A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Universo e o Sistema Solar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Universo e o Sistema Solar"— Transcrição da apresentação:

1 O Universo e o Sistema Solar
Prof. Jefferson Vieira

2

3

4

5

6 O BIG-BANG A cerca de 15 bilhões de anos atrás toda a matéria do universo estava comprimida, ocupando um espaço muito pequeno e sobe uma temperatura extremamente alta. Ocorreu, então, uma enorme explosão conhecida como Big Bang. Essa explosão causou uma expansão muito grande do universo. A matéria, arremessada violentamente foi criando o espaço e se concentrando dando origem aos astros.

7

8 ● Astros: corpos celestes naturais
● Astros: corpos celestes naturais. São divididos em luminosos (estrelas – formadas principalmente por material gasoso, hidrogênio e hélio) e iluminados (planetas, asteroides, cometas e satélites – formados por materiais sólidos e gasosos que gravitam ao redor de uma estrela). ● Galáxia: São partes ou regiões do Universo onde se agrupam bilhões de estrelas e outros astros. a galáxia da qual fazem parte o Sol e a Terra é chamada de Via Láctea. Existem na Via Láctea cerca de 150 bilhões de estrelas, inclusive o Sol.

9 Via-Láctea com sua forma idealizada

10 O centro da Via-Láctea

11 O Sistema Solar O Sol, assim como bilhões de outras estrelas que existem em nossa galáxia, surgiu a partir de uma nuvem de gás e poeira cósmica. Essa nuvem, ao se condensar, possibilitando a formação de oito planetas, vários satélites, asteroides, e cometas, que passaram a orbitar em torno da estrela, dando origem a um sistema em permanente movimento.

12 O Sistema Solar

13 Os planetas exteriores
Júpiter, Saturno, urano e Netuno – Tendem a ser gigantes e gasosos, apresentando-se envoltos em camadas de gases mais leves, como o hidrogênio e o hélio.

14 Os planetas interiores
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte – Apresentam uma densa superfície rochosa e são envolvidos por gases pesados, como o nitrogênio e o oxigênio. Eles se originaram numa zona mais quente do sistema solar e são mais próximos do sol.

15

16

17 Sol

18

19

20 Mercúrio

21 Vênus

22 Uma das únicas imagens da superfície de Vênus

23 Terra

24

25 Marte

26 Imagem da superfície de Marte

27

28

29

30 Asteróide

31 Júpiter

32

33

34 Saturno

35 Os anéis de Saturno

36 Urano

37 Netuno

38 Os planetas anões Éris, Plutão e outros planetóides que poderão ser classificados como planetas anões, em baixo a silhueta da Terra para comparação de dimensões.

39 Ceres em comparação com a Lua
O planeta anão Ceres localiza-se no Cinturão de Asteróides, entre Marte e Júpiter.

40 A Terra em comparação com os planetas Terrestres/Interiores e com o planeta anão Plutão

41 Comparação, em escala, do tamanho dos planetas do Sistema Solar


Carregar ppt "O Universo e o Sistema Solar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google