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M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.

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1 M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS ; A S CINCO FASES DA FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS ; Prof. Ms. Adrian Rovetta 09 de maio de 2012

2 G LOBALIZAÇÃO E F ORMAÇÃO DE B LOCOS E CONÔMICOS Crises econômicas nacionais impulcionam busca por novos mercados internacionais; Abertura dos mercados internacionais Globalização Exced. produção dos países desenvolvidos Crise do Petróleo

3 “Blocos Econômicos é mais um modelo de ação cooperada que, como qualquer outro, só se consideram os assuntos de interesse comum entre seus membros. Quando isso se cumpre, a cooperação não acontece. Somente a cooperação em temas de interesse comum possibilita relações do tipo ganha-ganha.”

4 F INALIDADE DOS B LOCOS E CONÔMICOS Mais de 50% dos blocos econômicos foram criados a partir de 1990. Desenvolver o comércio de um grupo de países através da eliminação e/ou redução das barreiras comerciais. Estabelecimento de parcerias comerciais preferenciais; Reduz custos do comércio; Aumenta a competição intra-bloco; Amplia o mercado consumidor; Aumenta o comércio e o consumo intra-bloco – geração de emprego e renda;

5 F ORMAS E E STÁGIOS DE C ONSTITUIÇÃO DOS B LOCOS E CONÔMICOS Começam como Zonas (Áreas) de Livre Comércio – eliminação ou redução comum de barreiras aduaneiras apenas para importação dos produtos mas não garante a padronização das tarifas para produtos de fora da Zona; Depois evoluem para: União Aduaneira (segundo estágio) – adota política tarifária comum para produtos de fora da Zona; Mercosul – Tarifa Externa Comum (TEC). Mercado Comum (terceiro estágio) – eliminação das restrições a capital e trabalho; União Econômica (quarto estágio) – alinhamento das políticas econômicas nacionais e legislações afins; Parlamento Europeu. Integração Econômica Total (quinto estágio) – política monetária comum. Banco Central Europeu.

6 Zonas (Áreas) de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Econômica Integração Econômica Total

7 P RIMEIRAS E XPERIÊNCIAS Benelux – união aduaneira entre Belgica, Holanda e Luxemburgo. Comunidade Européia do Carvão e do Aço – Benelux + Alemanha Ocidental, França e Itália. Mercado Comum Europeu - Tratado de Roma. Comunidade Econômica Européia – união econômica (Sistema Monetário Europeu). União Européia – Tratado de Maastrich (integração econômica total). Tratado de Maastrich II – pacto de estabilidade… 1948195219581997 19791992

8 O UTRAS E XPERIÊNCIAS Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) – 1960; Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) – 1980; Acordo de Livre comércio da América do Norte (NAFTA) – 1989; Associação de Cooperação Econômica Ásia- Pacífico (APEC) – 1980; Associação de Livre Comércio das Américas (ALCA) – 1994.

9 MERCOSUL (1985) Ata de Iguaçu – aumentar as relações comerciais entre Brasil e Argentina através da complementação industrial e da cooperação tecnológica; (1991) Tratado de Assunção – constituição do Mercosul, estabelecendo que seu desenvolvimento partiria do estabelecimento de uma Zona de Livre Comércio, passaria por União Aduaneira e terminaria como Mercado Comum, com ampla integração.

10 P RINCIPAIS O BJETIVOS DO M ERCOSUL Ampliar os mercados nacionais (ganhos de escala e melhoria da competitividade); Projetar a região, de forma mais significativa, no mercado internacional, mudando o perfil econômico e político da América do Sul; Curto prazo - Reduzir custos para aumentar o consumo e as transações comerciais; Longo prazo – ampliar redes de transportes; ampliar sistema de suprimento de energia; e permitir o livre trânsito de trabalhadores.

11 A LGUMAS A ÇÕES PARA O M ERCOSUL Adotar Programa de Liberação Comercial – redução paulatina das tarifas, até zero; Adotar tarifas aduaneiras e política comercial comum para países não-membros; Cooredenar políticas econômicas; Adequar a legislação nacional às diretrizes do bloco;

12 VATAGENSDESVANTAGENS Ampliação do mercado para todos os países membros. Ampliação desigual do mercado para os países membros. Nível de desenvolvimento industrial desigual. A decisão por consenso diminui o poder das economias mas fortes. Nacionalismo acirrado, que dificulta o respeito às decisões do Mercosul.


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