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Aula 3– A imperatriz, o imperador e o papa

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Apresentação em tema: "Aula 3– A imperatriz, o imperador e o papa"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3– A imperatriz, o imperador e o papa
PROF ERMELINDA GANEM IJBA

2 Tudo começa quando o nosso mago tem à sua frente uma senda que se desdobra em quatro caminhos, O Mago, resoluto, entende que precisa percorrer simultaneamente todos eles, sob pena de nunca alcançar a transcendência, razão pela qual se divide ele próprio no quatérnio que lhe sucede, formado pelos próximos quatro Arcanos, A Papisa, A Imperatriz, O Imperador e O Papa. CORES – ANIMA E ANIMUS – MASCULINO E FEMININO

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5 O Imperador e o papa reinam essencialmente por meio do Logos e do pensamento; a Imperatriz se vale sobretudo de Eros e do sentimento. Para o Imperador, o fato objetivo é a verdade honesta; para a Imperatriz, o fato interior é fundamentalmente importante

6 A imperatriz representa a grande mãe, a vegetação, Demeter e a nutrição. Está na terra, governa pelo Eros. Como Madona, Grande Mãe e Rainha do Céu, a Imperatriz é o elo de conexão entre a ardente energia yang do Mago e o pálido poder yin da Papisa. Podemos dizer que a varinha mágica do Mago tocou as profundezas da Papisa e, dessa união, através da mediação da Imperatriz, algo novo passou a existir... um mundo que inclui os dois aspectos

7 Deméter Deméter ou Demetra, "deusa mãe" ou talvez “mãe da distribuição” é o nome de Ceres na mitologia romana. Uma das doze divindades do Olimpo, é filha de Cronos e Réia. É deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

8 Ao passo que a Papisa mantém os braços em posição fechada, protegendo os segredos do corpo, os braços da Imperatriz, abertos, indicam uma natureza mais sociável. Esta não esconde os cabelos numa touca; ao contrário, deixa-os cair livremente. Lançou de si a pala da Papisa, quase ligniforme, para apresentar-se como mulher. Em lugar do hábito de monja, veste uma túnica e uma camisa ornamentadas com graciosos bordados e faixas. Em lugar da tiara sólida, em forma de ovo, usa uma coroa de ouro aberta, semelhante a um halo, de centro carmesim, cor de sangue, pois é essencialmente a Imperatriz quem enche a coroa oca com o sangue materno da realidade terrena e do amor quente.

9 Tocada por Vênus, ama a beleza em todas as formas e é, não raro, eclética em seus gostos, combinando as coisas de modo novo e interessante. Por exemplo, repare no vestido florido que ela escolheu para usar no retrato destinado ao baralho inglês. Você não o reconhece? É semelhante aos vestidos criados pelo famoso artista italiano Sandro Botticelli. A Imperatriz, provavelmente, tomou-o emprestado de uma das dançarinas da Primavera de Botticelli.

10 Estabelece vínculos – compromete-se –
Eros - Coniunctio “Sem amor, a Alma não se compromete com a vida” Eros realiza o caminho da mão esquerda, o caminho da alma, buscando felicidade, entusiasmo e êxtase. O amor diz respeito à alegria e ao Prazer, e também ao nascimento” (PEARSON, 1995)

11 A feminilidade criativa e fecundante (yang), ligada ao instinto materno, procura gerar vida nova, não só biologicamente, como também através dos processos criativos em geral. Há um impulso para relacionar-se com o outro, não só a nível sexual, como espiritual e emocional, gerando assim algo novo, que pode ser filhos ou obras criativas. O outro pode estar no meio externo ( homens, filhos, instituições, profissão, etc) ou interno ( emoções, idéias, projetos criativos). ORIXÁ OXUM

12 O impulso para relacionamentos, que Jean Shinoda Bolen denomina como “consciência de Afrodite” (BOLEN, 1990, p.314), se assemelha às luzes de um teatro iluminando o palco, dramatizando ou magnificando o impacto da experiência contemplativa sobre nós. Esta iluminação possibilita um tipo especial de compreensão, associada à emoção e arrebatamento, semelhante ao processo de apaixonar-se. Aquilo que contemplamos à esta luz se torna “dourado”, que era o termo utilizado pelos gregos em referência à beleza ( BOLEN, 1990, p.321). Afrodite

13 - Negação de Eros Provoca doença, violência, ciúme, objetificação do próprio indivíduo e de outras pessoas Oxum e o espelho invertido (Eros associado a poder) DIMINUIÇÃO DA FORÇA VITAL

14 O espelho de Oxum reflete, de um lado, a sua beleza, que pode servir ao amor, e de outro lado, invertido, é usado como escudo. Quando invertido, este espelho cega e paralisa os inimigos da orixá, que neste caso utiliza a sua beleza como sedução e poder ( CAVALCANTI, 1993)

15 A MÃE NEGATIVA (BRUXA) – FURIA DA DEUSA
O aspecto devorador da deusa torna-se aparente toda a vez que a mulher negligencia o seu verdadeiro reino, que é o relacionamento, e se torna faminta de poder; nesse momento, ela vira realmente a devoradora do homem. Sua força, que já não é a força sutil do amor, transforma-se no amor estridente do poder.

16 O IMPERADOR – TAROT ORDEM – PODER - RESPONSABILIDADE

17 O IMPERADOR O Imperador personifica uma das faces do masculino arquetípico, o Logos, anunciando um novo começo, o princípio simbolizado pelo Verbo. Está interessado sobretudo pelo bem-estar físico e social dos súditos.

18 ARQUÉTIPO – GOVERNANTE
DESEJO BÁSICO – controle META – criar uma família, empresa ou comunidade próspera e bem-sucedida. MEDO – caos, ser destituído ESTRATÉGIA – exercer a liderança ARMADILHA – tornar-se mandão, autoritário DONS – responsabilidade, liderança

19 “Quando o Governante está ativo na nossa vida somos integrados e estamos prontos para assumir a responsabilidade sobre ela... É o arquétipo da prosperidade material. Indica a realização vitoriosa de alguma coisa no mundo. Está mais relacionado com a conservação e controle sobre a vida” (PEARSON, 2003).

20 “O Governante que existe dentro de cada um de nós está sempre atento para as maneiras de descobrir o potencial das pessoas sobre as quais temos influência , de modo que elas possam utilizar os seus dons de forma produtiva” (PEARSON, 2003).

21 Lado negativo – Tirano Está mais interessado em ter poder

22 O PAPA Como o Imperador, personifica o Logos masculino, mas as suas preocupações são mais abrangentes que as do Imperador; o Papa também se preocupa com o mundo interior da consciência e da responsabilidade.

23 Logos Em contraste com a Papisa, que se comunica amplamente através da intuição e do sentimento, o Papa é capaz de organizar e verbalizar suas idéias, juntando-as num sistema formal, racional.

24 O PAPA Representa o Velho Sábio arquetípico. LÍDER ESPIRITUAL PONTIFÍCIE significa ponte entre os mundos de cima e o de baixo – PEDRA FILOSOFAL – si-mesmo

25 Self como imago dei “ O Si-mesmo é o centro ordenador e unificador da psique total (consciente e inconsciente), assim como o ego é o centro da personalidade consciente...O Si-mesmo constitue, por conseguinte, a autoridade psíquica suprema, mantendo o ego submetido ao seu domínio. O Si-mesmo é descrito de forma mais simples como a divindade empírica interna, e equivale à imago Dei ” (EDINGER, 1992).

26 Imago dei “ A pedra é, pois, um símbolo do deus interior que há no homem” (VON FRANZ, 1992)

27 Imago dei O Papa também compartilha, de outras maneiras, do arquétipo do Salvador, cujo paradigma em nossa cultura é a imagem de Cristo. Como Cristo, o Papa coloca problemas morais, aguçando a percepção humana na área da consciência humana. Entretanto, como Salvador, absolve o homem da culpa inerente à sua luta pelo conhecimento do bem e do mal - o antigo pecado que só é "original" em se tratando do homem.

28 SELF Indica uma conexão com uma espiritualidade transcendente.
“Hoje em dia, por meio da democratização dos ensinamentos espirituais, mais e mais pessoas parecem se lembrar do Self, a essência divina...” (ZWEIG; WOLF 2000).

29 Self “Sentimos que uma identidade limitada, algo que antes era confortável , já não é mais suficiente; percebemos a dissonância entre o que somos e o que desejamos ser. Estamos começando a ouvir a voz sussurrante do Self” (ZWEIG; WOLF, 2000).

30 “O significado acompanha a constelação do arquétipo do Self”
(HILLMAN, 1998)

31 Os opostos As duas figuras ajoelhadas têm as costas voltadas para nós e, embora esteja emergindo, a percepção dos opostos ainda é inconsciente. Os prelados não enfrentam os conflitos diretamente; voltam-se para o Papa em busca de orientação. Confrontados com a imponente figura do pontífice, parecem pequenos e fracos. Inclinam-se diante da autoridade. Quase idênticos nos trajes e na postura, ainda não têm um ponto de vista individual.


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