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PublicouLuiz Henrique Carreira Estrela Alterado mais de 8 anos atrás
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Fundação Helena Antipoff GOVERNO DE MINAS GERAIS
Trabalho de Geografia Componentes: ADRIANA APARECIDA DE ALMEIDA ANDREIA BESSA DE FERREIRA CAMPOS CRISTIANE SOUZA CASTRO DORALICE PEREIRA REIS EMANUELLE CAROLINE FABIANA GOMES CARDO FABIANA G. SALGUEIRO PAIVA GORETE JOSÉ ROBERTO LEITE
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REGIAO NORTE
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O predomínio do clima quente e úmido resulta em floresta verde e exuberante o ano todo
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A biodiversidade da Região Norte
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A hidrografia e o relevo da região Norte
A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica
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Em toda extensão territorial são identificados 5 planaltos, 5 depressões e 4 planícies, além de três picos elevados, são eles: Monte Caburaí, com metros de altitude; Monte Roraima, com metros; e o ponto mais elevado do país, o Pico da Neblina, como metros.
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Vegetação : Floresta Amazônica
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Vegetação de Mangue
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Vegetação Cerrado
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Agricultura
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Economia
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Pólo Industrial de Manaus
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Turismo A beleza natural da Floresta Amazônica (fauna, flora cachoeiras, corredeiras, rios) tem atraído cada vez mais turistas do Brasil
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Cultura Folclórico de Parintins: Boi Bumba
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Carimbo
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Culinária tem influência indígenas
Pirarucu de casaca : peixe é dessalgado e depois colocado em camadas alternadas com batata, tomate e azeite. Tem gente que coloca Creme de leite, farinha de puba e jambu. O recheio fica à gosto do freguês.
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Tacaca É preparada com o tucupi (caldo da mandioca), previamente fervido com alho e chicória), camarões secos graúdos, goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambú (planta considerada afrodisíaca).
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Pato no tucupi É elaborado com tucupi, líquido amarelo retirado da mandioca brava, e com jambu, verdura típica do estado, que possui propriedade anestésica, causando uma leve sensação de tremor na língua.
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Maniçoba A maniçoba é de origem indígena... É uma espécie de cozido feito com carnes de porco e folhas de mandioca brava
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Plano de aula Fazer um térreo é uma experiência curiosa e divertida, capaz de reproduzir os fenômenos observados na natureza. Também permite acompanhar de perto o comportamento de algumas espécies animais e o desenvolvimento dos vegetais. Pode ser construído por alunos 1ª a 4ª série , pois permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.
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Montar um térreo Objetivos: Simular um ambiente terrestre
Verificar a ocorrência do ciclo da água no terrário; Conscientizar os alunos da importância da água e do solo na vida das plantas e dos animais (inclusive o homem); Observar que há diferentes tipos de solo; Incentivar a observação e o cuidado com a natureza; Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio; Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
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Material Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET); Pedrinhas ou argila expandida; Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc.); Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos; Mudas de plantas ou sementes;
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Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula
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Referências: Morares ,Paulo Roberto,Expedição Brasil/Paulo Roberto Moraes, Suely A.R.Freire de Mello;colaboração Marina Silveira Lopes—Sao Paulo:HARBRA,2009
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