A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!

2 PROJETO TERRÁRIO Conteúdos
Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema! Identificação do perfil da(a) turma(s) Alunos do 5º Ano de escolarização do ensino fundamental, com faixa etária entre 8 e 13 anos, oriundos de classes populares da periferia de Salvador. Tema Terrário - um modelo de ecossistema para observação. Conteúdos Terrário - solo - ciclo da água – ciclo de vida dos animais e vegetais – partes das plantas- decomposição Período 15 dias

3 Objetivos (Geral) Compreender de forma geral o processo o funcionamento de ecossisistemas através da construção, observação e registro das transformações ocorridas no terrário. (Específicos) Formular o conceito ecossistema. Observar e compreender o processo de germinação das plantas. Observar o aparecimento dos fungos e morotós , bem como o trabalho realizado por eles(decomposição de matérias orgânicas) Compreender a importância da água para os seres vivos desse ecossistema Observar o processo de evaporação da água e formação das nuvens

4 Material necessário Vídeo sobre o ciclo da água
( Recipiente de vidro (pode ser substituído por garrafa pet transparente) Terra vegetal, areia e pequenas pedras Grãos de milho, feijão ou alpiste Pedaço de pão Pedaço de tomate Pequeno recipiente com água Pequenos animais de jardim (formigas, minhocas, besouros…) Filme (plástico fino para vedar o recipiente) Ficha de observação (ver em anexos) Maquina fotográfica ou celular com câmera para registro periódico

5 1ª ETAPA – Levantamento de conhecimentos prévios.
Perguntar aos alunos como as chuvas se formam, de onde a chuva vem… Pedir que expliquem o que sabem sobre o processo. Perguntar qual é a importância da água para os seres vivos. Perguntar se já observaram o comportamento dos seres e das plantas na natureza: como as plantas se desenvolvem, o que acontece com os seres que morrem…

6 2ª ETAPA – VÍDEOS EDUCATIVOS – VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS.
Os alunos assistem a um vídeo que fala sobre o ciclo da água ( A professora, no decorrer do vídeo faz algumas considerações para facilitar a compreensão. Ao final da exibição a professora pede que os alunos falem sobre o que assistiram e façam perguntas para esclarecer possíveis dúvidas; Cada pergunta feita é lançada para o grupo, a fim de que eles próprios respondam. A professora auxilia nas respostas.

7 3ª ETAPA – REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: CONSTRUÇÃO DO TERRÁRIO.
Obs.: Os materiais necessários para a construção do terrário devem ser pedidos com antecedência. Em linhas gerais, a professora deverá explicar como será realizada a atividade, chamando a atenção para a importância do registro das observações e das descobertas. Em grupo ou individualmente, os alunos deverão compor o terrário de acordo com as seguintes instruções:

8 Distribua no recipiente: terra – areia – pedrinhas – sementes – água – tomate – sobra de pão – pequenos animais… cubra com papel filme (plástico fino importante para a observação da evaporação e condensação da água) Os alunos receberão fichas de observação, nas quais deverão registrar suas impressões Todo processo deverá ser registrado em fotos tiradas pelos próprios alunos com câmeras fotográficas e celulares. Importante! Não fotografar os rostos dos participantes. Apenas a execução das atividades. A cada dois dias a turma deverá realizar a observação do terrário bem como registrar suas impressões e descobertas. Fotografar para montar o mural.

9 4ª ETAPA – CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA
Ao final de duas semanas os alunos deverão se reunir numa plenária para expor suas principais descobertas, esclarecer possíveis dúvidas, falar sobre o que aprenderam. Para isso deverão revidar todo processo através dos registros feitos na ficha de observação. A professora deverá reunir os depoimentos, transpor em slides juntamente com as fotos que foram tiradas e exibi- las na próxima aula para finalizar o trabalho. Os terrários, fotos e depoimentos(mural) deverão compor o espaço de mostra de trabalhos da escola para que outros alunos e professores, pais e toda comunidade escolar possa conhecer o trabalho realizado.

10 AVALIAÇÃO


Carregar ppt "PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google