A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lidando com as Perguntas dos Alunos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lidando com as Perguntas dos Alunos"— Transcrição da apresentação:

1 Lidando com as Perguntas dos Alunos
Rev. Saulo P. Carvalho

2 01. Como lidar com o aluno que monopoliza a aula;
Company Logo Todos nós, professores, temos no coração o desejo de que nossos alunos estudem, participem e cresçam na fé. O problema é que quando os alunos participam, geralmente isso traz dificuldades para manter o controle da aula ou o foco no tema da lição. Por isso, vamos estudar algumas técnicas e sugestões para lidar com as quatro situações mais críticas quando o aluno participa: 01. Como lidar com o aluno que monopoliza a aula; 02. Como lidar com as perguntas dos alunos; 03. Como lidar com as perguntas fora do tema; 04. Como lidar com as perguntas cuja resposta o professor não sabe. Vamos lá, então! Rev. Saulo P. Carvalho

3 (Suponhamos que seja ESSE o aluno...)
01. Técnica para Lidar com aluno monopolizador da aula. Company Logo ATENÇÃO: Seja extremamente cauteloso/a, pois o objetivo não é “gelar” ou constranger o aluno que participa demais. Na verdade, nós sempre queremos a participação dos alunos. Essas técnicas visam democratizar a discussão e a participação na aula. TERCEIRA ATITUDE: Se ele levantar a mão, aja como se outros tivessem levantado primeiro... (desde que você escolha alunos que você conheça e sabe que não vai ter problemas). É aquele aluno ou aluna que responde a toda e qualquer pergunta que o professor faz, não deixando que outros participem. NESSE MOMENTO, faça perguntas para os outros alunos, abrangendo o assunto do tópico seguinte e dê seqüência à lição (na esperança de que, tendo “passado da hora”, o aluno desistirá da participação...) SE AINDA ASSIM ele quiser fazer uso da palavra, pelo menos você terá mais facilidade em agilizar a aula, uma vez que ele está voltando em um ponto que já foi explanado. SEGUNDA ATITUDE: faça perguntas para o grupo do qual ele NÃO FAÇA parte... PRIMEIRA ATITUDE: não faça perguntas olhando para ele... Olhe para o fundo da sala ou para o lado oposto do aluno. Qual a opinião de vocês? Alguém lá do fundo sabe a resposta? (Suponhamos que seja ESSE o aluno...) Um momento, pois quero ouvir a opinião do José, da Maria e da Eunice... Gostaria de ouvir a opinião de uma MULHER... Rev. Saulo P. Carvalho

4 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS
Company Logo 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS Quando seus alunos perceberem que têm liberdade de levantar perguntas e questionamentos, sua aula vai ficar MUITO mais dinâmica e eficiente. PORÉM, você poderá ter o problema de não dominar a classe e não conseguir “fechar” o assunto da lição. Além disso, com certeza alguém levantará alguma questão para a qual você não sabe a resposta, sem contar os que perguntam completamente fora do assunto. Como lidar com todas essas variantes? Quero compartilhar minha experiência e minhas tentativas de resolver essas questões sem deixar o aluno ofendido. Rev. Saulo P. Carvalho

5 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS
Company Logo 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS Lembre-se que você pesquisou, estudou e chegou a descobertas que te fizeram crescer. Agora, ajude seus alunos a passarem pelo mesmo caminho. Em segundo lugar, JAMAIS responda imediatamente uma pergunta, mesmo que você saiba a resposta. Use as técnicas seguintes para forçar seus alunos a refletirem e buscarem respostas por si mesmos, uma vez que isso trará maturidade espiritual para eles. Primeiramente, JAMAIS despreze ou critique alguém que fez uma pergunta, por mais boba ou fora do assunto que seja. Pelo contrário, valorize a pergunta a fim de que os outros alunos tenham liberdade de perguntar também. A. REFLEXÃO GENERALIZADA Quando um aluno fizer uma pergunta, ao invés de responder repasse-a para a classe... O que aconteceu? A pergunta veio, o professor a valorizou (“boa pergunta!”) e a repassou para a classe. Preste atenção, então, às técnicas para lidar com as perguntas dos alunos: O seu objetivo é permitir que os demais alunos meditem na pergunta e tentem achar uma resposta, mesmo que seja uma resposta incompleta. Boa pergunta! Qual é a opinião da Classe? Professor, o VT vale para nós hoje? Rev. Saulo P. Carvalho

6 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS
Company Logo 02. Técnica para Lidar com PERGUNTAS DOS ALUNOS B. REFLEXÃO DIRETA - Na reflexão direta o professor “devolve” a pergunta ao próprio aluno que a fez. Boa pergunta! Qual é a sua opinião sobre isso? Professor, o VT vale para nós, hoje? Essa técnica é interessante quando o professor percebe que o aluno está sendo “cínico” ou “capcioso”, querendo armar uma cilada para o professor. Lembre-se que é melhor você questionar uma opinião do aluno do que defender a sua. Só não use essa técnica se você estiver nervoso com o aluno, pois o objetivo não pode ser ofendê-lo. Rev. Saulo P. Carvalho

7 03. Técnica para PERGUNTAS FORA DO TEMA
Company Logo 03. Técnica para PERGUNTAS FORA DO TEMA Já aprendemos que normalmente as perguntas fora do assunto da lição trazem temas PERTINENTES ao assunto da lição. Dessa forma, a melhor maneira de lidar com elas, é fazer uma rápida aplicação daquele tema ao tema da lição, e continuar a aula normalmente: você não trata diretamente do novo tema, mas também não o deixa pra depois. Bem, se eu não devo prometer estudar depois, nem tenho tempo para tratar do tema fora da lição, como fazer, então???? Vamos pensar um pouco sobre isso... Observe que você não vai estudar sobre o perdão ao irmão, aos pais, aos filhos, a teologia do perdão, etc..., mas APENAS a idéia do perdão quando um cônjuge comete adultério... E ainda assim, se isso não for o foco principal da lição, a aplicação será a mais simples possível, a fim de se continuar com a sua lição. O mesmo princípio de aplica ao divórcio. A forma mais tradicional do professor resolver isso é a clássica afirmação: “Esse não é o nosso assunto de hoje; vamos voltar ao tema, e no próximo domingo a gente estuda sobre isso”. Essa pode ser uma alternativa viável, mas traz consigo muitos perigos e problemas para o professor: Uma das maiores dificuldades para o professor são as perguntas fora do tema da lição. É preciso ter muito “jogo de cintura” para não desvalorizar o aluno, nem permitir que haja desvio do assunto. Observe o gráfico a seguir: Imaginemos que o tema da lição é “Adultério” e que a seta abaixo represente a totalidade da aula e a objetividade em seguir o tema até o final. Agora, vamos supor que, logo no começo da aula, um aluno faça uma pergunta sobre “divórcio” e mais à frente outro aluno pergunte sobre “perdão”. Apesar de serem temas relevantes e entrelaçados com o da Lição, eles mudam o foco da lição, que é “adultério”: 1º. Constrange o aluno, que pode ter sido honesto em sua pergunta; 2º. Obriga a igreja a rever todo seu planejamento educacional, porque como professor você “prometeu” estudar aquele assunto. 3º. Gera perda da credibilidade, se o assunto não for estudado depois. Por isso, o professor deve ter muita cautela antes de prometer que irá estudar um tema que foi lançado por um aluno. Além do mais, pode ser que só o aluno que perguntou (ou talvez nem ele!) tenha interesse no tema... “Perdão” “Perdão” aplicado ao adultério Adultério “Divórcio” aplicado ao adultério “Divórcio” Rev. Saulo P. Carvalho

8 04. ...E se o professor não souber a resposta?
Company Logo E se o professor não souber a resposta? Analisemos agora o comportamento do professor diante de uma pergunta para a qual ele não sabe a resposta. Esse é um dos perigos que ele corre ao abrir para os alunos fazerem perguntas. É certo que ninguém sabe tudo, e logo um aluno levantará uma questão que o professor não saberá a resposta. Como agir nessa situação??? Em primeiro lugar, NÃO ENTRE EM PÂNICO! Essa é uma experiência que todo professor passa, e você precisa manter a calma na hora que isso acontecer. Não deixe seus alunos perceberem que você perdeu o controle da situação. Mantenha sua calma, espere o aluno terminar a pergunta, e vá pensando em uma resposta. Lembre-se que na sua memória há muitas informações sobre aquela pergunta, que você precisa agora processar e elaborar algo para responder. Rev. Saulo P. Carvalho

9 04. ...E se o professor não souber a resposta?
Company Logo E se o professor não souber a resposta? Se ainda assim você REALMENTE não souber a resposta, então seja honesto com seus alunos: Agora, faça o que já mostramos antes: repasse a pergunta para toda a classe. Preste atenção nas opiniões dos alunos, pois elas vão construindo uma possível “resposta coletiva”. Em segundo lugar, peça para o aluno explicar melhor a pergunta: isso te dá mais um tempo para pensar no assunto. Veja que agora você tem duas opiniões acerca da pergunta. Seu desafio será processar essas informações, e mais algumas de outros alunos, para tentar fechar uma resposta. Você poderia explicar melhor sua dúvida? Bem, meus irmãos, eu não sei a resposta a esta questão, mas vou pesquisar e na próxima aula trago uma resposta. Pergunta interessante! Qual a opinião de vocês? Os 10 mandamentos ainda valem! É, mas os sacrifícios, não! Professor, o VT ainda tem validade hoje? Rev. Saulo P. Carvalho

10 Company Logo Lembre-se que o principal é você não perder o controle da aula. Mantenha a calma e não deixe que as perguntas e participações dos alunos desviem o tema da aula. Ao tentar colocar em prática essas técnicas, você perceberá que não é fácil; mas insista mais uma vez, e outra, e outra. Com o tempo sua ministração irá se aperfeiçoando e logo você terá grande versatilidade e capacidade em ensinar a Palavra de Deus. Rev. Saulo P. Carvalho

11 Passe agora para a próxima aula!
Rev. Saulo P. Carvalho


Carregar ppt "Lidando com as Perguntas dos Alunos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google