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Sigaud _ Operários em Fim de Tarde 1969 PROEJA Educação Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Educação Educação Básica.

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1 Sigaud _ Operários em Fim de Tarde 1969 PROEJA Educação Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Educação Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Educação Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Educação Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

2 Ações componentes da política de integração da EP com a EJA Formação de pessoal Produção de material teórico de referência Monitoramento das taxas de evasão Assistência estudantil * Financiamento para melhoria de infraestrutura ** Manutenção via FUNDEB*** * Ação destinada às instituições federais ** Transferência voluntária para Estados no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado *** Transferência obrigatória para Estados

3 Formação de Pessoal Dotação orçamentária da Ação Funcional Programática: Capacitação de Recursos Humanos da Educação Profissional e Tecnológica Chamada Pública Formação PROEJA 2007; 24 projetos aprovados; c.R$3,7 milhões 2008; 45 projetos aprovados; c.R$ 4,9 milhões Especialização ; 15 pólos; c especialistas; c.R$3,8 milhões ; 21 pólos; c especialistas; c.R$6,1 milhões ; 32 pólos; c especialistas; c.R$15 milhões. Núcleos de Pesquisa (CAPES-SETEC) ; 9 projetos aprovados; 32 IES envolvidas; 22 projetos de Doutorado e 45 projetos de Mestrado; R$3,6 milhões.

4 Desafios Políticos Administrativos Pedagógicos

5 Desafios para o Governo Federal Qual tem sido a efetividade das ações de formação de profissionais para atuar no PROEJA?

6 Desafios para o Governo Federal Qual o impacto dos cursos PROEJA: para o desenvolvimento local? nas ações de universalização da educação básica ? Qual o impacto das ações de formação: na ampliação da oferta e na melhoria da qualidade dos cursos PROEJA, em especial, na diminuição dos índices de abandono? Como concretizar a articulação entre as diferentes ações de formação de maneira a alcançar um fluente intercâmbio de informações? mudanças necessárias nas culturas institucionais?... ?

7 Desafios para o Governo Federal Como é possível contribuir para valorização e auto-valorização dos profissionais da educação considerando os limites da colaboração entre os entes federativos? Salários; Condições de trabalho; Formação e efetividade das ações de formação continuada; Auto estima/ profissionalização

8 Desafios da gestão Como organizar os espaços, os tempos e o pessoal das instituições para acolher os cursos PROEJA, considerando o universo de atuação dessas unidades de ensino? Qual o lugar do PROEJA nas instituições de ensino? Qual o compromisso de nossas escolas com a diminuição das desigualdades sociais (Instituição capacitada a responder demandas da sociedade)?

9 Desafios para acesso, permanência, aprendizagem e conclusão com sucesso Como chegar às populações que não enxergam a educação formal em seus horizontes (Ampliação das fronteiras da instituição de ensino) ? Como superar o sentimento de fracasso escolar? Que ações de apoio, assistência e orientação escolar podem contribuir para permanência, aprendizagem e conclusão com sucesso?

10 Considerando a realidade dos jovens e dos adultos... Como realizar... o desenvolvimento de estratégias para organização do trabalho pedagógico. a transformação das práticas escolares. a organização curricular (currículo integrado; currículos que dialogam). a coordenação pedagógica.

11 Contato MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – DPEPT Coordenação-Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – CGPEPT Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo II, sala 125, CEP , Brasília-DF (61) (61) Farnese Andrade _ Estudante


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