A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise do subprime Crise econômica É uma perturbação da vida econômica provocada por desequilíbrio entre produção e consumo Nas economias pré-capitalistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise do subprime Crise econômica É uma perturbação da vida econômica provocada por desequilíbrio entre produção e consumo Nas economias pré-capitalistas."— Transcrição da apresentação:

1 Crise do subprime Crise econômica É uma perturbação da vida econômica provocada por desequilíbrio entre produção e consumo Nas economias pré-capitalistas eram provocadas por fenômenos naturais (secas inundações, epidemias) ou sociais (guerras,insurreições)

2 Crise do subprime Nas economias capitalistas a crise pode ter origem na superprodução. Normalmente começa no setor de bens de capital Características: Queda brusca da produção Falência de empresas e/ou bancos desemprego

3 Crise do subprime O capitalismo enfrentou muitas crises e sobreviveu Crise do México Crise Asiática Crise da Rússia Crise do Brasil Crise da Nasdaq

4 Crise do subprime O que torna esta crise diferente A) Tem abrangência global (nisto só se parece com a crise de 1929) B) Irrompe no lado financeiro e não no lado real da economia (não se trata de crise de superprodução) C) Grande parte das perdas afetam a Europa e o Japão

5 Crise do subprime Contexto da crise Longo ciclo de prosperidade Juros baixos Bancos com alavancagem elevada Desregulação dos mercados financeiros Inovações financeiras Globalização financeira

6 Crise do subprime Origem da crise Concessão de empréstimos hipotecários a clientes sem renda, sem cadastro e/ou sem entrada.(Ninja) Taxas de juros crescentes com o tempo Os contratos eram agrupados em lotes que serviam de lastro para a emissão de títulos que eram vendidos aos investidores.

7 Crise do subprime Os investidores compravam estes títulos porque as taxas eram elevadas. Apesar de representar maior risco acreditavam que os juros mais altos compensavam. As empresas de avaliação de risco classificavam os títulos contribuindo para a ilusão de que a possibilidade de perdas havia sido bem calculada.

8 Crise do Subprime Como eclodiu a crise No final de 2006 a economia americana desacelerou. As taxas de juros inicialmente muito baixas começaram a subir. Os tomadores, sem emprego ou ganhando pouco começam a atrasar os pagamentos

9 Crise do subprime Os detentores de títulos(Bancos,Fundos) percebem o risco e tentam vender seus papéis. Como a má noticia se espalhou muito rápido ninguém de dispôs a comprar Os detentores dos títulos precisam fazer caixa para honrar seus compromissos e passam a vender outros ativos. Caem as bolsas de valores, o preço do ouro, dos imóveis e dos títulos em geral.

10 Crise do subprime Os bancos americanos, por falta de regulação, estavam muito alavancados. O recomendável é que a relação entre o exigível e o patrimônio liquido não exceda 10 vezes. No Brasil o limite é de 8 vezes. Alguns bancos americanos operavam com alavancagem de 40.(Lehmann Brothers)

11 Crise do subprime Fatos sobre esta crise É a maior crise desde 1929 Já produziu perdas de 34 trilhões de dólares. Provocou estimulo financeiro de 12 trilhões de dólares Já levou mais de 100 milhões de pessoas para debaixo da linha de pobreza.

12 Crise do subprime Efeitos no Brasil Queda das exportações;Previsão de queda de 33.5% em 2009 Redução do crédito externo Aumento do desemprego Queda no nível de confiança tanto de consumidores quanto de empresários.

13 Crise do subprime Luz no fim do túnel ? Nas ultimas semanas houve noticias positivas As bolsas de valores vem registrando altas há quase um mês Diversos bancos norte americanos voltaram a registrar lucros O índice manufatureiro global (Goldmann Sachs) atingiu o melhor resultado desde outubro de 2008

14 Crise do subprime É cedo para comemorar. Por enquanto é o dinheiro dos governos que está estimulando a economia. É preciso que o setor privado cumpra este papel. O PIB mundial vai cair em 2009.É a primeira retração da economia global desde 1929

15 Crise do subprime O desemprego deverá continuar elevado na maioria dos paises. Os prejuízo dos bancos europeus mal começou a aparecer. O FMI calcula que ainda há 4 trilhões de dólares em prejuízos não declarados. Isto vai impactar negativamente a economia européia.

16 Crise do subprime Nem tudo é prejuízo numa crise A crise da Nasdaq e o caso da Sisco As crises reduzem o preço dos ativos e viabilizam investimentos.Novas tecnologias, novos processos e novos produtos revolucionam o mercado. Notebooks de 500 dólares, automóveis da Tata a dólares etc.

17 Crise do subprime Todos já ouvimos a afirmação: Crise = perigo + oportunidade. Talvez seja a hora de conquistar novos mercados, lançar novos produtos, tentar novos negócios. Certamente a crise constitui para muitos uma oportunidade para crescer. Obrigado José G.Schreiber


Carregar ppt "Crise do subprime Crise econômica É uma perturbação da vida econômica provocada por desequilíbrio entre produção e consumo Nas economias pré-capitalistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google