A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia Antiga Aula 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia Antiga Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 Grécia Antiga Aula 1

2 Condições geográficas
Relevo montanhoso com litoral bastante entrecortado. Solo relativamente pobre. Sul da Península Balcânica. Clima mediterrâneo

3 Mapa físico da Grécia

4 Povos formadores: Os cretenses formaram a primeira civilização de origem grega na região (minóicos). Os pelasgos foram os primeiros povos da Grécia Ocidental. Aqueus, eólios e jônios chegaram a região entre 2000 a. C e 1200 a.C. A cidade - Estado de Micenas foi a mais importante até a chegada dos dórios por volta de 1200 a. C.

5 Primeira Diáspora Grega

6 Período Homérico Entre os séculos XII a. C e VIII a. C.
A sociedade gentílica é marca característica desta época. O aparecimento da fratria culmina no desaparecimento da propriedade coletiva da terra. A fratria dá origem as tribos e as futuras pólis controladas por uma espécie de rei (basileu).

7 Segunda Diáspora Grega

8 Período Arcaico - Atenas
Entre os séculos VIII a. C e VI a. C. A Oligarquia foi o primeiro sistema de governo deste período. A sociedade era dividida em eupátridas, georgói, demiurgos, thetas, metecos e escravos. Os eupátridas controlavam politicamente a cidade através do Areópago.

9 Reformadores e tiranos.
Drácon e Sólon promoveram reformas visando diminuir as enormes tensões sociais. Mas foram os tiranos Psístrato e Clístenes que abriram caminho para a implantação de uma série de reformas que resultaram na pacificação da pólis e no estabelecimento de um novo regime: a Democracia.

10 Democracia ateniense Fundava-se no exercício direto da prática política pelos cidadãos. A Eclésia controlava as decisões políticas. A Bulé era um órgão que produzia projetos ou leis a serem votadas na Eclésia. O Helieu era o órgão responsável pela justiça.

11 Período Clássico Entre V a. C e IV a. C.
Guerras Médicas - envolvendo persas e uma coligação de cidades - Estado gregas entre a.C. Formação da Liga de Delos por incentivo de Atenas. Guerra do Peloponeso - conflito envolvendo Atenas e Esparta que enfraqueceu quase toda a Grécia.

12 Esparta - uma exceção. Descendentes dos conquistadores dórios.
Economia essencialmente agrícola nas planícies férteis da Lacônia. Povo voltado basicamente para as atividades militares. Precisavam sufocar qualquer reação dos povos subjugados na região em tempos mais remotos. Sociedade era dividida em esparciatas, periecos e hilotas. Embora tivessem sempre dois reis, era o eforato que governava de fato a cidade.

13 Período Helenístico Entre os séculos IV a. C e II a. C.
Período marcado pela decadência das cidades - Estado gregas e pela ascensão do Império Macedônio de Alexandre, o Grande. Mistura de elementos da cultura grega com a cultura oriental.


Carregar ppt "Grécia Antiga Aula 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google