A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade 1: Relembrando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade 1: Relembrando"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade 1: Relembrando
Pensando no 7º ano, do que você lembra sobre Europa Moderna? Interprete o esquema ao lado para relembrar os pontos mais importantes. Mãos à obra!  Disponível em:

2 Atividade 2: Apresentação inicial
Na aula de hoje vamos estudar o Iluminismo. Vamos ver quem foram os principais pensadores iluministas, as ideias que defendiam e as que combatiam. As imagens abaixo dão uma pista sobre um dos combates do Iluminismo! Você consegue identificá-lo? Que beleza é estar no comando do Estado absolutista! Então sou eu que pago tudo e não tenho direito a nada?

3 Atividade 3: Pergunta-desafio
Você imagina que todos estavam satisfeitos com a estrutura da sociedade moderna? Responda as palavras cruzadas e recorde algumas das vantagens e desvantagens de cada um dos grupos sociais do mundo moderno e desta forma tente responder a pergunta acima! . Isenção de impostos. “Estado” que comandava os assuntos políticos. “Estado” que não possuía nenhum privilégio e pagava os impostos. Aliados do rei, que também tinham isenção de impostos. Principal atividade econômica do período moderno. Aqueles que controlavam a principal atividade econômica. A burguesia desejava participar da: _______________. A 2. B S 3. O 4. L 6. U T 1. I 5. M 7.

4 Atividade 4: Por que isso é importante?
O que o Iluminismo representa para nós? O pensamento iluminista é a base sobre a qual se fundou a sociedade em que vivemos, o mundo contemporâneo (do século XVIII aos dias atuais). Conforme veremos adiante, algumas teorias para a política e a economia, que existem até hoje, foram propostas por pensadores iluministas. O conhecimento e as formas de desenvolvê-lo atualmente são frutos das idéias iluministas. Portanto, conhecer o Iluminismo é conhecer a nossa sociedade e a nossa forma de pensar! Está preparado? Imagem apresentada em uma importante obra iluminista, a Enciclopédia. A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duas outras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão retirando o manto sobre a verdade.

5 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1. Considerando as características da sociedade moderna, assinale a alternativa que apresenta a hierarquia social correta: Divisão em 1º, 2º e 3º estados: nobreza, povo e clero, respectivamente. Divisão em 2 estados: patrões e empregados. Divisão em 1º, 2º e 3º estados: clero, nobreza e povo, respectivamente. Não havia divisão entre as classes e o povo controlava as leis. Slide com alterações

6 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2. Escolha a alternativa que melhor apresente o estamento e sua função na sociedade moderna: Nobreza: em associação com o clero, tomava conta de todas as atividades comerciais. Povo: composto somente pelos camponeses era quem se responsabilizava por defender a sociedade no exército. Povo: era composto por vários grupos sociais, como os artesãos, burgueses, camponeses e outros tipos de trabalhadores, e não tinham privilégios. Os 3 estados da sociedade moderna Clero: não tinha nenhum privilégio na sociedade moderna, porque toda a sua autoridade se perdeu com o fim do feudalismo.

7 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3. Costuma-se dizer que o Iluminismo (que estudaremos com mais detalhes adiante) surgiu da crítica a uma contradição básica da sociedade moderna. Podemos afirmar que esta contradição era devido a (o): A nobreza era mais rica que a burguesia mas não podia participar da política do Estado Absolutista, já que o rei não a representava. A burguesia que obtinha os maiores lucros com a mais importante atividade econômica (comércio) e sustentava o Estado com os impostos lutava por maiores direito de participação política. O clero era o mais interessado no desenvolvimento do comércio da burguesia, apesar de ser um dos maiores proprietários de terras, isto porque a burguesia era quem comandava a política. O povo era contrário a que a burguesia assumisse o poder, porque como esta pagava os impostos não seria favorável às demais classes sociais.

8 Atividade 6: Momento de reflexão
Você imagina que foi fácil para o 3º Estado se opor ao rei? Vamos refletir sobre esta situação: Como é possível se opor a um rei absolutista? Foi fácil convencer as pessoas da necessidade de mudar as injustiças sociais cometidas pelo rei e a nobreza? Como fazer para que mais pessoas aderissem à causa da burguesia? O que propor para substituir a organização social absolutista? Por onde começar?

9 Atividade 7: As primeiras críticas
Surge o Iluminismo O primeiro movimento generalizado de crítica ao poder absolutista foi o Iluminismo, que surgiu no século XVIII. Suas propostas estavam relacionadas à vários aspectos da vida social, como economia, política, cultura, religião e hierarquias sociais. A razão será seu guia! Mas, por que “Iluminismo”? Os iluministas acreditavam que o conhecimento seria capaz de iluminar uma sociedade que vivia no “obscurantismo” absolutista. Afirmavam que a partir da razão o homem era capaz de compreender qualquer fenômeno natural, social e político, e que por isso deveria sempre exercitar sua capacidade de crítica, nunca aceitando “verdades prontas”. E você, concorda com a visão iluminista?

10 E como atuavam os iluministas? Como faziam suas críticas?
Atividade 8: Como agir? A princípio, a forma de agir contra o poder absolutista foi com a crítica das ideias. Por isso, dizemos que o Iluminismo foi um movimento intelectual. E como atuavam os iluministas? Como faziam suas críticas? Livros, panfletos, poesias, obras de arte, salões de nobres, jornais e cartas... ou seja, sempre relacionados à cultura, filosofia, pensamento. “Um jantar de filósofos”, quadro do pintor suíço Jean Huber, século XVIII.

11 Atividade 19: Iluminismo x Absolutismo
versus De acordo com os filósofos iluministas, a principal instituição a acabar com a liberdade e limitar o conhecimento era o poder absolutista. Por este motivo, o Absolutismo era um dos pontos mais atacados pelo Iluminismo.

12 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
1. O Iluminismo foi um movimento intelectual que criticava o Antigo Regime. Isso significa que: Os iluministas apoiavam toda a estrutura do mundo moderno, porque com ela iriam enriquecer. Os iluministas criticavam o mundo moderno, mas não escreveram nada sobre isso. Os iluministas criticavam o mundo moderno, e escreveram muitas obras com o objetivo de derrubar estas estruturas sociais. Mesmo fazendo críticas muito importantes contra o mundo moderno, os iluministas em nada influenciaram as transformações do século XVIII.

13 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2. Por que o movimento de crítica ao Antigo regime recebeu o nome de “Iluminismo”? Porque os pensadores da época acreditavam que a falta de conhecimento poderia ser comparada à escuridão, ou seja, não enxergar nada, e a razão seria o oposto disso, representando a luz. Porque representavam as luzes dos reis, que também eram conhecidos como rei-sol. Porque a Igreja sempre organizou grandes procissões durante a época moderna, e sempre havia muitas velas para iluminar o caminho, e deve-se considerar como os iluministas eram religiosos. Porque o avanço da ciência passava pela descoberta de novas fontes de energia.

14 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3. Sobre o Iluminismo é correto afirmar que: Foi um movimento intelectual, ou seja, pegaram em armas e lutaram em grandes guerras contra os reis. Foi um movimento intelectual, o que significa que sua principal forma de atuar era através da cultura: pensamento, arte, filosofia etc Não pode ser considerado um movimento de oposição, porque somente ficar criticando não levou a um abalo no poder absolutista. Não pode ser considerado um movimento intelectual.

15 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4. Com relação aos dogmas da igreja e do poder real, os iluministas defendiam que: Era fundamental obedecê-los, já que a autoridade de punir do rei e do papa era amedrontadora. Não era este o problema que fazia o homem viver na ignorância. Estas questões deveriam ser discutidas apenas por poucos filósofos, que não deveriam espalhar o conhecimento. Todos os homens deveriam exercitar sua capacidade de crítica e nunca aceitar verdades prontas, sempre chegando a conclusões por seus próprios caminhos, e não por imposição de alguém.

16 Atividade 11: Pensamento, liberdade de expressão e tolerância
Em um conto meu, Razão e a Verdade uma mãe conversava com sua filha: creio que nosso reino poderia bem começar, após tão longa prisão. Era preciso passar pelas trevas da ignorância e da mentira (...). Acontecerá conosco o que aconteceu com a natureza: ela esteve coberta de um véu e toda desfigurada durante inúmeros séculos. (...). Vejo que há dez ou doze anos os europeus se vêm empenhando... Ousou pedir-se justiça. Ousou-se pronunciar o nome da Tolerância. Voltaire, ensaísta, poeta, dramaturgo e filósofo Iluminista francês. Suas principais bandeiras eram a tolerância e a liberdade de expressão. Criticava fortemente a atuação da Igreja.

17 Atividade 12: O conhecimento
O que as duas imagens tem em comum? Ambas são enciclopédias. Você sabe o que é uma enciclopédia? Discuta com os seus colegas e pense para que elas servem e como você as utiliza. Refletiu? Agora clique aqui para saber se as suas idéias são semelhantes às definições mais clássicas de enciclopédia. Agora, pense: O que as enciclopédias tem a ver com o Iluminismo?

18 Atividade 13: A Enciclopédia
A ideia de reunir todo o conhecimento em uma publicação é iluminista! Publicada entre 1751 e 1772, a Enciclopédia foi escrita com a colaboração de mais de cinquenta pensadores da época, e reuniu os principais conhecimentos e ideias que circulavam pela Europa no período. Seus principais diretores (organizaram a publicação) foram os iluministas franceses Diderot e D’Alembert. É a partir do conhecimento que se atinge a verdade... Então vamos elaborar uma síntese de tudo que já conhecemos! Denis Diderot e Jean D’Alembert foram filósofos iluministas franceses. O primeiro era interessado em idiomas e traduções, e o segundo foi estudioso de matemática e física. Organizaram em conjunto a Enciclopédia.

19 Atividade 14: As ideias de Montesquieu
“Quando na mesma pessoa, ou no mesmo órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade. E também não existe liberdade se o poder judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer leis) e do poder Executivo (poder de executar, de pôr em prática as leis).” O Barão de Montesquieu, folósofo iluminista francês, tornou-se muito conhecido por seu livro O Espírito das Leis, no qual defendia a divisão dos 3 poderes e a separação entre Estado e Igreja. Falando nisso, você já ouviu falar nos 3 poderes? Que tal pesquisá-los em uma Enciclopédia?

20 Atividade 15: As ideias de Rousseau
Já que nenhum homem tem autoridade natural sobre seus semelhantes e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda autoridade legítima entre os homens. Já vimos que o poder legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. Para Jean-Jacques Rousseau, todo o poder estava no povo e deveria ser exercido em seu nome, que para garantir sua liberdade deveria abrir mão de seus direitos individuais em benefício da comunidade, na qual tudo seria coletivo. Suas idéias mais conhecidas estão em O Contrato Social.

21 Atividade 16: Nem só de crítica viviam os Iluministas…
Os pensadores iluministas tinham uma clara noção do que não concordavam na sociedade absolutista e o que deveriam criticar. E, além das críticas, elaboraram em suas obras propostas para uma nova sociedade. Com a ajuda de seu professor e de seus colegas, a partir do que vimos sobre as ideias dos filósofos iluministas, escreva em seu caderno em forma de texto, qual foi a proposta iluminista para cada uma das críticas travadas: Crítica aos dogmas religiosos: Proposta:  Crítica à censura absolutista: Proposta:  Crítica ao poder absoluto dos reis: Proposta: 

22 Atividade 17: O Liberalismo
As críticas dos pensadores iluministas a forma como os reis absolutistas conduziam as economias de seus Estados deram origem a duas grandes correntes de pensamento. A primeira delas foi a fisiocracia, que obteve grande circulação nos fins do século XVIII. Uma outra teoria mais amplamente desenvolvida foi o liberalismo, que até hoje influencia o pensamento econômico contemporâneo. Você já ouviu falar nesses dois termos: fisiocracia e liberalismo? O texto a seguir pode esclarecer o que eles significam! Adam Smith, teórico do liberalismo econômico Agora, tente responder: Quais as principais ideias defendidas por Adam Smith? Em que aspectos essas ideias são diferentes das defendidas pelos reis absolutistas? Discuta essas questões com seus colegas e responda-as em seu caderno virtual.

23 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
1. Sobre o poder do rei, os iluministas afirmavam que: O poder do rei era absoluto e ordenado por Deus, e por isso não poderia ser criticado (direito divino dos reis). O poder do rei não interferia nas relações sociais, e por isso para os iluministas não importava se fosse ou não absoluto. O poder absoluto dos reis era considerado um mal para a sociedade, pois limitava a liberdade de participação política dos indivíduos. O poder do rei era um mal necessário, pois sem o poder do rei não havia outra forma de organizar a sociedade.

24 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2. O conhecimento era muito valorizado pelos iluministas. Marque a alternativa que demonstre esta afirmação. Os iluministas costumavam elaborar críticas que só circularam entre eles, pois amavam tanto o conhecimento que o queriam só para si. A obra Enciclopédia é uma representação desta valorização, pois os iluministas tentaram organizar todo o conhecimento do período e compartilhá-lo. Os iluministas pregavam a valorização do conhecimento, mas evitaram contribuir com o projeto de Diderot e D’Alembert, e por isso a Enciclopédia só teve uma publicação. Os iluministas queriam que o conhecimento pudesse fortalecer a autoridade do rei, que por seu vez fortaleceria suas pesquisas, financiando-as.  

25 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3. É comum falarmos que os iluministas faziam diversas críticas. Mas para cada uma de suas críticas estes intelectuais também fizeram propostas sobre como organizar a sociedade. Marque a alternativa que apresenta uma crítica e uma proposta elaborada pelos iluministas: Criticavam a liberdade econômica e defendiam que os reis controlassem a economia. Criticavam as ideias fechadas da igreja, propondo que a ciência fosse usada como explicação para a natureza e sociedade, e não a religião. Criticavam a forma como agiam os cientistas e desejavam que estes tivessem mais respeito com a Igreja. Criticavam a liberdade de imprensa e a divulgação do conhecimento em jornais, propondo uma forma onde o conhecimento fosse respeitado e estivesse somente nas universidades.

26 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4. Leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa que associa corretamente a frase e seu autor. “As pessoas não são obrigadas a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele”. D’Alembert, que em sua Enciclopédia debateu apenas sobre as questões do governo. “Posso até não concordar com nenhuma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”. Montesquieu, filósofo que mais falou em nome de um julgamento justo. “Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse estes três poderes: o de fazer as leis, de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.” Voltaire, que propôs a separação em 3 poderes, mas que podem ser exercidos pela mesma instituição. “A vontade geral é então a essência da soberania, manifestando-se (...) por meio da participação dos cidadãos (...). Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando-se a sociedade soberana e legítima. Rousseau, que propõe que somente no povo reside a autoridade e o poder, e que a vontade da maioria deve prevalecer em um governo democrático.

27 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5. Quais das duplas de palavras abaixo representam melhor as idéias iluministas? Razão e liberdade. Absolutismo e mercantilismo. Colonização e escravidão. Religiosidade e fé.

28 Atividade 19: Você está sendo desafiado
No início da aula afirmamos que muitos princípios do mundo contemporâneo se fundaram no Iluminismo... No início da aula afirmamos que muitos princípios do mundo contemporâneo se fundaram no Iluminismo... DESAFIO: pense no nosso país, em sua política e leis. Agora encontre e anote em seu caderno duas características do Brasil que sejam inspiradas nos princípios iluministas. DESAFIO:Utilize o ícone ao lado para participar de um jogo aonde seus conhecimentos sobre Iluminismo serão testados. Seu desafio é fazer mais pontos em menos tempo.

29 Atividade 20: Construindo um resumo
Construa um resumo do que aprendemos (definição de Iluminismo, críticas e propostas) a partir das seguintes palavras: Luzes Absolutismo Razão Poder Tolerância Verdade Liberdade Intelectual Conhecimento

30 Atividade 21: Educossíntese
Iluminismo: Movimento intelectual de crítica à sociedade moderna Criticavam: o poder absoluto e o direito divino dos reis, dogmas religiosos, censura, sociedade estamental (3 estados: clero, nobreza e povo). Propunham: separação dos 3 poderes e soberania popular, liberdade religiosa e de expressão, tolerância, valorização da razão e da crítica como forma de conhecer a sociedade e a natureza. Palavras-chave: Razão e liberdade

31 Atividade 22: Na próxima aula...
Pense um Pouco: Como funcionava a liberdade pregada pelos iluministas, na economia e na política? Este será o tema da nossa próxima aula! Até lá!


Carregar ppt "Atividade 1: Relembrando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google