3:3:1
Este caso não é diferente do Diibridismo clássico de Mendel ( no caso das ervilhas – cor e forma). Mas aqui uma característica é controlada por dois pares de genes.

6 Epistasia A epistasia é um tipo de interação onde um par de genes inibe o outro par. O gene com efeito inibidor é chamado de epistático, e o gene inibido é chamado de hipostático. Existem dois tipos de epistasia: Epistasia dominante: quando o alelo epistático é dominante. Pode estar em dose dupla (AA) ou simples (Aa). Epistasia recessiva: quando o alelo epistático é recessivo. Para ter efeito é necessário estar em dose dupla (aa).

7 Epistasia recessiva A pelagem no cão labrador é determinada por epistasia recessiva, onde o alelo B determina o pigmento preto, bb determina o pigmento marrom, A determina a deposição de pigmentos, aa não determina a deposição do pigmento, originando a coloração dourada ou caramelo.

8 Então: Genótipo B_A_ bbA_ B_aa ou bbaa Fenótipo preto Marrom Dourada
Proporção fenotipica 9 3 4

9 Epistasia Recessiva Os camundongos comuns podem ter três diferentes cores de pelagem: preto; albino; aguti.  

10 Estes fenótipos são determinados por dois pares gênicos, que interagem entre eles. Vamos separar os pares para entender o fenômeno: o alelo que determina a cor da pelagem foi batizado como A. Quando o genótipo do indivíduo for A_ (este traço pode significar A ou a), ele apresentará a cor aguti e quando for aa o indivíduo terá os pêlos pretos. O outro alelo apenas controla a expressão do loco A. Sempre que o genótipo do indivíduo for P_, ele apresentará o fenótipo determinado por A, e quando o genótipo for pp, o indivíduo será albino, independente do genótipo para o gene A.

11 Então: Repare bem no par pp ! Ele vai inibir a ação do outro par independente da dominância ou não do alelo A _. Neste caso a ação do par pp só ocorre se for recessivo. Se não o que vai acontecer é o que está determinado pelo par A_.

12 Analisando as Proporções:

13 Epistasia Dominante Neste basta um gene dominante para ter o efeito inibidor. Exemplo: Em galinhas a plumagem colorida, condicionada pelo alelo dominante C. Galinhas que possuem o alelo C e o alelo I possuem plumagem branca, pois o alelo I inibe a ação do alelo C. Esse é um caso de epistasia dominante. A galinha só apresenta plumagem colorida na ausência do alelo I.

14 Observando o exemplo anterior…
Plumagem Colorida Genótipo ( C __ii) Plumagem Branca ( ccii) Genótipos (CCI_ ou Cc I_ ou cc I_)

15 Observe bem que: Se os alelos forem ccii, os genes ii não atuarão como inibidores. Pois precisam ser dominantes ( no caso I). Mas a plumagem será branca, porque os genes cc são para a característica branca. Mas se os alelos forem C_I_ ou ccI_, os genes serão inibidores porque tem pelo menos um gene I dominante ( neste caso). O fenótipo também é branco.

16 Exercício: Um alelo dominante C_ dá a pigmentação de um grupo de ratos. Mas o tipo de pigmentação vai depender do outro grupo de genes em um loci separado (M_ ou mm). Se o genótipo epistático for cc, o pêlo dos ratos não possui pigmento e é albino. Mas se o genótipo for C_ os genes M_ ou mm irão produzir as proteínas.

17 Pergunta-se: Sabendo que M_ produz pelagem preta e mm produz marrom, determine as probabilidades fenótipas dos descendentes do cruzamento de MmCc X MmCc.

18 Solução MC Mc mC mc MMCC Preto MMCc MmCC MnCc MMcc Albino MmCc Mmcc
Marrom mmCc mmcc Preto = 9/16 Marrom = 3/16 Albino = 4/16


Carregar ppt "Interação Gênica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google