A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG"— Transcrição da apresentação:

1 Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
O desafio da formação de professores. Seminário REUNI / UFV 03 de novembro de 2008 Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG

2 Contextualização As políticas públicas de educação;
A Reforma do Estado; PDE, metas do Compromisso Todos pela Educação, etc. Direito à Aprendizagem com Qualidade Social na Educação Escolar Autonomia Federativa e Regime de Colaboração Eficiência Administrativa no Poder Público Democratização da Gestão Educacional

3 Desafios da educação A construção do sistema de formação e de professores articulado e compatível com as necessidades e realidades profissionais. EJA As Escolas Rurais Etc.

4 Formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar
Áreas Formação inicial e continuada; Formação para atuação em educação especial, campo, quilombola e indígena; Formação para os funcionários da escola.

5 Práticas pedagógicas Áreas
Elaboração e organização das práticas pedagógicas; Avaliação da aprendizagem dos estudantes e assistência educativa àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.

6 Infra – estrutura física e recursos pedagógicos
Áreas Instalações físicas; Tecnologias da informação e da comunicação na escola; Recursos pedagógicos que consideram a diversidade das demandas educacionais.

7 As necessidades atuais de formação
Crescimento das exigências científicas e técnicas; Crescente necessidade da juventude pela formação e as potencialidades do sistema educativo de formá-los no trabalho produtivo; A oportunidade histórica para que as mudanças se desenvolvam e a necessidade de responder as demandas de formação se concretizem.

8 Princípios que devem estar presentes na formação do professor
Garantia de igualdade de condições e oportunidades de acesso e permanência nos cursos de formação inicial e continuada; Elevação da qualidade da formação, com projetos pedagógicos comprometidos com a qualidade social da educação e da escola pública; Fortalecimento dos vínculos entre estudo, trabalho e as práticas sociais na formação dos estudantes e dos professores.

9 Princípios que devem estar presentes na formação do professor
Garantia de financiamento público necessário ao cumprimento destes objetivos; Definição das responsabilidades entre os diferentes entes federados quanto aos percentuais e metas do investimento na formação; Participação democrática dos professores e sujeitos envolvidos na gestão das instituições formativas e nos órgãos de decisão das políticas de formação.

10 O papel das universidades na formação docente
Fortalecimento de vínculos entre IFES e suas licenciaturas - professores e estudantes - e as SME´s Valorização da docência nas licenciaturas; Programas de estágios; Participação nos programas de formação continuada; Centralidade da temática da escola pública e da formação; Etc.

11 Compromissos e responsabilidades das universidades, secretarias municipais e escolas
Universidades e SME´s devem superar a concepção de formação contínua tradicional, com o oferecimento de cursos rápidos sem vínculo com o PPP das escolas; Política de formação e desenvolvimento profissional A escola deve ser vista sob os seguintes aspectos: espaço da produção da vida da infância e da juventude espaço de produção e socialização de conhecimento sobre a profissão docente espaço de construção da gestão democrática e de organização da vida social da comunidade e seu entorno

12 Obrigado! Contato: antonio.miranda@ufv.br


Carregar ppt "Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google