A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise de 1929: “A Grande Depressão”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise de 1929: “A Grande Depressão”"— Transcrição da apresentação:

1 Crise de 1929: “A Grande Depressão”

2 EUA E O FIM DA PRIMRIRA GUERRA MUNDIAL
Os Estados Unidos passaram a ser o grande nome do capitalismo mundial. EUA maior credor mundial: concedeu grandes empréstimos a outros países (vencedores e perdedores). Os EUA investiram a reconstrução da Europa (ao mesmo tempo exportavam bastante para esse continente). Em 1922: indústrias em plena expansão(França e Inglaterra saldam seus débitos) EUA responsáveis por 45% da produção industrial mundial

3 “American way of life” Onda de euforia: grande aquisição de automóveis, rádios, eletrodomésticos. Estilo de vida consumista. Clima de prosperidade. 21% da população vivia em condições de pobreza.

4 “Os loucos anos 1920” Um período em que se cultivava o gosto pela moda, pela música, pelo espetáculo... 

5 “Os loucos anos 1920” Aos benefícios da sociedade de consumo associou-se a busca de prazer e a evasão e intensificou-se a vida noturna.  As novas bebidas (cocktail), as novas músicas (sobretudo o jazz) e as novas danças (charleston, lambeth walk, swing e rumba) passaram a animar a vida noturna.  

6 “Os loucos anos 1920” Automóveis, corridas de carros e de cavalos e outros desportos (como o futebol) constituíam outros divertimentos que envolviam grandes massas. O rápido desenvolvimento dos meios de transporte (comboio, automóvel, avião) e dos meios de comunicação (rádio, telégrafo, telefone...) acelerou o quotidiano das pessoas, favorecendo uma maior mobilidade espacial e do ritmo de vida.

7 “Os loucos anos 1920” A moda de viajar entrou nos hábitos e prazeres das classes médias. Aumento do turismo: quer no interior dos próprios países, quer para países estrangeiros. Investimento na infra-estruturas para apoio destes lazeres: agências de viagens, serviços de hotelaria especializados, mapas, guias turísticos, bilhetes-postais ilustrados, etc.

8 “Os loucos anos 1920” A década das novidades apresentou grandes inovações no mundo da moda. A moda tornou funcional: o comprimento das saias e dos vestidos encurtou-se até logo abaixo dos joelhos, pois para dançar charleston, foxtrot e jazz (ritmos sensações da época) era necessáio maior liberdade de movimento. Os maiores estilistas desse decênio foram: Chanel, Madame Paquin, Jean Patou, Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. No final dos anos 20 houve a popularização do cinema, o que influenciou drasticamente a moda nas ruas.

9 “Os loucos anos 1920” Os teatros, os cinemas, os night-clubs e outras salas de espetáculos e de jogos das grandes cidades tornaram-se locais habitualmente freqüentados. Nascem os primeiros estúdios de Hollywood

10 A Crise se aproximava... A partir de 1925, apesar de toda euforia, a economia norte-americana começou a ter sérios problemas. A produção industrial e agrícola desenvolveu-se num ritmo acelerado, contudo o aumento salarial foi muito lento. A mecanização da indústria e da agricultura e o desemprego foi crescendo consideravelmente.

11 A Recuperação da Europa
A Europa se recupera dos prejuízos da guerra, os países europeus passaram a comprar cada vez menos dos Estados Unidos e a concorrer com o mesmo nos mercados internacionais. Agrava-se a falta de consumidores externos e internos e começaram a sobrar enormes quantidades de produtos no mercado norte-americano.

12 A Crise... Uma crise de superprodução muita mercadoria e poucos consumidores

13 Tentando conter a crise...
Medidas para Conter a Crise Fila de Desempregados Os agricultores passaram a armazenar cereais para conter a crise. Aumento dos pedidos de empréstimos pelos agricultores aos bancos - oferecendo suas terras como garantia As indústrias desaceleram o ritmo da produção Milhares de trabalhadores foram despedidos - afetando ainda mais o mercado consumidor

14 A QUEDA DA BOLSA DE NEW YORK
Apesar da crise médios e grandes investidores mantiveram suas especulações com ações. Os papéis por valores que não condiziam com a real situação das empresas. A crise atingiu a Bolsa de Valores de New York (importante centro do capitalismo mundial). Os preços das ações começaram a cair e os acionistas entraram na corrida para tentar vendê-las, mas não havia pessoas interessadas. A “Quinta Feira Negra”: em 29 de outubro de 1929: havia cerca de 13 milhões de ações à venda e faltavam compradores. A queda dos preços das ações provocou a quebra (crash) da Bolsa de New York.

15 A Alemanha e a crise de 1929 A Alemanha foi o país que mais sofreu as conseqüências da crise Estava atrelado a economia americana por vultuosos empréstimos e arrasado pelo o pagamento das indenizações de guerra Mais de cinco milhões de alemães estavam desempregados no início dos anos 1930 (mais de 45% da população economicamente ativa)

16

17

18

19 Impactos da Crise: “o efeito dominó”
1929 a 1930: período mais agudo da grande depressão Mil empresas faliram só nos EUA A Crise se internacionaliza Fim ao crédito aos estrangeiros Os países produtores de matéria-prima também são atingidos (América Latina): Brasil com café e Argentina com o gado A URSS escapa da crise devido a estatização da sua economia

20 Em busca de uma saída... (Herbert Hoover ) (Franklin Delano Roosevelt)
Novas eleição para a presidência: Republicanos X Democratas (Herbert Hoover ) (Franklin Delano Roosevelt) Vitória democrata: Roosevelt vai investir pesadamente na economia

21 NEW DEAL Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, com a promessa de solucionar os efeitos alarmantes da crise de 1929. Roosevelt pôs em prática um conjunto de medidas para tentar solucionar a crise, as quais ficaram conhecidas como New Deal. Com a adoção desse plano, o governo se desligava das idéias liberais, e passava a praticar o intervencionismo econômico.

22 Rossevelt e o New Deal Influência: economistas da escola Keynesiana (teorias do inglês John Keynes) Plano de recuperação nacional:sucessivos planos de reformas John Maynard Keynes ( ): economista inglês crítico do liberalismo, preconizava a intervenção do Estado na economia.

23 Principais Medidas do New Deal

24 AS PRINCIPAIS MEDIDAS DO NEW DEAL:
Concessão de empréstimos a empresários urbanos e rurais, que haviam falido com a crise; O governo passava a controlar a produção e os preços de grande parte dos produtos industriais e agrícolas; Construção de grandes obras públicas (estradas, usinas, escolas...) Elevação dos salários, diminuição da jornada de trabalho e legalização de sindicatos. Criação do salário-desemprego e da assistência aos inválidos e velhos.  Criação do NIRA (National Industrial Recovery Act): para reordenar preços e salários. Criação do AAA (Agricultural Adjustment Act): redução da produção agrícula mediante subsídio estatal.

25 Cooptação de artistas Roosevelt vai buscar apoio entre os artistas para criar um clima de otimismo no futuro e bem estar no país.

26 Conseqüências do New Deal
Reerguimento da economia nacional Atenuação do problema do desemprego (só seria completamente resolvido as vésperas do 2ª Guerra Mundial) Surgimento dos conglomerados econômicos: firmas que se diversificavam em múltiplas atividades, buscando garantir os lucros e diminuir os riscos (empresas gigantescas que atuavam em múltiplas esferas) CAPITALISMO LIBERAL E CONCORRENCIAL CAPITALISMO MONOPOLISTA E ESTATAL

27 Esquema Resumo: New Deal

28


Carregar ppt "Crise de 1929: “A Grande Depressão”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google