A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE TEOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE TEOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE TEOLOGIA
DISCIPLINA: TEOLOGIA E PÓS-MODERNIDADE PROF. REINALDO ARRUDA PEREIRA

2 Tema da aula: Teologia do processo

3 REFERENCIAIS PARA PENSARMOS E COMPREENDERMOS A TEOLOGIA DO PROCESSO
Heraclito de Éfeso (540 – 470 a.C.) – filósofo pré-socrático. Sua concepção da realidade é que tudo flui. Alfred North Whitehead ( ) – lógico, matemático e metafísico britânico. Nos seus últimos trabalhos Whitehead inclinou-se para uma filosofia muito heterogênea que incluía a metafísica, a religião e os princípios do conhecimento. Whitehead desenvolveu uma filosofia do processo e essa filosofia tornou-se a base para a teologia do processo.

4 REFERENCIAIS PARA PENSARMOS E COMPREENDERMOS A TEOLOGIA DO PROCESSO
Na filosofia do processo Whitehead propaga a relação recíproca entre: Transcendência e imanência Deus e o mundo Os conteúdos com que trabalhamos na teologia são condicionados, do começo ao fim, pelos mundos sociais e culturais. Mas, estes conteúdos não são simplesmente determinados por estes mundos. Há sempre um elemento transcendente e um momento de auto-determinação.

5 Nessa perspectiva, o processo é uma contínuo conexão de relações;
PROCESSO, O QUE É? Para Whitehead não se pode pensar ou falar em processo separado da realidade. Nessa perspectiva, o processo é uma contínuo conexão de relações; É uma relação, um torna-se, uma devir. A realidade é um transformar-se continuo. É infantil entrar no domínio do pensamento com a questão simplista: De que o mundo (ser, realidade, coisas...) não mudam e nem se transformam

6 “Para alguns talvez seja possível ler as afirmações anteriores de um modo modenista, dicotômico, do século XIX – isto é, como pregando uma doutrina de não-Deus, pró-vitalista. Mas, conforme Davies (1988), Griffin (1989), Peacocke (1986) e outros pensadores e teólogos do processo salientam, esta não precisa ser a interpretação. Passar de uma Cosmologia que postula um universo predeterminado, estável, criado ex nihilo – onde a ordem é estável – para um universo emergente, instável e in continuo – onde a ordem está continuamente tomando forma – modifica mas não nega o conceito de uma divindade. O ateísmo não é a única alternativa para a Teologia modernista; a teologia do processo é igualmente viável e muito mais empolgante. Ela mantém um enquadre orientado para Deus e, ao mesmo tempo, modifica o nosso entendimento da natureza e da existência de Deus”.

7 PRINCIPAIS PENSADORES DA TEOLOGIA DO PROCESSO
Charles Hartshorne (orientador de John B. Cobb Jr. da graduação até o doutorado) David R. Griffin John B. Cobb Jr.; John B. Cobb Jr. é um dos mais renomados teólogos da teologia do processo. Nossa abordagem e o estudo sobre essa teologia serão feitos a partir desse teólogo.

8 Era uma pessoa piedosa e buscava profunda comunhão com Deus.
O teólogo John B. Cobb Jr. Nasceu em Era filho de missionários. Até os15 anos viveu com os pais nos campos missionários, no Japão. Por causa da II Guerra Mundial, voltou à Geórgia para morar com sua avó. Era uma pessoa piedosa e buscava profunda comunhão com Deus. Porém, se tornou intolerável por causa de seu lado MORALISTA. Ingressou no programa de mestrado em Chigaco e “perdeu a sua fé”.

9 A TEOLOGIA DO PROCESSO Surgiu como uma tentativa de dar credibilidade à fé cristã já que no mundo moderno a fé perdeu espaço. A Teologia do Processo trabalha com a situação de declínio da credibilidade da crença cristã no mundo moderno. Porque a fé cristã perdeu credibilidade? As formulações de fé que a igreja faz muitas vezes não merecem crédito e por isso não são aceitáveis. Teologia não é mero divertimento; por tratar do divino, do transcendente e da igreja, a teologia precisa de credibilidade para ser colocada em prática.

10 É uma construção teológica não só da fé, mas também da igreja, de modo que ambas venham satisfazer os desafios da vida moderna. A teologia do processo como escola teológica é uma tentativa de restabelecer a doutrina de Deus em um mundo extremamente CÉTICO CETICISMO é uma atitude critica que questiona sistematicamente a possibilidade de conhecer a Deus e que não se pode ter a certeza de que a revelação vem de Deus.

11 PRINCIPAIS PERSPESCTIVA DA TP
Teologia em diálogo com a economia e a educação; Teologia deve se preocupar em dizer sobre a ecoloogia Teologia se faz para o acadêmico, mas também para o leigo; Teologia reflexiva e Teologia prática Igreja e comunidades de fé Academia e intelectuais

12 PRINCIPAIS PERSPESCTIVA DA TP DEUS
É visto pelo prisma do Ateísmo e do Panteísmo Afirma que o universo é Deus, mas Deus é mais do que o universo; Deus está dentro e também além ou fora do universo; Deus é um fluxo permanente Panenteísmo

13 Deus está dentro da história e do tempo, e não acima dele.
Como Deus é o universo e este é um fluxo permanente, o próprio Deus está inserido neste fluxo. Deus está dentro da história e do tempo, e não acima dele. Deus está subordinado ao tempo e deixa de ser o Deus, no sentido bíblico do termo, onisciente e onipotente. Como se vê, acabaram adotando uma perspectiva panenteísta (Deus se confunde com a natureza, ainda que seja maior do que ela), afastando-se da teologia cristã histórica. Portanto, a ideia sugerida é que Deus é um ser mutável e que está numa espécie de processo evolutivo.

14 DEUS, o que se NEGA a seu respeito na teologia do processo?
Sua imutabilidade; Sua transcendência; Sua onipotência Sua eternidade;


Carregar ppt "FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE TEOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google